5 tecnologias que todo varejista precisa conhecer para o seu negócio

Em 2020, o mercado do varejo está sendo ditado por diversas tendências tecnológicas. Se você quiser fazer uma boa gestão do seu negócio, será preciso se inteirar sobre tecnologias indispensáveis para a sua loja. 

A tecnologia está revolucionando o modo de consumo, e isso reflete no comércio.

Um varejista precisa ter o estoque organizado, monitorar o fluxo de caixa, aproveitar mecanismos que reduzem custos e potencializam as vendas. Abaixo, vamos listar cinco tecnologias que todo varejista precisa conhecer ainda este ano. Confira.

Carteiras digitais e NFC 

As maquininhas mais antigas de cartão, que precisavam de tomada e bobina para impressão de notas fiscais, estão ultrapassadas no varejo. Novos métodos de pagamento estão se tornando realidade no comércio. O pagamento por meio de carteiras digitais e NFC (Near-field Communication) estão cada vez mais comuns.

Estima-se que quase 70% das maquininhas de cartão no Brasil possuam a tecnologia NFC. Um estudo do Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgado em setembro de 2019, mostrou que 17% dos consumidores brasileiros com smartphone já utilizaram o recurso. 

Outro levantamento da IDC mostrou que 61% dos brasileiros, das classes A e B, já utilizam carteiras digitais para pagamento. Assim, a ampliação destas tecnologias é uma tendência mundial. 

Sistemas de gestão na nuvem 

Esse é um recurso indispensável no varejo para gestão de estoque e finanças. Então, se você ainda não conhece, é hora de procurar saber como funcionam e quais os benefícios que os sistemas de gestão na nuvem podem trazer para o seu negócio. 

Assim, não é mais preciso acessar o computador da loja física, basta entrar no sistema de gestão pela nuvem. Essas plataformas também possibilitam o trabalho remoto, ou seja, você pode conferir as informações essenciais do seu negócio de qualquer lugar. 

Omnichannel

O Omnichannel está se tornando uma realidade no mercado de varejo. Esse conceito busca integrar os canais de venda física e on-line para gerar mais praticidade aos clientes e aumentar as vendas.

Hoje em dia, qualquer negócio precisa de um planejamento pensado para atuação física e on-line. Uma estratégia omnichannel busca estipular diversos canais de venda e integração entre eles para facilitar a vida dos clientes. 

Um exemplo comum da estratégia omnichannel é a possibilidade de comprar no e-commerce ou pela rede social de uma marca e poder retirar o seu pedido na loja, o que dispensa o frete. 

CRM  em um negócio

Essa ferramenta é importantíssima para fazer uma gestão eficiente de seus clientes. Os softwares de CRM mais populares do mercado são hospedados na nuvem, o que facilita bastante a leitura dos dados de qualquer lugar. 

Para os varejistas, contar com uma ferramenta de CRM pode ser primordial para fidelizar e atrair novos clientes. Um bom CRM consegue registrar todo e qualquer contato do consumidor com a sua loja. 

Dessa maneira, você pode puxar rapidamente o histórico do cliente para realizar um novo atendimento. Também poderá fazer contato quando algum produto de interesse do consumidor estiver disponível em sua loja. O CRM é um diário de informações da sua clientela.

Controle inteligente de estoque em um negócio

No varejo, controlar o estoque é algo muito importante, pois o processo é fundamental para repor os produtos de maior procura, sempre que necessário, para evitar perder vendas. 

Com a tecnologia, o controle de estoque em tempo real virou realidade. Já existem softwares avançados que monitoram a entrada e a saída de produtos automaticamente. Isso ajuda a estabelecer a necessidade de reposição. 

Repor os produtos sempre que preciso é uma forma de otimizar os seus gastos com fornecedores e garantir que a mercadoria de sua loja esteja sempre disponível para os seus clientes. 

Texto: Gear Seo