Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a otimização de site e sua importância. Afinal, todos aqueles que desejam gerar tráfego orgânico ao seu site devem conhecer, pelo menos, o básico sobre SEO e Marketing Digital.
Sendo assim, para que seu site ranqueie melhor diante dos mecanismos de busca, separamos para você alguns fatores para a otimização de sites.
Conforme você for se aprofundando no assunto, verá que a criação de sites envolve muito mais aspectos. Mas por ora, conhecer os principais já é o suficiente para quem está começando. Boa leitura!
Otimização de sites, o que é?
Caso você tenha chegado até aqui sem saber muito bem o que é a otimização de sites, nós explicaremos para você.
Em síntese, trata-se de fazer ajustes específicos em seu site, visando a melhor experiência dos usuários dentro de uma página na internet.
Agora, você deve estar se perguntando: “Mas quem determina quais ajustes são os melhores a se fazer?”, cuja resposta são os mecanismos de buscas.
A saber, o objetivo dos mecanismos de buscas é entregar os conteúdos de maior qualidade e relevância de acordo com o que o usuário pesquisa. Assim, são eles quem determinam quais fatores devem ser considerados durante o ranqueamento de sites.
Sem dúvida, saber como gerar tráfego orgânico com o Marketing Digital e otimizar o seu site são conhecimentos imprescindíveis para o sucesso de uma marca.
Sendo assim, para que seu site se destaque dentre os primeiros resultados de busca, confira abaixo como ele pode oferecer uma melhor experiência em questões de navegação.
Fatores para a otimização de sites: quais devo considerar?
Ao mesmo tempo que o conteúdo de seu site deve ser atrativo e interessante ao público, se a performance dele não colaborar, dificilmente você irá ranquear bem nos mecanismos de buscas.
Só para exemplificar, caso o site demore mais de 3 segundos para carregar, isso já compromete a experiência do usuário. Isso porque, segundo pesquisa realizada pela Kissmetrics, “40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar”.
Desse modo, ao abandonar sua página sem explorá-la, os mecanismos de buscas entenderão que seu site não é tão relevante assim, impactando-o negativamente.
1 – Hospedagem do site
Nesse sentido, tocamos em um dos pontos mais importantes da otimização de sites: sua hospedagem.
Em síntese, trata-se do local onde as informações de seu site ficarão armazenadas e disponíveis para acesso 24 horas. Recomenda-se as hospedagens VPS, que garantem o alto desempenho para o processamento de dados, espaço em disco e tráfego.
Para entender melhor sobre o assunto, indicamos a leitura do blog post: O que é hospedagem de sites e qual sua importância?
2 – Sistema de cache
Semelhantemente, o sistema de cache armazena informações como imagens, áudios e outros tipos de arquivos para que nas próximas visitas ao site o carregamento seja mais veloz.
A saber, o WordPress possui diferentes plugins de cache com a finalidade de melhorar o desempenho dos sites. Caso você tenha um E-commerce, provavelmente gostará de conhecer as vantagens de se ter uma loja virtual com WordPress.
3 – Formatos de imagem mais leves
Em terceiro lugar, as imagens não remetem somente a aspectos visuais e seu design. Há outras questões importantes que devem ser levadas em consideração: por exemplo, seu formato.
Evitar imagens pesadas, como as em formato PNG, é uma das dicas para deixar seu site mais leve.
Obviamente, em alguns casos as imagens precisarão ser mais pesadas, como as vetorizadas. Mas, no geral, opte pelos formatos cuja taxa de compressão não ocupe tanto espaço (JPEG, por exemplo).
4 – Evitar o excesso de efeitos
Por fim, por mais que os efeitos possam trazer inovação e, até mesmo, surpreender o público, caso eles sobrecarreguem demais seu site, vale a pena repensar sua permanência.
Isto é, o que impacta mais na otimização? Um efeito bonito nos textos e nas imagens, ou um carregamento mais rápido, que garantirá a permanência do cliente em seu site?
Acredito que após todo o exposto, a resposta está clara, não? Pois bem, pense com calma em todas as dicas e coloque o seu planejamento para funcionar, criando um site mais rápido e mais completo.
Conclusão
Enfim, agora que você já conhece alguns dos principais fatores para a otimização de sites, é hora de colocar as dicas em prática. Lembrando que, muitas vezes, um site é o primeiro contato do público com as marcas, portanto, trate-o com profissionalismo e seriedade.
Indicamos que o design e a comunicação do site sejam personalizados de acordo com a persona do seu negócio, além dos demais aspectos técnicos citados durante toda a explicação deste artigo.
Seja como for, não hesite em buscar profissionais capacitados e com experiência no desenvolvimento de sites e Marketing Digital para entregar a melhor experiência ao público. Afinal, é a credibilidade de sua marca que estará em jogo!
Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online.