Se você vende um produto ou serviço e está conectado com à internet nos últimos anos, já deve ter ouvido falar em marketing digital. Mas você sabe o que o conceito envolve e, o mais importante, você sabe como aplicá-lo em seu negócio?
Você provavelmente já sabe que essa é uma estratégia para conquistar mais clientes, mas é muito difícil e usada apenas por grandes empresas, certo? Incorreta!
Aqui iremos desmascarar tudo por trás do marketing digital e mostrar para você que qualquer pessoa pode aplicar dentro de suas estratégias de negócio das mais diferentes formas.
Como, por exemplo, se você tem uma empresa que tem funcionários que trabalham em altas alturas, deverá criar um marketing que a sua empresa proporcione aos seus funcionários Cursos de NR 35.
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma estratégia de marketing que será totalmente aplicada dentro do ambiente online. Como você deve ter imaginado, essa é uma ideia muito ampla, pois existem inúmeras coisas que podem ser feitas na internet.
Um plano de marketing digital pode ter vários objetivos, como:
- Divulgue a sua marca para mais pessoas;
- Atraia mais assinantes para sua newsletter de conteúdo;
- Trazer visitantes ao seu site;
- Faça mais vendas.
Esses são diversos tipos dos principais exemplos, e para cada objetivo existem diversas ações que podem te ajudar. Ao longo desse artigo, teremos diversas ações dedicadas com o objetivo de detalhar as principais estratégias em marketing digital.
Então venha comigo!
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital visa atingir o principal objetivo de todas as empresas: as vendas. Para chegar lá, no entanto, há diversas técnicas, formatos e estratégias diferentes.
Como, por exemplo, as plataformas de Cursos Online têm o foco de vender os seus cursos, por conta disso, farão diversos anúncios em determinados lugares.
Se a plataforma pretende vender um curso da área da construção civil, como, por exemplo, Cursos de NR 35, ela deverá fazer uma determinada publicação para esse público específico da empresa.
Assim, o marketing digital foca no que é feito pela internet com o objetivo de aumentar as vendas, seja em uma loja virtual ou em uma loja física.
O objetivo do marketing sempre será com o objetivo de conectar com seu público, falar com ele no lugar e na hora certa. Portanto, se você planeja fazer negócios on-line, precisa estar onde o público está na maior parte do tempo: na Internet.
Estávamos considerando totalmente o potencial dessa estratégia ao preparar este artigo. Nele, você aprenderá o que é marketing digital, suas principais estratégias e como colocá-lo em prática.
Como é que isso funciona?
A Internet é mais dinâmica: tome as redes sociais como exemplo. A empresa tem o objetivo de criar uma ação específica, isso quer dizer se posicionar diante de determinados acontecimentos e, com um feedback do consumidor em tempo real que pode ser usado como sendo um termômetro para avaliar como determinado conteúdo será recebido.
Falando em medição, também é mais fácil e preciso medir os resultados das estratégias empregadas em um ambiente digital. É até possível ajustar algumas operações durante a execução: se você achar que os resultados não são os esperados, basta seguir um novo rumo.
Por exemplo: com o marketing digital é possível investigar com precisão os resultados das ações realizadas no projeto de inbound marketing do Mapa do Imóvel!
A importância do marketing digital
De acordo com a Pesquisa TIC Domicílios 2020, cerca de mais de 80% dos brasileiros com mais de 10 anos ou mais já têm acesso à internet. Além disso, o Brasil tem a terceira maior população no ranking mundial que passa mais tempo se conectando a cada dia.
Está cada vez mais fácil perceber porque as empresas optam por investir no ambiente digital, certo? Mas o problema que muitas vezes me deparo é:
O marketing digital funciona para todas as empresas?
A verdade é que o marketing digital pode ajudar micro empresas, grandes, médias e pequenas empresas a conquistar mais oportunidades de negócios.
É um universo com um enorme número de vantagens como preços que são mais baixos, com uma maior cobertura, segmentação e mensuração de todos os seus resultados.