A cada ano, muitas empresas passam a adotar práticas sustentáveis dentro da organização. Em um mercado tão competitivo, as corporações que evoluem nesse sentido alcançam sucesso com o público, além de posicionar melhor a imagem da marca.
Nos últimos anos, o Brasil passou por muitas crises no ponto de vista econômico e político. Com isso, empreendedores e empresários passaram a se questionar sobre o que poderiam fazer para alavancar o negócio, evitando os fatores externos.
Contudo, engana-se quem pensa que a crise vivida nos últimos anos tem apenas caráter econômico.
Ou seja, o desenvolvimento de um país não pode ser associada apenas aos bens que ele produz, visto que os aspectos sociais também fazem parte do critério de mundo melhor.
Foi assim que, recentemente, passamos a desenvolver práticas que preservam o meio ambiente, tendo em vista a enorme riqueza natural e a biodiversidade do Brasil.
Claro, isso não quer dizer que essa responsabilidade deve ser desenvolvida apenas aos setores públicos, mas também a todos envolvidos em uma sociedade.
É por isso que, provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre sustentabilidade, não é mesmo? As práticas sustentáveis tendem a diminuir os impactos ambientais, reduzir os custos e melhorar a produção final.
Sendo assim, que tal entender as principais vantagens da sustentabilidade e como aplicá-la? Continue lendo para saber mais!
Como práticas sustentáveis podem ajudar a imagem do seu negócio?
A política sustentável, muitas vezes, não é um tema principal nas empresas e, às vezes, acaba sendo deixada de lado durante a elaboração das estratégias.
No entanto, a cada dia, gestores, administradores e empresários têm adotado práticas sustentáveis para gerar vantagens aos envolvidos, principalmente a empresa.
Sabemos que uma imagem positiva é tudo, certo? Empresas com políticas bem estruturadas podem melhorar o índice, o que permite maior visibilidade e investidores focados nela.
A sustentabilidade empresarial é uma assunto tão relevante que a Bovespa gerou um índice para medir o grau de sustentabilidade de cada organização, conhecido como Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
Além do mais, negócios com políticas voltadas à sustentabilidade conseguem ter avanço competitivo.
Imagine prestar serviços aluguel de gerador de energia sustentável? Utilizar a sustentabilidade para mostrar diferencial é uma oportunidade para chamar a atenção dos consumidores e desenvolver novos mercados.
O diferencial competitivo auxilia no posicionamento da marca e imagem da empresa, levando ao mercado uma visão sustentável do negócio, melhorando a percepção e atraindo oportunidades.
Além disso, os gestores devem ficar atentos à legislação ambiental, que foca nas empresas que cometem danos ao meio ambiente.
Então, se a lei exige estruturação de práticas e formas de produção, por outro lado, os consumidores agradecem a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Como aplicar a sustentabilidade no seu negócio?
A seguir, confira algumas práticas que te ajudarão a colocar a sustentabilidade em prática em seu negócio.
1 – Elimine desperdícios de matéria-prima
É importante verificar se há perda ou desperdício de matéria-prima durante o processo produtivo da empresa. Para isso, desenvolva métodos para identificar possíveis desperdícios dos recursos.
Por exemplo, as sobras na produção de máquinas como moinho de milho. Esses restos podem voltar para o processo em forma de moídos.
Além disso, algumas ações simples podem ser implementadas, como: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por led; substituição de equipamentos não utilizados.
2 – Não use embalagens descartáveis
Substitua as embalagens descartáveis dos produtos por recicláveis. Assim, a quantidade de resíduos utilizados será menor. Além disso, a organização não gasta com a compra de embalagens.
Um exemplo disso são as indústrias que trabalham com tela de arame em sacolas TNT ou outro tipo de embalagem sustentáveis.
Para se ter uma ideia, empresas como a Natura também lucram com a substituição de embalagens em seus produtos. A marca permite que o consumidor compre refil do produto desejado.
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.