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Algoritmo do Google: o que é, como funciona e como afeta o seu site?

Com certeza você recorre ao Google regularmente e mais de uma vez ao dia. Essa ferramenta é disparadamente a mais utilizada para qualquer busca online: desde busca por empresas, dúvidas sobre algum assunto, pesquisas por produtos ou notícias atuais, tudo está centralizado nele. 

Diante disso, como fazer com que os resultados de pesquisa sejam criteriosos e entregue, de maneira rápida para o usuário, a resposta desejada? É nisso que entra o trabalho do algoritmo. 

O algoritmo do Google é um termo muito conhecido no marketing digital e se você trabalha com isso precisa estar por dentro de como ele funciona e também de suas atualizações.

Nesse artigo, vamos explicar melhor como ele funciona e como trabalhar com ele a seu favor, continue lendo! 

 

O que é o algoritmo do Google? 

Todos os algoritmos são sequências de ações executáveis com a finalidade de resolver um problema, o algoritmo do Google não foge disso.

Seu objetivo é analisar o que você (usuário) está pesquisando e para fazer, continuamente, uma análise mais detalhada das pesquisas realizadas e entregar os principais resultados. 

Sendo assim, há alguns critérios que a ferramenta utiliza para fazer estas análises.

Em um resumo, o que o algoritmo faz é: ler os conteúdos das páginas da internet, indexá-las, verificar quais são as mais relevantes e apresentá-las na página de resultados do buscador (SERP). 

 

Como o algoritmo age durante as buscas? 

Para realizar esse processo de análise existe um crawler, ou seja, um software que salva as páginas na web em sua base de dados.

Esse robô, como assim podemos chamar, rastreia todo o conteúdo da internet e adiciona um a um no índice do Google.

A partir disso, é feita uma análise de diferentes variáveis, como título, URL e texto. O resultado é uma classificação das informações disponíveis.

O objetivo é trazer um conteúdo relevante, útil e de qualidade para o usuário. Por isso, o crawler do Google está em constante atualização para se tornar mais exigente e complexo.

Dessa forma, existem alguns principais mecanismos que o Google executa para retornar uma pesquisa. Eles são: 

  • Análise das palavras chaves: o algoritmo analisa todas as palavras digitadas na barra de busca. A partir disso, serão buscadas as correspondências referentes à pesquisa. 

 

  • Correspondências da pesquisa: analisadas as palavras chaves, o algoritmo vai buscar seus termos de pesquisa no índice para encontrar páginas associadas à pesquisa em questão.

Nessa hora, ele analisa as palavras chaves contidas na página e onde elas aparecem (títulos, cabeçalhos ou corpo do texto). 

 

  • Classificação por utilidade: logo após tudo isso, o Google irá classificar os resultados de acordo com a utilidade para o usuário.

É sempre importante ressaltar que o Google leva muito a sério a experiência do usuário nas páginas, por isso ele leva em consideração fatores como:

Data de criação do conteúdo, número de vezes que os termos de pesquisa aparecem na página, usabilidade (se há muitos anúncios na página, velocidade de carregamento, responsividade, etc). 

 

  • Exibição dos melhores resultados: essa é a etapa final, que considera todas as fases anteriores. Nessa etapa, após todas as análises, o algoritmo lista o que há de mais relevante e coloca à disposição para o usuário em uma ordem de prioridade. 

 

Atualizações do algoritmo

Como o objetivo dele é entregar o que há de mais relevante para você nas páginas de busca, ele precisa ser constantemente atualizado. Na prática, ele passa por dois tipos de atualizações:

  • Atualizações diárias: todos os dias o algoritmo do Google passa por mudanças – mesmo que pequenas – para melhorar os processos de entrega dos resultados;
  • Core Updates: esse é o nome das grandes atualizações realizadas ao longo de cada ano no algoritmo principal. São elas que geram mudanças mais bruscas nos resultados orgânicos de diversos sites.

 

Como saber trabalhar junto com o algoritmo? 

O algoritmo do Google não é um bicho de sete cabeças, embora ele possa sim dificultar o nosso trabalho.

Porém, temos que entender que ele existe justamente para facilitar a vida do usuário, que procura um resultado de pesquisa de forma rápida e prática.

Se você quer que a sua empresa se destaque diante do algoritmo, além de entendê-lo, você precisa acompanhar as suas atualizações e saber trabalhar com ele. Aqui vai algumas dicas de como trabalhar: 

 

Dedique tempo para formular um bom SEO 

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é a melhor forma de trabalhar com o algoritmo do Google.

O objetivo do SEO, como o termo diz, é otimização de mecanismos de busca, e é por meio das suas práticas que um negócio consegue ser reconhecido pelo buscador e figurar entre os principais resultados em qualquer pesquisa.

Na prática, o SEO trabalha com otimização de páginas e conteúdos digitais para que o algoritmo do Google o reconheça e o recompense com posições de destaque.

Além disso, também deve se destacar a produção de conteúdo de qualidade e relevante para seu público.

 

Otimização para dispositivos móveis 

Cada vez mais as pesquisas na internet estão vindo de dispositivos móveis, e desde 2018 o Google anunciou em 2018 que seu algoritmo deve focar cada vez mais nas buscas realizadas por dispositivos móveis.

Por isso, o seu site deve ser 100% responsivo para todos os dispositivos

 

Acompanhe as atualizações do algoritmo e não pare de trabalhar junto com ele 

Como falamos, o algoritmo tem 2 tipos de atualizações e é muito importante acompanhá-las em tempo real se você pretende continuar nas primeiras páginas de rankeamento.

O trabalho de atualização e otimização do mecanismo é constante – e o seu também precisa ser.

Explore a mídia paga 

O nosso sonho é aparecer nas primeiras buscas do Google de maneira orgânica sempre, não é mesmo?

Mas esse trabalho requer mais tempo e uma maior complexidade. Dessa forma, para se destacar você também pode trabalhar com as mídias pagas que o Google disponibiliza e que também geram muitos resultados para a sua empresa! 

Uma boa forma de aparecer no topo é investindo em anúncios via Google Adwords.

Os anúncios do topo da página são mostrados de acordo com sua correspondência às palavras-chave buscadas pelos usuários – e pagos de acordo com essa veiculação. 

 

Gostou do conteúdo? Agora você consegue entender melhor como funciona o algoritmo do Google e como utilizá-lo a seu favor. 

Aqui na Agência Gentileza possui uma equipe focada em otimização dos resultados de busca em diversos setores, tanto para mídias pagas quanto para mídias orgânicas.