A tecnologia vem aprimorando os estabelecimentos do ramo alimentício, dessa forma, o cardápio digital é capaz de aumentar as vendas, seja no e-commerce ou no estabelecimento físico.
O cardápio é o apresentador do seu restaurante para a clientela, logo, deve despertar desejo, caso isto não aconteça, o cliente pode ficar desmotivado e acabar desistindo do pedido.
Além de ser um fator infalível de vendas, o cardápio é capaz de conquistar o cliente. As pessoas costumam “comer primeiro com os olhos”, então, é preciso capturar o interesse do cliente na primeira impressão.
Pois, manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, visto isto, é preciso cativá-lo.
Logo, seus pratos não devem ser apenas saboroso, mas também, visualmente agradáveis. Continue lendo e descubra como conquistar o cliente por meio do cardápio.
Dicas para elaborar um cardápio digital atrativo
Algumas dicas são infalíveis quando o assunto é a elaboração de um cardápio digital. Para te ajudar nessa missão, elencamos as principais.
1 – Use imagens atraentes
Fotografar os pratos do seu restaurante deve ser parte da sua rotina, seja para implementar o cardápio ou interagir com o cliente.
Imagens de comida são cruciais para instigar os desejos e influenciar a decisão do cliente. Mas não utilize banco de imagens que você encontra na internet.
Tire fotos de qualidade, atraentes e originais, assim, não haverá a possibilidade do cliente criar expectativas e se decepcionar.
Lembre-se as pessoas “comem primeiro com os olhos”, consequentemente, uma boa imagem consegue ter mais destaque do que o preço.
2 – Não se esqueça de descrever os pratos
As descrições dos pratos devem acompanhar as imagens. As palavras têm o poder de despertar os sentidos das pessoas, então, use esse fator ao seu favor.
No cardápio digital a descrição dos pratos muitas vezes passa despercebida pelo proprietário do restaurante.
Mas faz toda diferença ao cliente, por meio da descrição é possível identificar cada um dos principais ingredientes dos pratos.
3 – Transforme a experiência do cliente
A experiência do consumidor é fundamental para fidelizar o cliente, mas essa experiência envolve vários processos, incluindo o cardápio digital.
O cardápio online permite que o cliente tenha autonomia na hora realizar os pedidos, sem precisar ficar aguardando a disponibilidade do garçom.
Além do mais, muitas vezes o cliente se sente pressionado a fazer o pedido logo, pois o garçom está ali aguardando.
Então, o cardápio digital dá a liberdade para que o cliente faça o pedido no seu tempo, conferindo todos os detalhes.
Logo, ao implementar esse cardápio, estará modernizando e inovando seu restaurante e, consequentemente, a experiência do cliente.
4 – Use a tecnologia para fidelizar o cliente
Ao disponibilizar um menu totalmente digital, os seus clientes ficaram satisfeito, seja os que estão lhe visitando a primeira vez ou que já está fidelizado.
Ou seja, é uma ferramenta eficaz para aumentar sua carteira de consumidores.
Como funciona o Cardápio Digital?
Para que você consiga criar seu cardápio online indicamos para você o GrandChef.
O GrandChef é um sistema gestão completo para pizzaria, restaurantes, bares e similares, assim, você tem todas informações integradas.
Visto que, quando o cliente efetua o pedido, ele é enviado automaticamente para a cozinha, por isso, é importante que os dados estejam sincronizado para garantir a integridade das informações.
Além disso, o sistema GrandChef está lançando uma nova atualização que conta com cardápio por QR code para a redução de gastos, bem como garantir a segurança em meio a pandemia.
Portanto, cada mesa terá seu QR code, assim, é possível identificar qual comanda corresponde ao pedido.
O cardápio por QR code vale a pena?
Primeiramente, você precisa saber que o QR code é um gráfico 2D, representado por um quadrado com vários pontinhos pretos dentro, que irá direcionar o cliente para o link desejado.
Os smartphone mais recentes já vem com o leitor de código, mas existem aplicativos específicos para a leitura.
Então, para acessar a informação que o QR code guarda, basta apontar a câmera do seu celular para o código e pronto! O cliente será direcionado para um link.
Afinal, o cardápio digital gera gastos com implantação de tablet ou celular em cada mesa.
Alguns estabelecimentos optam por disponibilizar o aparelho apenas para o garçom realizar o pedido, mas dessa forma a experiência do cliente não será autônoma.
Logo, o cardápio por QR code é uma excelente ferramenta para modernizar seu negócio de maneira econômica, basta você disponibilizar pequenos displays com o código nas mesas.
O QR code desperta curiosidades nas pessoas, deixando assim, seu cardápio ainda mais atrativo.
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog GrandChef, onde você encontra vários conteúdos esclarecedores e novidades do segmento alimentício