Aprenda a otimizar conteúdos com estratégias de SEO

É comum ver redatores/sites/blogs que criam conteúdos apenas para atingir o algoritmo, mas muitos por falta de informação não entendem os resultados negativos que essa ação pode promover. Desenvolva conteúdos robustos e com foco em seus leitores.


Não estamos dizendo que conhecer e trabalhar em conjunto com o algoritmo do Google não é fundamental, contudo, produzir conteúdos com palavras extremamente difíceis,  longas e muitas vezes não explicativas, não serão atrativos para os leitores.

Sem leitores, sem taxa de conversão, sem clientes.



Redatores qualificados 

Para desenvolver conteúdos ricos em informação, coerente e com estratégias assertivas para o público-alvo do conteúdo em questão, como por exemplo tratamento para alergia no RJ”, é de extrema importância contratar redatores qualificados, que farão o funil de vendas.

Os redatores são o principal item para transformarem leitores em clientes em potencial.

Quando os clientes em potencial são expostos a um conteúdo envolvente de forma consistente, eles se tornam leais à sua marca. Sem se aprofundar muito, a fidelidade permite vendas mais fáceis e um ROI mais alto.



Otimização de conteúdos


A otimização de conteúdo é uma estratégia para produção de forma que seja capaz de atingir o público-alvo e também ganhar a confiança do mecanismo de busca.

Para entender como produzir conteúdos otimizados, acompanhe a leitura até o final deste conteúdo e aprenda a otimizar conteúdos com estratégias de SEO.

Pesquise as palavras-chave

Com uma pesquisa adequada, você saberá que tipo de volume de palavras-chave e tendências existem e pode otimizar sua postagem ou página para capitalizar essa pesquisa.

As principais páginas do seu site, ou principais trechos do seu conteúdo de blog, título e subtítulo, por exemplo, você deve utilizar palavras-chave de maior impacto como tratamento para tireóide em SP”, caso o conteúdo seja sobre isso, por exemplo.

2. Escreva os principais tópicos

Comece a escrever o primeiro rascunho com a missão de explicar os tópicos para seus leitores da forma mais simples. A maneira mais rápida de obter simplicidade e organização (explicada a seguir) é começar com um esboço simples.

Esboce os pensamentos mais importantes e crie seus subtítulos. Todos os pensamentos provavelmente mudarão, mas por enquanto, apenas descreva as principais ideias que sustentam o título geral.

As ideias podem começar devagar, mas assim que o clima se estabelecer (o que ocorre mais rápido quando você pratica essa técnica) as palavras fluem.

Não se preocupe com desleixo ou correção de fatos. Deixe a mente fluir e faça um brainstorm na tela ou escreva à mão em um fluxo ininterrupto. 

A escrita à mão pode soar como um processo arcaico, mas para alguns, esse processo simplesmente funciona.

Lembre-se, mesmo na fase de primeiro rascunho, evite escrever parágrafos longos e densos.

Isso ajudará a economizar tempo em revisões futuras e, com a prática, ajudará a imprimir as ideais de parágrafos curtos e espaços em branco entre as palavras.

Novamente, estamos escrevendo para uma transição suave de ideias para o leitor. Quanto mais fácil fizermos, mais rápido essas transições acontecerão.


Reescreva

Para unir o título, todos os tópicos e palavras-chave de forma coerente, garantindo que todos os parágrafos foram explicativos, você precisa reescrever ou ao menos corrigir de forma minuciosa o conteúdo. 

Pense em seus primeiros momentos em qualquer coisa; dirigir um carro, abrir uma agência ou empresa, amor, música, etc. A maioria provavelmente nunca repetiria o que aconteceu primeiro.

Estruturação 

Pense do topo da página para baixo e certifique-se de ter estruturado o conteúdo com as palavras-chaves certas, linha de raciocínio e desfecho do conteúdo, nesta etapa faça um check-list conferindo se:

  • Contém palavras-chave na URL;
  • Conteúdo ligado ao título Como funciona a galvanoplastia”?, por exemplo;
  • Títulos e subtítulos em estruturação adequada como H1, H2, H3…
  • Texto alternativo, legendas e títulos descritivos da imagem.

Insira links internos e externos nos conteúdos

Para potencializar a sua criação de conteúdo otimizado com estratégias de SEO, faça a otimização com links internos e externos.

Links internos são os links do seu próprio site, já os links externos são os famosos link building, link de blogs parceiros. Essa troca de links contribui de forma significativa para o aumento da autoridade do seu site de neurocirurgia no RJ, por exemplo.

Apenas certifique-se de que todos os links internos/externos fluam com o tema do seu artigo.

Considerações finais 

As táticas passo a passo acima são o roteiro proverbial para a criação de conteúdo de sucesso em qualquer negócio, independentemente de ser baseado em produto ou serviço, ou uma organização de notícias que prospera com tráfego de qualidade para verbas publicitárias.

Texto escrito por Monique Horrana da Kop Animado.