Abrir e manter um negócio requer atenção a diversos fatores decisivos que garantem a sua rentabilidade.
De modo geral, oferecer um bom produto e garantir um bom atendimento são as principais regras, mas isso só acontece com ajuda de alguns processos que, por muitas vezes, acabam ficando de lado.
Quando se pula a etapa do cadastro de clientes, por exemplo, você não diminui um passo até a conclusão da venda, você dificulta uma venda futura.
Isso porque o cadastro de clientes é uma poderosa ferramenta de marketing. Quanto mais informações, melhor você atende cada cliente, aumentando as chances de fidelização.
O mesmo vale para fornecedores. Com o cadastro atualizado, cotar preços e negociar antes de realizar uma compra se torna muito mais rápido.
Confira a seguir as principais razões para incluir o cadastro de clientes, fornecedores e produtos na rotina de qualquer comércio.
Cadastro de Clientes
O processo de venda vai além do momento em que o cliente realiza a compra. Se a intenção é fidelizá-lo você precisa manter contato com o cliente e realizar um bom atendimento no pós-venda.
Manter clientes é tão importante quanto captar novos e o cadastro permite que a sua empresa tenha um contato mais pessoal e atrativo com os consumidores.
Uma das outras principais vantagens de possuir um cadastro de clientes é conhecer bem quem consome seu produto ou serviço: se são mais homens ou mulheres, qual é a faixa etária e o ticket médio, etc.
Com essas informações você conhece as características gerais do seu público e consegue determinar um certo padrão de compra, o que ajuda na elaboração de estratégias de marketing, anúncios e promoções.
Controle de débito e crédito de clientes
Com um bom programa para cadastro de clientes é possível registrar os débitos de seus clientes, configurar se um cliente pode ou não deixar valores em débito, se vai seguir o limite padrão de valor ou se haverá um limite diferenciado.
O mesmo vale para o controle de créditos em compras. Além disso, com um cadastro é possível identificar situações de inadimplência e, no próprio cadastro, ter as informações necessárias para entrar em contato e lembrar o cliente de efetuar o pagamento.
Vendas por cliente
Estude a frequência de consumo e quais são os produtos mais procurados por cada cliente. Essas informações possibilitam a identificação de um padrão de consumo entre os consumidores e mostram quais são os interesses do público de seu negócio.
Um relatório que cruze informações de venda por cliente é uma ótima ferramenta de pós-venda, seja para oferecer produtos ou serviços complementares, para construir um público-alvo de anúncios ou para definir a quantidade de produtos para manter em estoque.
Contato com clientes inativos
Ao incluir o cadastro do cliente nas informações de venda, é possível listar os clientes inativos pelo período que você definir.
Sendo assim, você pode criar uma ação de resgate por e-mail, telefone ou mensagem e incentivar o retorno dos clientes que não apareceram mais no seu estabelecimento.
Cadastro de Produtos
É a partir do cadastro de produtos que se obtém a maior quantidade das informações mais importantes de qualquer comércio.
Do ponto de vista fiscal, por exemplo, o cadastro correto do produto carrega toda a trajetória dele por meio de um único código, do momento da produção até a venda ao consumidor final.
De um modo geral, figuram entre as vantagens do cadastro do produto:
- Registrar a entrada e saída de itens;
- Controlar o número de produtos em estoque;
- Mensurar os itens com maior saída;
- Realizar um planejamento de marketing efetivo.
Confira outras funções do cadastro de produtos:
Localização de produto no almoxarifado
Na ficha de cadastro deve haver um espaço para localização. Informando a seção ou área do almoxarifado que o produto está estocado, você pode encontrá-lo com mais facilidade e com isso o estoque fica mais organizado e a reposição mais ágil.
Impressão de etiquetas
Etiquetas agilizam diversos processos do dia a dia de um comércio, possibilitam o autoatendimento e evitam filas.
Um produto pode se beneficiar de diversos tipos de etiqueta: etiquetas com preço, com código de barras, para identificação na gôndola, etiquetas destacáveis para roupas, bijuterias, etc.
Controle de data de validade
No caso de trabalhar com perecíveis, a data de validade deve ser cadastrada na entrada de estoque e consultada regularmente a fim de evitar problemas no momento da venda.
Relatórios por categoria e marca
Informar a categoria e a marca dos seus itens pode ser útil para planejar estrategicamente o mix de produtos.
A partir de um relatório com foco nestes dados, sabe-se quais produtos trazem melhores resultados e quais precisam de mais atenção na definição da compra.
Cadastro de Fornecedores
Comprar bem é tão importante quanto vender bem. Por isso, fornecedores são fundamentais para o sucesso do seu comércio.
Desse modo, manter um estoque coerente com a sua demanda, que atenda bem ao seu cliente e ainda esteja de acordo com suas possibilidades de investimento depende muito da sua relação com os fornecedores.
O cadastro de fornecedor é uma ferramenta fundamental de relacionamento. Uma boa relação pode trazer muitas vantagens como melhores negociações de prazos e preço, entregas em prazos favoráveis e eficiência nas compras.
Controle tudo de um só lugar
A maneira mais eficiente de manter um cadastro de clientes, produtos e fornecedores é controlar tudo em uma única plataforma.
Com isso você consegue informações cada vez mais específicas e pode analisar com precisão o desempenho do seu negócio.
Portanto, mantenha um cadastro completo e atualizado de todos os seus clientes, produtos e fornecedores gratuitamente com o Programa NEX.
O NEX é um sistema completo de gestão para o seu comércio. Com ele você pode fazer cadastro de cliente com foto, múltiplos endereços e emitir relatórios individuais de transações.
No cadastro de produto você tem uma visão detalhada com foto, descrição, códigos, preços de custo e de venda, além de informações de tributação.
Além disso, na ficha de cadastro do Programa NEX, você visualiza facilmente os dados do fornecedor e informações importantes de compras realizadas e de produtos que ele oferece.
Com o programa, é possível contar também com controle de estoque e vendas, controle de caixa e tudo mais que uma gestão simples e eficiente precisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Programa NEX, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.