Você já ouviu falar sobre e-books? Sabe qual a sua importância para o marketing digital? Fique por aqui para saber mais sobre esse assunto.
O posicionamento de uma empresa na era da internet traz desafios diferentes daqueles encontrados antigamente.
Isto é, a forma de convencer o público a consumir seu conteúdo e/ou comprar seu produto já não é mais a mesma.
O perfil do consumidor mudou, isso é fato, e cabe a nós identificarmos as maneiras mais efetivas de conquistar sua atenção e confiança. Por exemplo, a divulgação de e-books (mais para frente você entenderá o porquê).
Assim, para que sua reputação online seja positiva, é preciso visualizar o mercado de forma tática. Em outras palavras, para atingir os resultados esperados e bater metas, é preciso estratégia.
Nesse sentido, ao falarmos de marketing digital, é impossível não citarmos uma de suas estratégias mais conhecidas: o marketing de conteúdo.
Caso você ainda não conheça essa estratégia, nós explicaremos. Em síntese, trata-se da criação de conteúdo relevante e engajador ao público a fim de atrair leads, construir autoridade e atingir um espaço de destaque entre os concorrentes.
Conforme citado, “material relevante e engajador” é aquele que traz algum benefício ao público. Seja por meio da inspiração, do entretenimento ou da educação.
Portanto, isso pode gerar a dúvida sobre que conteúdo deve ser criado para realizar esse feito.
Considerando que seu objetivo seja atrair leads e conduzi-los por um trajeto até que se realize a compra final, o funil de vendas surge para nos ajudar com essa questão.
Continue a leitura para descobrir como.
Os e-books na produção de materiais ricos
Para cada uma das etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo) há diferentes tipos de estratégias que podem ser utilizadas.
Só para exemplificar, o topo de funil tem como objetivo atrair visitantes, enquanto o meio visa converter leads, e o fundo fidelizar clientes.
Os e-books, por exemplo, integram o topo do funil, e é dele que falaremos hoje. Com efeito, eles são uma ótima forma de atrair o público a conhecer sua marca.
Isso porque a criação de e-books abrange um ponto determinante: a facilidade para consumir um conteúdo de valor, sem ser cansativo.
Além disso, os e-books também são ideais para sua estratégia de marketing digital pelos seguintes motivos:
- Seu apelo visual chama a atenção;
- Deixa a leitura mais dinâmica;
- É fácil de ser baixado e consumido;
- Permite abordar assuntos relevantes de forma mais aprofundada;
- Ajuda sua marca a mostrar propriedade e conhecimento do assunto;
- Auxilia na criação de uma lista de contatos que têm interesse no que você oferece.
Portanto, se você sabe muito bem sobre um assunto, não perca a oportunidade de compartilhar seu conhecimento.
Imaginemos uma empresa de marketing que acompanha de perto a criação de marcas e conhece profundamente o processo de naming para empresas.
Ela pode escrever um e-book abordando “Os erros mais comuns na hora de criar o nome de sua marca” ou “Naming: X dicas para criar nomes memoráveis” ou “ X técnicas para destacar o naming do seu empreendimento”, por exemplo.
Por certo, essa estratégia atrairia empreendedores que estão iniciando no mercado ou desejam reformular o branding de seu negócio. O que, por si só, aumenta as chances da empresa de marketing fechar novas parcerias.
Marketing de Conteúdo: criando sua lista de contatos por meio dos e-books
Em continuação, uma vez que sua empresa já definiu seu público-alvo, criou uma persona e identificou a linguagem a ser utilizada, é hora de colocar as mãos na massa.
A princípio, você precisará desenvolver o e-book com o tema escolhido e uma identidade visual que converse com sua marca.
No entanto, há outra questão que interferirá diretamente na quantidade de informações que você terá sobre o público para focar suas estratégias. Isto é, a criação de landing pages com um formulário de preenchimento.
Quando se mostra relevância e autoridade ao público, ao mesmo tempo que se disponibiliza um conteúdo engajador a ele, gera-se o sentimento de reciprocidade.
Sendo assim, o público ficará muito mais apto a aceitar preencher um formulário e fornecer alguns dados pessoais para baixar o e-book que o beneficiará.
Dessa forma, você pode solicitar informações como nome, e-mail e idade, por exemplo, com o foco em ajudar a segmentar o público e trazer mais assertividade às suas estratégias.
Vale a pena ressaltar, também, que devido à Lei Geral de Proteção de Dados (ou LGPD), sempre que o tratamento de dados estiver envolvido nas estratégias de sua empresa, ele deve ser anunciado ao público.
Por fim, com relação aos leads que já integram sua lista de contatos, estes não precisam ficar de fora. Quanto mais conteúdo relevante você produzir e compartilhar, mais sua autoridade crescerá.
Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online.