A escola de ensino infantil é muito importante para a composição do aprendizado das crianças. Afinal, é o momento em que elas aprendem a ler, escrever e têm o primeiro contato social com outras crianças, com professores e com gestores.
Portanto, os pais procuram nas escolas infantis elementos diferenciadores, afinal, uma boa educação infantil lança bases para um desenvolvimento acadêmico mais eficiente e um potencial futuro profissional.
Além do mais, uma educação infantil com atividades extracurriculares como aula de canto para iniciantes, teatro, cinema, artes, culinária e outros, permitem uma maior carga cultural e um maior entendimento da realidade.
Um dos aspectos que vem sendo mais procurado pelos pais e até mesmo pelas próprias crianças, são as aulas de música, principalmente para a primeira infância.
Uma educação musical traz inúmeros benefícios aos alunos, e a implementação dessa disciplina na grade curricular, depende da parceria da escola com escola de música tornando possível esse tipo de conhecimento. Neste artigo abordaremos os benefícios de adotar o ensino de música na escola, bem como as parcerias podem ajudar na implementação desse ensino na escola.
A musicalização na primeira infância
A primeira infância é um período compreendido entre os dois aos seis anos de idade, e é considerado uma das formas mais importantes para o desenvolvimento humano.
Segundo o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), em parceria com o Insper, a primeira infância é entendida como o estágio em que a pessoa desenvolve estruturas cerebrais e circuitos que permitirão o aprimoramento de habilidades mais complexas.
É nesse sentido que entra o ensino da música e de instrumentos musicais. A musicalização na primeira infância trabalha com a sensibilização dos sons, além da apreciação musical que existe ao redor, fazendo com que a criatividade seja trabalhada desde o começo.
Na musicalização, o estímulo musical vai aumentando o comprimento dos feixes cerebrais, permitindo um maior desenvolvimento de habilidades como:
- Audição;
- Cognição;
- Coordenação motora (no ensino de instrumentos);
- Ativação de conexões entre neurônios cerebrais.
Abaixo, falaremos dos benefícios da musicalização que ocorrem em escolas de ensino infantil em parceria com escola de violão, de instrumentos musicais e empresas.
Os benefícios da musicalização infantil
Existem muitos benefícios para a implementação da musicalização infantil nas escolas. Neste tópico abordaremos sobre esses benefícios.
O primeiro ponto é que ela potencializa a plasticidade cerebral, permitindo que os processos de memorização e atenção sejam desenvolvidos de forma mais consolidada. Geralmente, quem possui ensino musical desde a infância, desenvolve uma grande capacidade de improviso, além de uma boa memória.
A musicalização em idosos, por exemplo, permite que estes se previnam do Alzheimer, já que trabalham com a memória e o exercício mental.
Para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a música ajuda no reforço de áreas cerebrais que essas crianças possuem deficiência, como o córtex auditivo, o visuo-espacial e o motor do cérebro.
Assim, ocorre a melhoria na capacidade de concentração, melhorias na autoexpressão, desenvolvimento social e aumento na capacidade de concentração.
Há muitos outros benefícios para a musicalização das crianças, sendo a escola que disponibiliza essas aulas, diferenciando-se da concorrência.
Adoção do ensino de música nas escolas
A adoção do ensino de música ainda é um assunto bastante distante, sendo as escolas que disponibilizam essas aulas diferenciadas. Para que seja possível um colégio trazer esse tipo de ensino, é necessário ter foco em dois propósitos: investimento e paciência.
Ou a escola destina parte dos seus recursos a contratação de professores de música, adesão ao projeto pedagógico e, consequentemente, um aumento na mensalidade, ou procura parcerias para se efetivar esse tipo de ensino.
A segunda opção é a mais procurada por escolas que procuram aderir a esse tipo de ensino. Geralmente, há um valor mais baixo, e uma contrapartida, como a colocação do nome da empresa ou entidade parceira na camiseta uniforme, produção de vídeos de divulgação e outras peças publicitárias.
As parcerias podem ser feitas tanto por escolas públicas como privadas. Um dos cases de sucesso na questão da musicalização é a EMEF Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre, que começou a oferecer oficinas de música pelo trabalho de uma professora, a Cecilia Silveira.
Porém, não estava sendo possível dar conta das aulas, principalmente por conta do custo. Montaram um projeto, apresentaram para um grande banco, que aceitou e ajudou a custear parte do projeto como instrumentos e gravação de um CD. Surgia, assim, a Orquestra Villa-Lobos.
Portanto, a adesão da musicalização é muito importante para as crianças, e sua colocação no currículo depende da dedicação da escola e da capacidade da mesma investir em parcerias de sucesso.