Existem diversas métricas relevantes para o Google fazer o ranqueamento de seus resultados de busca. Um dos principais indicadores de SEO que garante uma boa posição é a autoridade de domínio.
Construir a autoridade de domínio é importante porque ela gera uma boa reputação e credibilidade para a sua empresa. Ademais, ter autoridade na internet é fundamental para atrair e reter novos clientes.
Pois bem, aqui vamos mostrar o que é e qual é a importância dessa métrica para a sua estratégia de SEO.
O que é a autoridade de domínio?
A autoridade de domínio é uma métrica que também ficou conhecida pela sigla DA (Domain Authority). Essa métrica avalia a relevância de determinado site, com base nos algoritmos do Google.
Então, quanto maior for a relevância do seu domínio, mais chance o seu site tem de aparecer no top 1 dos resultados de busca. A classificação de DA vai de 0 a 100, logo quanto mais próximo de 100, maior a autoridade do seu site na internet.
Além disso, existem diversos critérios que são levados em conta na hora de definir a autoridade de domínio na web.
Como funciona a Autoridade de Domínio?
A construção de uma autoridade de domínio começa pela produção de conteúdo de qualidade. E, para isso, os conteúdos devem ser produzidos com base em fontes confiáveis.
Então, se você tem um site sobre o seu consultório odontológico, você pode criar um blog sobre o assunto e trazer mais credibilidade para o seu conteúdo, trazendo declarações e entrevistas de especialistas na área. Entre os temas, algumas opções são:
- Tratamentos odontológicos em alta;
- Mitos e verdades sobre a área;
- Crescimento no número de pessoas que se preocupa com a saúde bucal;
- Entre outros variados temas.
Ademais, outros pontos também são importantes para melhorar o DA. O Google avalia o total de links inseridos no texto, a diversidade e a qualidade desses links, o tempo do domínio e a reputação do site.
A definição da autoridade de domínio passa por diversos fatores que não são fáceis de serem mensurados. É importante, por exemplo, acompanhar a aceitação dos links inseridos no texto por parte do usuário.
Existem ferramentas que avaliam a relação entre a quantidade de links e a taxa de conversão da página. Por isso, é importante montar uma estratégia de backlinks com parcerias de sites do mesmo segmento para aumentar a conversão e diminuir a rejeição.
Outro fator importante é que a troca de backlinks deve ser natural e coerente dentro do conteúdo, isso também é importante para que o Google avalie a qualidade do link.
Link Building ajuda a aumentar a Autoridade de Domínio?
Sim! Uma boa estratégia de link building é essencial para aumentar a relevância de um site na internet. O Google avalia a qualidade e credibilidade dos links inseridos. Então, quanto mais links confiáveis no seu conteúdo, maior tende a ser o DA do seu site.
E claro, quanto mais sites confiáveis, com boa autoridade na web, linkam o seu site em diversos conteúdos, maior a chance de melhorar o DA do site.
O link building consiste basicamente na troca de links e inserção de conteúdo em sites confiáveis do segmento para aumentar a autoridade de domínio.
Qual é a importância da autoridade de domínio no SEO?
A autoridade de domínio é um fator importante para aumentar a relevância de um site na internet. Dentro de uma estratégia de SEO, o DA é essencial para otimizar a qualidade do seu conteúdo.
O custo para gerar tráfego com mídia paga é alto. Por isso, encontrar formas de aumentar o tráfego orgânico é muito importante para qualquer empresa.
Desenvolvendo uma estratégia de Link Building e outras técnicas de SEO, é possível aumentar a autoridade de domínio do site, o que é fundamental para melhorar o ranqueamento da sua página nos resultados de busca.
Como podemos perceber, a autoridade de domínio é uma métrica muito importante para avaliar o sucesso de uma estratégia de SEO. Quanto maior a autoridade do domínio do seu site, mais relevante ele é nos mecanismos de busca.