Ao considerar comprar um imóvel, muitos já se questionaram se é mais vantajoso procurar por uma imobiliária ou comprar diretamente com o proprietário. Isso porque, essas empresas cobram uma taxa de administração pelos serviços.
Entretanto, este valor não é tão grande como muitas pessoas imaginam. Os riscos de comprar algo direto com o vendedor são grandes para diversos segmentos, quando estamos falando da aquisição de um imóvel esse perigo só aumenta.
De fato, casas, apartamentos e salas comerciais envolvem valores altos e por isso, todo cuidado é pouco para garantir a maior segurança possível nessas operações. Além da questão financeira, essas compras envolvem diversos outros aspectos.
Emoções, expectativas e muitas vezes, necessidade de se mudar o mais rápido possível são alguns dos principais fatores envolvidos no processo de compras de imóveis.
Por ser um grande investimento na vida de muitas pessoas e famílias. Neste momento, qualquer passo errado pode resultar em prejuízos e frustrações.
Com o surgimento de plataformas online em que os proprietários anunciam seus imóveis para compra ou aluguel, comprar sem o auxílio profissional de uma imobiliária se tornou muito mais fácil.
Porém a falsa sensação de flexibilidade e acordos sem validade jurídica podem gerar muitas dores de cabeça a curto, médio e longo prazo. Nestes casos, o ditado “o barato sai caro” se aplica perfeitamente.
Existem muitas fraudes, golpes e pessoas mal intencionadas neste segmento. Por isso, não é recomendado que faça a compra de imóvel sem o auxílio de profissionais na área.
Não é exagero. Os riscos são grandes e para entender de vez o porquê contar com uma imobiliária é tão importante, mostraremos os principais perigos em comprar direto com proprietários.
Riscos de comprar um imóvel direto com o proprietário
A casa ou apartamento próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Infelizmente, os valores do mercado imobiliário são altos e muitos não conseguem comprar um imóvel à vista.
Pensando em economizar, alguns tomam a decisão de optar pelo negócio direto com o proprietário. Entretanto, nestes casos, não deixar a ansiedade e a emoção interferir é muito importante.
Caso esse seja seu caso, nossa dica é: procure um financiamento ou formas de economizar para juntar toda a quantia necessária ou a maior parte dela e fechar bons negócios futuramente.
Entenda o motivo dessa ser a melhor opção: os riscos de não contar com uma imobiliária são grandes. Confira!
Falsa sensação de economia
De fato, nas compras direto com o dono do imóvel não é preciso pagar por taxas administrativas. Entretanto, não existe a garantia de que a casa ou apartamento realmente valem aquele valor. Como assim?
Imagina que você encontra o anúncio de uma casa incrível para sua família por R$400 mil. Porém, na verdade, este imóvel está avaliado em no máximo R$300 mil. Por não entender sobre o mercado, acaba comprando-o por um valor muito mais alto do que deveria – levando um baita prejuízo.
Este é um risco, dado que apenas as imobiliárias fazem a avaliação do imóvel com um profissional para entender as reais condições da casa ou apartamento e dar seu valor.
Futuras dores de cabeça com obras e manutenções
Sem a consulta de profissionais é mais fácil cair em algumas enganações. Na maioria das vezes os donos não contam exatamente a condição do imóvel e por isso escondem alguns reparos necessários.
Então, é possível comprar um imóvel acreditando que este está em perfeito estado. Mas na realidade, durante o dia a dia percebe que diversas reformas serão necessárias.
Como dissemos, um olhar profissional consegue identificar possíveis obras e até mesmo baixar o valor da casa ou apartamento por este motivo.
Não consultar o histórico do imóvel é um erro!
Por falta de conhecimentos legais ou descuido neste momento, muitos não checam a situação jurídica e financeira do imóvel e do seu proprietário. Isso é importante para entender se existe alguma restrição ao uso desse bem.
Existem diversas situações e processos que podem fazer o proprietário perder a posse do imóvel. Também é possível entender se a casa está penhorada ou hipotecada, se nos casos dos apartamentos, o dono está com dívidas de condomínio, entre outras informações.
São dados importantes para evitar surpresas negativas, novos custos inesperados ou perceber que caiu em um golpe.
Documentos e questões legais
Acordos sem contratos representam um perigo enorme em diversas situações, na compra de imóveis é maior ainda. Imobiliárias contam com uma equipe de advogados especializados no segmento para proporcionar ainda mais segurança nas operações.
Dessa forma, garante que o acordo seja cumprido dentro da legalidade e formalizado até que a titularidade do bem seja passado. Essas empresas ainda dão mais comodidade tanto aos vendedores quanto compradores.
Essas vendas envolvem muitos documentos e um pouco de burocracia, então as imobiliárias cuidam de todas essas papeladas para tornar o processo mais prático.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do El Blog Energia, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.