Você já ouviu falar em eLearning e como ele pode ser bem aproveitado em sua empresa pelos seus colaboradores?
Conheça mais sobre o ensino eletrônico que tem facilitado no treinamento de funcionários de uma empresa, que além do baixo custo-benefício, pode ser acessado a qualquer momento e lugar. Acompanhe a leitura.
1. Treine funcionários dispersos geograficamente
Em um ambiente de sala de aula tradicional, os alunos são restritos à sala de aula física, onde eles devem vir e aprender.
Nos tempos modernos, os funcionários estão espalhados por edifícios, locais de trabalho ou países diferentes.
Enviar um treinador para cada um desses locais individuais não é uma boa ideia, pois envolve custos de viagem e consumo de tempo.
Além disso, na maioria dos casos, a eficácia do treinamento nessas diferentes localizações depende da capacidade do instrutor, o que significa que há pouca ou nenhuma uniformidade geral, seja o conteúdo ou o método.
Compare isso com o eLearning, método de ensino que é mais centrado no aluno, proporcionando uniformidade no aprendizado.
O eLearning transforma o mundo, por assim dizer, em uma sala de aula.
Com ele, os alunos espalhados por diferentes localizações geográficas podem receber um treinamento consistente.
Não é necessário viajar, e isso lhes dá autonomia para aprender em qualquer lugar, no horário e no espaço preferidos (no trabalho ou em casa).
Eles podem revisar e revisitar o curso quantas vezes forem necessárias para melhor compreender e reter as informações.
2. Use estratégias instrutivas criativas para tornar o aprendizado duradouro
No aprendizado presencial, o ensino é realizado por meio de materiais baseados em textos, combinados com o desempenho retórico do instrutor, sua experiência no domínio e as faculdades de articulação, como mencionado anteriormente.
No eLearning, no entanto, os designers instrucionais usam o que é chamado de estratégia instrucional (estratégia de ID), que é “uma abordagem de alto nível de como uma determinada disciplina deve ser ensinada”.
Ao projetar esses cursos de eLearning (ou aprendizado on-line), os designers não aderem ao modelo de curso com os botões de “próximo / voltar”.
Em vez disso, eles utilizam uma variedade de estratégias criativas de Design Instrucional para tornar o aprendizado interessante, inovador e imersivo.
Aqui estão algumas estratégias de identificação que são um sucesso entre alunos e designers:
- Aprendizagem baseada em cenário;
- Aprendizagem baseada em histórias;
- Exploração guiada;
- Aprendizagem baseada em simulação;
- Aprendizagem baseada em jogos.
3. Torne possível a aquisição de conhecimento just-in-time
No passado, se um aluno tivesse que aprimorar o conhecimento no trabalho, talvez tivesse que esperar meses para o próximo cronograma de treinamento começar.
Essa fase passou há muito tempo, e fornecer acesso a materiais de treinamento 24X7 não é algo que o aprendizado presencial possa necessariamente facilitar para os alunos de hoje.
O acesso “a qualquer momento e em qualquer lugar” ao conteúdo do treinamento é de grande importância no cenário atual de aprendizado corporativo, pois também suporta o aprendizado Just-In-Time (JIT) .
A premissa inteira por trás do aprendizado JIT é que o conteúdo do estudo pode ser acessado onde e quando os alunos precisarem.
Com o eLearning, os alunos podem ter acesso a todos os cursos e materiais relacionados ao treinamento, que são hospedados em uma plataforma de aprendizado (de preferência um LMS), para acesso rápido 24 horas por dia, durante todo o dia de trabalho.
Os alunos podem acessar facilmente o LMS em seus dispositivos móveis e visualizar as informações necessárias quando e onde precisam. O treinamento em sala de aula não seria suficiente para funcionários como vendedores, especialmente aqueles estacionados em locais remotos.
Por outro lado, o eLearning, quando combinado com um LMS, fornece conhecimento à necessidade de velocidade (como atualizações de produtos) para os vendedores.
Eles podem revisar esse conteúdo e relembrar as habilidades que eles podem ter adquirido no treinamento, uma vez que eles realmente estão no campo, fazendo lançamentos de vendas.
Isso reduz significativamente as lacunas de conhecimento e melhora a qualidade de seu trabalho, aprimorando o negócio como um todo.
4. Obtenha um melhor ROI acompanhando o progresso da aprendizagem
Em um ambiente de estudo presencial, é bastante difícil acompanhar o progresso do aprendizado. Com o eLearning, os cursos podem ser hospedados em um Sistema de Gerenciamento de Aprendizado.
O LMS, além de ser um grande repositório de conhecimento, resolve um dos maiores desafios para o treinamento de gerentes – demonstrando o retorno do investimento (ROI) de seus programas de treinamento.
É importante para todo gerente de treinamento acompanhar minuciosamente a capacitação do funcionário.
O acompanhamento do desempenho dos cursos não apenas melhora a eficiência do programa eLearning, mas também garante que os cursos continuem relevantes e agregam um valor constante ao conjunto de habilidades dos alunos.
Usando os dados de desempenho do LMS, os gerentes de treinamento podem decidir que tipo de conteúdo funciona melhor para o treinamento. Além disso, fornece uma visão sobre onde investir seu orçamento.
Isso melhora o ROI da organização para programas de treinamento, à medida que as chances de o treinamento ser convertido em habilidades práticas e, portanto, em lucros maiores, se tornam superiores.
Desde o surgimento do eLearning, os gerentes de treinamento voltaram-se para o aprendizado on-line, total ou parcialmente, para atingir seus objetivos e metas de treinamento.
Os objetivos alcançáveis com o aprendizado presencial estão sendo substituídos pelo eLearning.
Com as demandas dos alunos modernos e suas necessidades de aprendizado, faz sentido reconhecer o potencial do aprendizado on-line por sua relação custo-benefício, melhor envolvimento dos alunos e, eventualmente, obter um ROI melhor em geral.
Texto por: WNWeb