É sempre um grande desafio para os empreendedores, independentemente do porte de seu negócio, transformar os visitantes de seu site em leads engajados.
Todos os dias, milhões de brasileiros navegam por centenas de páginas, sendo que na maioria delas nenhuma ação é executada. Isso significa que grande parte dos seus visitantes não interage com seu site, sua marca e seus produtos.
Considerando todo o esforço e todos os investimentos que são feitos para atrair visitantes durante a criação de landing page, é fundamental ampliar a geração de leads, de preferência engajados. Isso significa ter em sua base de contato e de relacionamento, usuários que se sentiram envolvidos de alguma forma pelo seu site e pelo que você oferece.
Mas então, o que posso fazer para atingir este objetivo? Como vou melhorar a conversão dos meus visitantes e torná-los potencialmente propensos a se tornarem clientes?
É isso que veremos neste artigo através do uso de um novo tipo de recurso. Trata-se de um ferramenta que faz uso de técnicas de gamificação para auxiliar na captação de contatos.
O que é gamificação?
A gamificação explora os chamados gatilhos mentais, que fazem uso inteligente de elementos psicológicos importantes. São utilizados elementos de jogos, como desafios, probabilidades e sorte, o que acaba envolvendo os visitantes de uma maneira mais natural.
A chance de ganhar um prêmio ofertado pela sua empresa desperta a atenção e a curiosidade do usuário. Além de ter uma chance maior dele se converter em lead e, quem sabe futuramente em cliente, ele será também um lead engajado com sua loja virtual, sua marca e seus produtos.
Como utilizar essa técnica
Pode até parecer um pouco complexo no primeiro momento, mas na verdade é bem simples e mais prático do que você imagina. Apesar de ainda ser pouco praticado no Brasil, já existem ferramentas eficientes que podem ser facilmente aplicadas em seu site.
Um exemplo são roletas inteligentes que realizam o sorteio de prêmios que são previamente definidos. Você mesmo configura as informações, o que será sorteado e define até mesmo as probabilidades de cada opção. E o usuário, para poder participar, deixará um e-mail de contato.
A eficiência das roletas
Se coloque no lugar do visitante de sua página. Se ele chegou até ali, é porque de alguma forma pesquisou ou se interessou por algo que você oferece. Não seria interessante que pouco depois de acessar o site aparecesse uma roleta com prêmios variados? Você se sentiria atraído a deixar seu e-mail para poder ter a chance de ganhar algo com extrema facilidade, sem burocracia de formulários e sem custos?
É bem provável que sua resposta seja positiva. E da mesma forma irá pensar a grande maioria dos seus visitantes. É uma questão psicológica, o desafio, a sorte, a chance de ganhar, tudo isso induz a pessoa a querer participar. E por isso os sites que aplicam as roletas aumentam a captação de contatos em uma velocidade poucas vezes conquistada de outras formas.
Existem roletas sem custos! Além da facilidade para adaptar ao seu negócio, por serem customizáveis, você ainda vai poder gerar mais e mais leads sem gastar da sua verba de marketing.
O engajamento dos usuários
E de onde vem o engajamento dos leads gerados pela roleta? Vem justamente do fato de você propiciar a ele uma interação divertida com sua marca e seus produtos. O envolvimento criado com um visitante que tenta a sorte poderá ser crucial para uma venda futura. A ferramenta, além de captar contatos, acaba atuando também como um facilitador de novos negócios.
O usuário que participar da tentativa de ganhar na roleta já demonstra um segundo grande interesse. O primeiro foi ter chegado ao seu site por meio de uma pesquisa, indicação, anúncio ou outros meios.
Mesmo que ele não ganhe nada na roleta, o que é comum de acontecer, não tem problema. Ele quer algo e deixou o contato, então dependerá das suas estratégias e do seu marketing dali em diante para que ele siga te acompanhando e volte em seu site para finalmente realizar uma compra.
Caso o usuário ganhe algum prêmio, melhor ainda. Isso vai aumentar ainda mais o engajamento, já que ele permanecerá no seu site ou interagindo com você até receber a premiação.
Pode ser um desconto em algum de seus produtos por exemplo. E isto pode induzir até mesmo que já ocorra nesse mesmo momento uma venda, convertendo esse recém chegado visitante em um cliente.
Esta impressão positiva em sua página, com ou sem premiação, vai gerar empatia com sua marca. E claro, ele poderá recomendar seu site para outras pessoas. Vai contar sobre a possibilidade de ser contemplado com algum prêmio, atraindo mais pessoas.
Conclusão
É fundamental estar sempre atento ao mercado. Constantemente novas técnicas e novas ferramentas são lançadas. Sai na frente quem explora mais e melhor os recursos existentes. Transformar visitantes em leads e conseqüentemente em clientes é sim um desafio, mas você pode ter o caminho facilitado para isso.
A produção de conteúdo, o uso de blogs, a criação de materiais ricos e outras ações relacionadas são essenciais. Nunca abandone tais iniciativas. Se você ainda não gera conteúdo qualificado, comece o quanto antes, pois isso é imprescindível.
Mas hoje você não precisa ficar limitado apenas em oferecer conteúdo em troca do contato de um usuário. As roletas são um ótimo exemplo, e podem ser facilmente aplicadas em paralelo com outras iniciativas que você já executa.
Leve seu negócio para um patamar de sucesso cada vez maior. Aproveite o conhecimento para se diferenciar no mercado, explore os recursos que estão disponíveis e aumente suas vendas!