Está migrando sua marca para o digital agora, mas não sabe por onde começar a criar sua presença online? Pretende contratar uma Agência Digital para traçar sua estratégia na internet, porém não conhece os critérios necessários para fazer a escolha certa? Continue a leitura e veja tudo o que considerar antes de contratar uma Agência Digital.
Boa leitura!
Você sabe o que é uma Agência Digital?
Em princípio, uma Agência Digital é a responsável pela gestão das estratégias referentes à presença online das marcas que a contratam.
Essa gestão abrange as questões:
- Analíticas: elaboração de campanhas de Marketing Digital, mensuração de métricas, otimização de SEO e muito mais.
- Criativas: criação de Identidade Visual, publicidade online, design gráfico, dentre outros.
- Técnicas: desenvolvimento e manutenção de websites, lojas online, landing pages etc.
Em outras palavras, é a união da tecnologia ao marketing, o que exige conhecimentos específicos em diversos setores para que seu negócio consiga criar autoridade e ganhar mais visibilidade através do Marketing Digital.
Com a facilidade de acesso à internet e as inovações no E-commerce, o número de micro e pequenos empreendedores que decidiram investir nesse espaço vem crescendo cada vez mais.
Dessa forma, o Empreendedorismo Digital surge para expandir as possibilidades àqueles que já possuem um empreendimento físico, e agilizar o processo de criação de marcas para os iniciantes no mercado.
No entanto, apesar de atrativa, a internet exige profissionalismo, constância e, sem dúvida, estratégia por parte dos que desejam ganhar um espaço de relevância e autoridade em meio à concorrência.
É nesse ponto em que uma Agência Digital se torna tão conveniente. Afinal, trata-se de profissionais que conhecem o mercado digital e estão prontos para elaborar o melhor trajeto que sua empresa deve percorrer.
Tudo isso de forma terceirizada, o que reduz os gastos com contratações em regime CLT, infraestrutura, dentre outros gastos caso você fosse montar sua equipe de marketing.
Mas, para isso dar certo, você deve saber o que considerar antes de contratar uma Agência Digital.
Agência Digital: O que considerar antes de contratar uma?
1. Propostas e serviços oferecidos
Antes de tudo, pesquise com atenção os produtos e serviços oferecidos da Agência Digital que pretende contratar ou que entrou em contato com você. Eles suprem a necessidade de seu negócio? Oferecem serviços de Marketing Digital que casam com a necessidade de sua marca?
A saber, há muitas agências de publicidade online ou tecnologia que focam mais em websites, programação ou web design, mas não necessariamente são especialistas em Marketing Digital.
Assim, concentre-se na agência que engloba a maior parte de estratégias necessárias para o crescimento de sua marca na internet. O ideal é contratar quem de fato atende os três principais setores mencionados: analítico, criativo e técnico.
2. O que as outras pessoas falam da Agência Digital?
Avalie os depoimentos de quem já foi e é cliente! Se possível, você pode até mesmo entrar em contato com eles e ver o que têm a dizer acerca dos serviços oferecidos.
Confira os cases de sucesso da agência, o nível de qualidade das estratégias que apresentam (os resultados são palpáveis, por exemplo?) e suas avaliações na internet.
Acima de tudo, faça uma pesquisa minuciosa para garantir a escolha mais adequada ao seu perfil.
3. Há credibilidade e autoridade?
Pense comigo, se você busca uma empresa que promete gerar autoridade à sua marca com o Marketing Digital, mais do que nunca, é preciso avaliar o profissionalismo dela mesma na internet.
Portanto, qual o conhecimento dela do mercado? A agência produz conteúdo relevante e engajador? Quais os valores, a missão e visão dela? A equipe é composta por profissionais da área? Por fim, levam com seriedade a questão da confidencialidade e da Lei Geral de Proteção de Dados?
4. Qualidade de atendimento
Ao mesmo tempo, de que forma conduzem o atendimento? Se algo não começa bem, é muito provável que a experiência não será das melhores no futuro.
Contratar uma Agência Digital será um investimento seu, portanto, se desde o primeiro contato você já perceber grosseria ou desrespeito, não vale a pena investir numa parceria que mais para frente trará frustrações.
Escolha trabalhar com profissionais humildes, que valorizem você e sua marca!
5. Qual o seu orçamento para investir na presença online?
Por último, conforme citado, os custos ao contratar uma Agência Digital são mais baixos do que criar um setor de Marketing Digital dentro de sua empresa.
Devido ao serviço terceirizado, além de economizar tempo recrutando profissionais, analisando perfis e gerenciando a equipe, você também poupa com equipamentos, podendo focar seu investimento nas campanhas online.
No entanto, obviamente tudo dependerá do seu orçamento e da proposta que deseja aderir ao seu negócio.
Dessa forma, caso ainda tenha dúvidas sobre migrar para a internet, indicamos a leitura de Quando contratar uma agência de Marketing Digital?
Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online.