Provavelmente você saiba pouco sobre a empresa, mas já deve ter usado a ferramenta. Isso, porque a plataforma de anúncios, Outbrain, atua em mais de 55 países e está disponível em 14 idiomas.
De acordo com os dados levantados pela própria empresa, em 2019, ela alcançou 290 bilhões de recomendações mensais de conteúdo, em diferentes páginas da internet.
Como as pessoas estão cada vez mais rejeitando publicidade muito explícita, as agências de publicidade têm usado o outbrain como solução para balancear o tráfego orgânico com os links patrocinados.
Mas você pode aproveitar que esse recurso não é tão utilizado aqui no Brasil, ainda. Então, aproveite para experimentar agora e se destacar!
Sem mais delongas, vamos entender um pouco mais sobre o outbrain e como você e sua agencia de publicidade podem usá-lo como estratégia para alavancar o negócio?
Um pouco mais sobre o Outbrain
É um concorrente direto das plataformas de publicidade mais conhecidas, por exemplo Google Ads, Facebook Ads e até mesmo o Twitter Ads.
Mas a diferença é que todas essas listadas possuem propaganda explícita, já o Outbrain é nativa.
O que isso quer dizer?
Nas redes sociais, os anúncios aparecem no feed, ou nas barras laterais, já no Google, podem estar nas pesquisas, acima dos resultados orgânicos ou na rede de display, que mostra no meio de sites parceiros cadastrados no Google AdSense.
Sendo o último caso mais parecido com o que acontece no Outbrain. Ou seja, a publicidade normalmente acontece no meio das postagens de blogs, mas de uma forma bem sutil, que os leitores nem pensam que seja uma propaganda.
Isso, porque o anúncio sempre tem a ver com o que está sendo falado na publicação e parece que é uma recomendação orgânica do próprio site.
Nesse sentido, as conversões são bem mais altas do que os demais anúncios que citamos acima.
Resumindo, o diferencial para agência de publicidade utilizar o Outbrain é que o modelo de segmentação por interesse funciona bem mais com ele do que as outras ferramentas ads.
O que significa anúncio nativo?
É uma propaganda inserida de maneira orgânica no meio de um conteúdo publicado na internet.
Esse tipo de publicidade é a preferida dos usuários, segundo a pesquisa do Outbrain, 87% dos visitantes preferem o formato de anúncio nativo, do que em banners, por exemplo.
O objetivo desse tipo de anúncio não é enganar e sim dar uma sugestão ao usuário, de uma maneira menos forçada e agressiva, para realmente ajudá-lo, com o que ele está procurando ou querendo solucionar.
Mas tais anúncios não se limitam a links inseridos no meio de textos, podem vir também como apresentações de slides, fotos, vídeo e outros.
Estratégia Outbrain para publishers e anunciantes
Para monetizar um conteúdo pelo plataforma, você deve se inscrever para permitir a veiculação de anúncio no seu site, canal de youtube, entre outros.
Alguns portais brasileiros já estão cadastrados, por exemplo, Folha de São Paulo, O Globo, R7, Terra, Omelete, ESPN, Tecmundo e muito mais.
Já as grandes empresas, entre os anunciantes estão: Adidas, 3M, McDonalds, Disney, Intel, Toyota, Panasonic, Johnson & Johnson e L’Oréal.
Mas como anunciar no Outbrain?
Agora que você já sabe mais sobre a ferramenta e quais as vantagens de utilizar tal estratégia, vamos para a parte prática, de como você anuncia na plataforma.
Primeiramente você precisa criar a sua conta diretamente na página do site do Outbrain. Após colocar todos os seus dados pessoais, ou da sua agência de publicidade, você será encaminhado para a página de início.
Para programar um anúncio, você pode ou escolher a duração da campanha, porque isso não é uma exigência da plataforma. Mas tendo um período, é mais fácil de comparar e medir a eficiência das suas estratégias.
Depois disso, você define a segmentação, para que o anúncio nativo seja totalmente voltado para o interesse e comportamento do consumidor. Assim, fica mais fácil a sua publicidade ser mais assertiva.
Depois, você seleciona o valor que irá gastar durante a campanha. Para estipular seu orçamento, a dica é observar os preços de lances do leilão que existem na plataforma, para calcular o quanto você quer pagar por cada clique.
Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar os resultados da campanha, para que as próximas sejam cada vez mais otimizadas.
Lembre-se que no ramo da publicidade, você aprende por meio dos erros e números.
Como converter usando o Outbrain nas estratégias da sua agência de publicidade?
Para uma agência de publicidade que está conhecendo agora a ferramenta, anote as dicas para que as primeiras tentativas sejam certeiras.
Posts em forma de listas (com números ímpares)
Todos sabem que posts em formatos de listas são sucesso entre os usuários. E de acordo com a plataforma Outbrian, usar números ímpares é uma carta na manga, porque chama ainda mais a atenção de cliques na web.
Crie títulos com perguntas
O ser humano é muito curioso e se você fizer um conteúdo com um título intrigante, com toda a certeza conseguirá vários cliques.
Mas é importante que você não exagere na sua promessa do título, pois deve cumprí-la ao longo do conteúdo.
Mencione o público no título
Lembre-se que o Outbrain é totalmente segmentado, então, para atrair ainda mais esse público, você pode sim mencioná-los no título, para despertar ainda mais interesse.
Afinal, o objetivo em si não é vender diretamente, mas sim trazer algo que agregue valor para os usuários.
Utilize o pixel de conversão (ou rastreamento)
Instale o recurso junto ao Outbrain para você ter o controle das ações de visitas no seu site. Assim, fica mais fácil de conhecer ainda mais o seu público-alvo, como eles se comportam e consomem seu conteúdo.
Nesse sentido, fica muito mais fácil produzir anúncios cada vez mais interessantes para eles.
Gostou das nossas dicas? Agora é só testar a ferramenta na sua agencia de publicidade e fazer sucesso nas redes.