O WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais usados no Brasil, são mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 120 milhões de usuários no país.
Isso torna o app uma alternativa de atendimento bastante viável para empresas de todos os portes.
Com a versão Business do WhatsApp, os negócios podem atender seus clientes de forma mais eficiente, com agilidade e organização.
Além disso, ferramentas profissionais de atendimento com integração, permite que vários atendimentos sejam realizados simultaneamente por meio do App de mensagens.
Também é possível criar links do seu WhatsApp para consumidores entrarem em contato com um só clique e usar Chatbots que auxiliam no atendimento da grande quantidade de clientes que preferem o aplicativo durante 24 horas pelos 7 dias da semana.
Se você deseja aprender mais sobre esta ferramenta de atendimento, quais suas principais vantagens e se ela vale a pena para o seu negócio, confira o nosso artigo.
Vale a pena investir no atendimento pelo WhatsApp?
O mercado atual é bastante competitivo, empresas têm inúmeros recursos e ferramentas para apresentarem diferenciais ao seu público.
No entanto, o atendimento continua sendo uma das principais maneiras de se aproximar e conquistar os consumidores.
Segundo dados levantados pelo Tecnoblog, o aplicativo está instalado em cerca de 99% dos smartphones no Brasil. Já o número de pessoas que utilizam o aplicativo diariamente para enviar mensagens a amigos, famílias e contatos de trabalho.
Portanto, atender por meio do WhatsApp significa estar presente no dia a dia dos seus clientes.
Por que as empresas escolhem o WhatsApp?
Atender usando WhatsApp oferece aos negócios uma maneira prática de entrar no cotidiano do seu público.
Afinal, além de ser uma ferramenta bem simples, o uso aplicativo já faz parte da rotina de muitas pessoas, que estão habituadas ao App.
Além disso, pequenos empreendedores, empresas pequenas e médias não contam com o conhecimento ou a possibilidade de investir em ferramentas mais robustas para o atendimento e suporte.
Isso torna a versão comercial do WhatsApp uma excelente alternativa por ser funcional e gratuito.
Sendo assim, a utilização profissional no WhatsApp é uma maneira fácil e rápida de potencializar o atendimento de um negócio.
Principais benefícios de atender através do WhatsApp
Dentre as mais variadas vantagens que essa ferramenta possui, destacamos:
- Atendimento rápido;
- Fácil de usar e acessível;
- Proximidade com os clientes;
- Atendimento humanizado;
- Personalização do atendimento.
Falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas, confira abaixo.
Atendimento rápido
Atender por intermédio do aplicativo permite aos seus usuários que respondam a qualquer momento e de qualquer lugar.
Isso torna o atendimento mais rápido e prático, levando em consideração a disponibilidade e interesse das pessoas atendidas.
O atendimento instantâneo possibilitado pelo WhatsApp também melhora a qualidade da interação com seus clientes, aumentando também sua satisfação.
Afinal, a demora é uma dos principais motivos que causam a experiência de um atendimento ruim.
Fácil de usar e acessível
O WhatsApp é um aplicativo acessível e fácil de usar, além disso, as chances de que seus clientes já utilizem a ferramenta é bem alta.
Essa familiaridade com o App torna a conversa e o relacionamento com o seu público mais simples.
Afinal, eles não irão precisar aprender a usar uma nova ferramenta para entrar em contato com sua marca.
Proximidade com os clientes
Os clientes já estão acostumados a utilizarem o App para conversarem com familiares e amigos.
Ao utilizar o mesmo canal para entrar em contato com seu público, seu negócio faz com que as pessoas sintam-se mais próximas por estarem interagindo em um ambiente familiar.
Ao oferecer a oportunidade para que os consumidores resolvam seus problemas com a ferramenta, sua marca estará inserida na ideia de um ambiente mais próximo, tornando a relação entre cliente e empresa mais próxima.
Atendimento humanizado
A humanização no atendimento é um fator importante para que sua empresa se destaque da concorrência e possa vender mais até mesmo pelo próprio WhatsApp.
Afinal, o app permite que sua equipe ofereça uma conversa mais humana com seus clientes, até mesmo com um certo nível de informalidade.
Personalização do atendimento
A personalização do atendimento é algo fundamental para aumentar a satisfação dos seus clientes. O WhatsApp é uma excelente plataforma para praticar este conceito.
Diferente de canais mais formais como o email e o telefone, por meio de um ambiente familiar, os usuários do aplicativo podem se comportar de uma forma mais natural e informal, como se comunicam normalmente.
Conhecendo as desvantagens de atender no WhatsApp
Apesar de ser uma excelente alternativa às ferramentas profissionais de atendimento, apresentando diversas vantagens, o atendimento por meio do WhatsApp Business também conta com suas desvantagens.
Confira alguns dos desafios que a plataforma apresenta e avalie como o canal pode ser usado em seu negócio.
Falta de métricas
Apesar de existir uma alternativa comercial voltada para o atendimento, o WhatsApp não é uma ferramenta profissional de atendimento e não oferece todos os recursos que uma empresa precisa.
Isso significa que diversas funcionalidades importantes para o atendimento não estão disponíveis no app, como as métricas de atendimento. Dados essenciais que devem ser acompanhados e avaliados.
Apenas com estas informações sua empresa será capaz de identificar problemas e adaptar sua estratégia para continuar oferecendo uma ótima experiência aos seus clientes.
Não permite o atendimento simultâneo em diversos dispositivos
Por fim, a plataforma nativa do Whatsapp apresenta uma série de limitações. O atendimento simultâneo por mais de um atendente é um deles.
A ferramenta precisa que seu celular esteja conectado à internet e o aplicativo web age apenas com a função de espelhar o aplicativo.
As falhas de conexão ao usar a versão web do App também são comuns, muitas vezes deixando os atendimentos um pouco mais lentos.
Prepare-se para atender profissionalmente pelo WhatsApp
Apesar de apresentar limitações, o aplicativo de conversas é muito popular no Brasil e oferece uma grande oportunidade de atender bem os seus clientes.
Se você está em busca de uma forma mais profissional para atender por meio do aplicativo, vale a pena buscar por integrações como a do JivoChat.
Concluindo, ao integrar a ferramenta profissional de atendimento, será possível integrar seu WhatsApp com seu sistema de CRM.
Assim como, visualizar relatórios de qualidade e velocidade dos operadores, armazenar suas mensagens, criar modelos de respostas, e principalmente, permitir que vários operadores possam atender seus clientes simultaneamente.