Já não é de hoje que as marcas começaram a perceber por que ter uma loja virtual seria tão importante em nosso país.
Com o avanço da tecnologia e a mudança do perfil do consumidor, unir os ambientes físico e digital já vinha sendo explorado por algumas empresas. Ao mesmo tempo, com a pandemia da Covid-19, esse processo acelerou-se ainda mais.
Por causa da facilidade em gerenciar vendas e alcançar um público maior, grande parte dos empreendedores começaram a investir nas estratégias de marketing digital e, da mesma forma, no E-commerce.
Uma vez provada sua eficiência, a tendência é que as compras online aumentem conforme as inovações tecnológicas forçam o mercado a moldar-se aos diferentes cenários apresentados.
Sendo assim, as marcas que se opuserem a investir na presença digital de seu negócio acabarão por ficar para trás.
O crescimento do E-commerce no Brasil
Com relação ao crescimento do E-commerce no Brasil, as taxas de faturamento atingiram seu maior índice em 2020 — e continuam a crescer.
De acordo com o E-commerce Brasil, só em abril o faturamento do E-commerce brasileiro foi de R$ 9,4 bilhões, batendo a marca de R$ 41,92 bilhões até agosto de 2020, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie.
Nesse sentido, no caso de quem empreende no segmento de vestuário para bebês e recém-nascidos, ter uma loja virtual pode ser uma ótima forma de aumentar as vendas de produtos infantis, por exemplo.
Sob o mesmo ponto de vista, além da criação de sites, as lojas virtuais evidenciam as marcas que se mostram flexíveis às mudanças de perfil dos consumidores e se importam com a experiência deles.
Com toda certeza, se você já possui um empreendimento com loja física e uma clientela fiel, investir em uma loja virtual será uma forma de surpreendê-la positivamente. Afinal, sua marca oferecerá mais um meio de compra.
Em outras palavras, seus clientes se sentirão importantes e com suas necessidades levadas em consideração, fator que nos leva ao porquê ter uma loja virtual.
Por que ter uma loja virtual?
Com base nos parágrafos anteriores, ter em mente onde o seu cliente estará e preparar-se para isso é algo fundamental na hora de definir quais estratégias adotar para seu empreendimento.
Sendo assim, confira abaixo por que ter uma loja virtual caracteriza um dos requisitos para se manter no mercado.
Aumento do alcance e visibilidade
Se você já pesquisou sobre o impacto do branding para pequenas e microempresas, deve conhecer a importância de definir e comunicar os valores e a missão de sua marca.
Desse modo, se um de seus objetivos é ajudar a maior quantidade de pessoas possível, ter uma loja virtual o ajudará nessa missão.
Isto é, grande parte das pessoas pesquisam por produtos na internet antes de decidirem sobre uma compra. Portanto, com a produção de conteúdo e uma loja virtual, sua marca cria uma espécie de “vitrine online”. Obviamente, isso aumenta as chances de encontrarem e/ou conhecerem seus produtos e serviços.
Sem dúvida, é um investimento capaz de abrir as portas para um novo público (nacional e internacionalmente).
Facilidade de gestão
Com efeito, por meio das ferramentas e softwares voltados ao E-commerce, gerenciar pedidos do estoque, saída e entrega de produtos, bem como contabilizar lucros e promover promoções torna-se mais fácil.
A única questão que requer mais cuidado é a de não confundir a gestão da loja virtual com a física, caso você possua.
Flexibilidade de atendimento
Sabe quando você precisa de um produto que só determinada loja vende, mas ela fecha no mesmo horário em que termina o seu expediente no trabalho e, assim, você não consegue realizar a compra? Bem, com uma loja virtual isso não acontece.
Como a loja virtual ficará no ar 24h, o público poderá acessá-la no melhor horário para ele. Isso promoverá uma melhor experiência de compra e aumentará suas chances de venda.
Melhor custo-benefício
Sem dúvida, os custos para investir em uma loja virtual são menores do que os com lojas físicas. Por isso, se você afirmava não investir no E-commerce por achar esse um investimento para grandes marcas, não há mais desculpas.
Uma vez que o gasto com contratações em regime CLT, despesas com aluguel, equipamentos etc. não são requisitos, o custo-benefício é bem maior.
Além disso, sobra capital para investir em outras estratégias de marketing digital, como a criação de vídeos institucionais animados.
Para conhecer sobre o assunto, indicamos a leitura do blog post: Vídeos Animados: o que são e como utilizá-los em sua empresa.
Enfim, esperamos que esse post tenha sido útil para você e trazido um novo olhar dentro do empreendedorismo.
Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online.