Dizem que uma vez por ano, você deve viajar para algum lugar em que nunca esteve antes. Afinal, a ideia de explorar um novo destino, conhecer novas pessoas, experimentar diferentes gastronomias e muito mais parece realmente interessante, não é mesmo?
Sim, a ideia de explorar o desconhecido é a maneira divertida de visitar um novo país. Mas então chega uma das partes mais difíceis… a troca de moeda!
Por isso, se você vai viajar daqui a pouco tempo ou está planejando uma viagem ao exterior em um futuro próximo, confira a partir de agora algumas dicas rápidas e importantes sobre como trocar sua moeda para usá-la um país estrangeiro.
Seguindo essas dicas de câmbio, você poderá tirar o melhor proveito da sua viagem sem gastar muito dinheiro e tempo calculando as taxas da moeda local.
1) Pesquise a taxa de câmbio regularmente
Longe vão os dias em que era preciso correr de um lugar para outro, confirmando o valor da troca de moeda enquanto viajava para um novo país. Hoje, com vários sites e aplicativos, é mais fácil acompanhar o valor recente da moeda.
Esses sites e aplicativos também são atualizados em tempo real. Logo, pesquisando a taxa de câmbio desses sites, você obtém o valor ideal em um dia específico. Além disso, você pode evitar ser enganado usando esse método.
E mais, a taxa de câmbio está sempre flutuando. Não apenas sobe e desce diariamente, mas ela passa por sérias variações de um operador para outro.
Por exemplo, as taxas de câmbio do aeroporto e das principais áreas de mercado são comparativamente mais altas do que as das áreas turísticas menos populares.
Tudo o que você precisa é gastar algum tempo pesquisando o para encontrar o melhor valor e que será mais benéfico para sua viagem.
2) Troque sua moeda com antecedência
Você não precisa trocar sua moeda exatamente quando pousar no aeroporto. Você pode começar a procurar por conversão de moeda um ou dois meses antes do início da sua viagem.
Assim, você estará mais bem preparado para identificar o dia em que você pode obter o máximo de dinheiro enquanto troca a moeda local em uma casa de câmbio.
3) Evite trocar dinheiro no aeroporto
As agências de câmbio nos aeroportos têm taxas de conversão mais altas. Por isso, é melhor obter dinheiro estrangeiro com antecedência antes de aterrissar lá e fazer o restante da troca após um ou dois dias de pesquisa no mercado.
4) Faça uma pesquisa adequada sobre a moeda do país visitante
As principais moedas internacionais são muito diretas e o processo de troca é simples. Você pode facilmente gastar dólares, libras e ienes internacionalmente em qualquer lugar e obter um valor de câmbio adequado em todos os países.
Conteúdo, alguns destinos têm regras de troca realmente incomuns e até estranhas. Por exemplo, Cuba tem uma moeda separada para os turistas e você não pode trocar a moeda fora do país. Já Camboja, Taiwan e Vietnã usam dólares americanos como sua moeda secundária.
Portanto, é importante entender as regras da troca de moeda antes de visitar um novo país.
5) Evite realizar transações diretamente através de cartões de crédito e débito
Os cartões de crédito e débito cobram uma taxa bastante “ salgada” de transação quando você faz um pagamento em um novo país.
E mais, muitos bancos também bloqueiam seu cartão de crédito em caso de suspeita.
Sendo assim, a melhor maneira de evitar isso é não usar seus cartões. Além disso, você deve informar seu banco sobre sua viagem para que eles não bloqueiem seus cartões com meras suspeitas e causem problemas a você.