O calendário editorial é uma ferramenta que inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo.
Nessa ferramenta você consegue anexar as datas de publicações que você irá realizar, independente de qual plataforma; designar tarefas para cada um da equipe; temas e formatos de cada conteúdo que vai ser publicado; palavras-chave utilizadas; e muito mais opções, para facilitar seu dia a dia.
Resumidamente, é um planejamento que dá a você e à sua equipe um plano de ação bem detalhado para sua estratégia de Marketing de Conteúdo, além de te ajudar a controlar prazos.
Continue lendo para ficar por dentro dos benefícios de ter um calendário editorial.
Organização e Planejamento
O primeiro dos benefícios é a organização.
Com um calendário editorial você consegue concentrar todas as informações do seu plano de ação (conteúdos, datas, tarefas), em um só lugar.
Além disso, a organização do calendário, ajuda você a manter uma boa frequência de publicações da sua marca, evitando que de última hora você sinta falta de algum conteúdo para divulgar, e a tarefa de manter as publicações com uma certa periodicidade, vira um hábito.
Organizando todas as tarefas do mês no seu calendário, você consegue facilmente designar tarefas para toda a equipe, sem que se perca em prazos e atividades.
Controle da estratégia de conteúdo
Você utiliza a ferramenta para agendar publicações e atividades futuras, mas você também pode usar o calendário como um histórico de todos os materiais publicados da sua empresa.
Analisando o seu histórico, você consegue acompanhar as estratégias usadas anteriormente, a quantidade de publicação para cada público, e qual o objetivo, e assim analisar para ver se há necessidade de ajustes e em quais áreas.
Com ajustes na sua estratégia, você aumentará suas chances de alcançar mais pessoas, principalmente quando usa técnicas de SEO.
Esse controle de conteúdo, também traz benefício na hora de definir temas futuros para as publicações, porque assim você consegue saber quais temas já foram abordados e publicados e quais não, evitando a repetição.
Outro ponto que a estratégia te ajuda, é a decisão dos formatos de publicação!
Assim você consegue saber qual é o mais usado, qual o que gera menos ou mais engajamento, e então diversificar.
Controle de prazos
Todo mundo que está por trás de estratégias de marketing, sabe melhor que qualquer um o que é ficar louco com prazos, não é?
Com o calendário editorial funcionando, ele dá a oportunidade de conteúdos, prazos de produção, e datas de publicação, sejam planejados com bastante antecedência.
Desse jeito, ninguém acumula trabalhos, não esqueça de publicar e se atentar ao que falta, dando prioridade ao que vem primeiro e deixando tudo em dia.
Com a estruturação das datas e esse controle, a sua empresa terá um cumprimento de prazo bem mais eficaz e diminuem em grande escala os atrasos.
Equipe informada sobre o plano de ação
Sua equipe de comunicação está um caos? Compartilhe com eles o calendário editorial!
Assim eles terão acesso a todas as tarefas que precisam ser realizadas, estarão atentos à urgência de cada uma, e saberão qual é o plano de ação do mês.
Sabendo do plano de ação, a equipe estará alinhada quanto às tarefas e objetivos, e pronta para produzir.
E então, a produção do conteúdo fica mais compacta, organizada, reduz o atraso nos prazos, evita ruídos na comunicação, e erros na execução.
Melhor entendimento da estratégia abordada
O calendário fornece uma visão geral de todas as ações programadas, facilitando o entendimento da estratégia abordada.
Ele possibilita que toda a equipe acompanhe os processos da estratégia, melhorando a comunicação e o conhecimento da equipe sobre datas e prazos, além de dar a oportunidade de todos acompanharem o andamento da estratégia de conteúdo.
Melhor aproveitamento do tempo
Com todos os benefícios acima entrando em prática, chega a hora do aproveitamento do tempo.
O tempo de todos da equipe é otimizado quando todos estão por dentro de tudo que irá acontecer nos próximos dias, e sabem exatamente quais são as suas tarefas e quando elas entrarão em ação, realizando-as no seu devido período.
Já deu pra te mostrar o quanto o calendário editorial é bom, né! Que tal se alinhar com a sua equipe e parar de jogar o tempo de todos fora? Comece o seu calendário hoje mesmo!
Quer conhecer outras ferramentas que irão ajudar no desempenho da sua empresa? Confira em nosso blog Amura Comunicação.