Uma ferramenta que possui o potencial para fazer toda a diferença para profissionais em busca de uma oportunidade de emprego, autônomos/freelancers e empresas é o portfólio.
O portfólio profissional é até desprezado ou desconhecido por muitas pessoas que não entendem a sua função.
Mas especialistas em recrutamento e Recursos Humanos garantem que ele pode sim fazer toda a diferença em processos seletivos.
Ele também acaba sendo uma excelente forma de divulgação de projetos e de atração clientes para empresas.
Continue a leitura deste post para entender exatamente o que é um portfólio e conferir algumas dicas para elaborar o seu ou de sua empresa.
O que é um portfólio?
Um portfólio, basicamente, é um material que reúne os principais, mais relevantes e melhor executados projetos e trabalhos de um profissional ou de uma empresa.
É uma forma de uma pessoa mostrar o seu trabalho de forma sucinta, comprovando toda a sua experiência e know-how.
Fotógrafos ou profissionais que trabalham com manutenção e atualização de sites, por exemplo, costumam contar com uma pasta física ou uma página online contendo seus melhores cases, cliques e imagens como forma de demonstrar suas habilidades e técnicas.
Mas além dos projetos já realizados, ele também é capaz de exibir o estilo e personalidade da pessoa responsável pelos trabalhos que estão sendo expostos.
Um site pode ser um portfólio?
Nos últimos anos, a quantidade de plataformas online na qual as pessoas podem cadastrar seus projetos para apresentá-los cresceu muito. O Behance é um exemplo muito bom.
Portfólios físicos vêm perdendo o espaço na era digital, já que um portfólio online é uma opção altamente viável nos dias de hoje, sendo necessário apenas acessar a um link, por exemplo, para visualizar os trabalhos.
Além disso, um portfólio também pode ser configurado como um site que servirá como um vitrine do seu trabalho e também como um cartão de visitas.
Através de um site as pessoas interessadas, sejam elas clientes em potencial ou recrutadores, poderão ter acesso aos seus principais trabalhos e às suas informações de contato. Tudo no mesmo lugar.
Você pode ainda criar um blog e escrever posts sobre a sua área de atuação. Quanto melhor o conteúdo produzido e publicado nele, maiores são as chances de você se tornar uma referência online para o seu segmento e atrair mais pessoas até suas páginas e seu trabalho.
Variedade, organização e atualização
Bom, na hora de elaborar e construir o seu portfólio, é importante ter em mente que ele não pode ser algo cansativo e bagunçado, pois ele precisa ser cativante e interessante o suficiente para prender a atenção das pessoas.
Reúna os trabalhos que julgar mais relevantes e exiba-os de forma estratégica, dando mais destaque aos que julgar mais importantes. Mantenha-o sempre atualizado e, para isso, busque não passar muito de 10 experiências para que o documento não fique muito extenso.
Outra dica muito importante é variar nos exemplos apresentados no portfólio. Tente incluir clientes de diferentes nichos, segmentos e porte de empreendimentos.
Isso ajuda a demonstrar a sua versatilidade enquanto profissional e sua capacidade de atender a demandas diferentes e não a um tipo de cliente apenas.
Portfólio para profissionais
Além de contarem com um currículo muito bem elaborado e se cadastrarem em plataformas de vagas, profissionais precisam ir além para se destacarem frente à imensidão de outros candidatos.
Tanto os profissionais freelancers ou autônomos quanto os que estão em busca de uma nova oportunidade no mercado têm muito com o que se beneficiar com a elaboração de um portfólio muito bem estruturado com seus melhores trabalhos.
E isso é especialmente importante para profissionais em busca de vagas para engenheiro civil, designer gráfico, designer de ambientes, arquiteto, etc.
Portfólio para empresas
No caso de empresas, um portfólio é igualmente importante. Contudo, nesse caso ainda é possível incluir cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos.
É o caso de empresas especializadas em cortinas e persianas, higienização de estofados, otimização de sites, vidraçarias, etc., empreendimentos de segmentos extremamente variados que vendem tanto produtos quanto serviços, mas que têm em comum o fato de contar com uma página de portfólio na qual exibem seus trabalhos.
Assim, clientes em potencial, ou seja, pessoas interessadas, podem conferir serviços prontos feitos para outras pessoas.
Vamos chegando ao fim de mais um post e esperamos que ele tenha sido útil para você.