Como as marcas usam NFTs para branding

As NTFs para branding, também chamadas de non-fungibles tokens estão em alta no mercado, chegando a ser solicitadas por grandes marcas. Talvez para quem não teve o primeiro contato, inicialmente pode soar estranho, contudo não é um bicho de sete cabeças. 

Afinal, NFTs é uma espécie de tecnologia que se evoluiu ao longo de 2021, chegando a alcançar 11.000% em ascensão. Dessa forma, certas marcas abriram uma nova forma de abordagem com o público, acarretando lucros da mesma equivalência.

Marcas como Dolce & Gabbana, Coachella, Adidas Super Bowl e Mac, usaram deste método para atingir resultados vantajosos, criando um novo método de atendimento aos clientes.

Sendo assim, apresentaremos o conteúdo aprofundado com as grandes marcas, formas de utilização e como alcançar estas visões que podem ser aplicadas em seu negócio, usufruindo da forma vantajosa a estratégia. 

Afinal, o que é NFTs?

Os NFTs são códigos únicos específicos e insubstituíveis que são patenteados pela blockchains, assim como as utilizadas em criptomoedas, por exemplo, a Ethereum e Bitcoin. É importante dizer, inclusive, que algumas marcas já estão aderindo à essa onda.

Agora você pode estar se perguntando onde aplicar essa nova estratégia, pensando nisso separamos algumas boas opções.

Onde aplicar o NFTs

Separamos algumas opções que passam por ramos variados, principalmente para expandir todo esse núcleo de atuação existente atualmente. Sem mais delongas, confira alguns dos métodos:

Coachella music e Arts Festival NFTs Bloom Flower 

Se você está atento no campo musical ou curte o festival de música, já deve ter ouvido falar como foi o cenário do Coachella Valley music and arts festival. O famoso festival de dois fins de semana de duração de diversos artistas ao redor do mundo.

Englobando o entretenimento com a participação de artistas, mas o centro das atenções do público presente foi o NTFs. O evento proporcionou aos seus participantes pagantes uma imagem digital de uma flor em NFT que desabrocha nas duas sextas-feiras do evento.

O festival deste ano usou e abusou de tecnologias, inserindo também o pagamento em dinheiro, levando ao público a sua experiência com marketing virtual do presente, mostrando a nova tendência do marketing de engajamento no futuro.

Ingresso de evento em NFTs

Pelo fato de proporcionar essa vantagem às NFTs para branding, o mercado do entretenimento aderiu ao uso deste acesso ao cinema e esportes.

Um dos trunfos utilizados pelas marcas é a produção de itens para colecionadores em forma de ingressos que atrai a tensão de simpatizantes e curiosos em toda parte.

Como todo o gorgurinho, o novo item despertou interesse. Afinal, o mercado destes itens colecionáveis movimenta milhões de dólares ao ano. Criando colecionáveis voltados aos fãs, por exemplo, ingressos ou caixa de fósforos ou carro de luxo, trazendo interação dos consumidores.

Assim, certas marcas apostaram e lançaram seus ingressos em forma digital, como aconteceu com a franquia NFT, que investiu ingressos para ter colecionáveis no Super Bowl, o maior evento anual.

Quem também apostou neste novo modelo de captação foi o time brasileiro Vasco da Gama, criando uma parceria com a empresa brasileira especializada na criação de em NTFs colecionáveis para produção de ingressos em NTFs para o fã clube.

Com a indústria do entretenimento aquecendo o mercado, a rede de cinema liberou 86.000 NFTs a quem adquirir-se no festival de coachella o ingresso longa-metragem “Homem-aranha sem volta para casa”. 

Esta tecnologia NFT possibilita identificar os consumidores que agem de má fé utilizando ingressos falsos. O blockchain, tem a capacidade de gerar somente um código simples de ser checado com administração do evento. Dessa forma, criando um código que é incapaz de ser repassado.

Ou seja, ele se torna inacessível para ser revendido, mostrando a eficiência do ingresso impedindo de ser vendido por um organizador que não esteja legitimado, além disso, proporciona rastreabilidade do item.

NFTs o produto digital

O NFT se tornou uma demanda digital como foi refletido no mercado das passarelas. Afinal, a Descentraland transformou a semana da moda em algo completamente interativo e virtual com direito a marcas renomadas, por exemplo:

  • Forever 21;
  • Dolce & Gabbana;
  • Paco Rabanne;
  • Entre outros.

Todos estavam presentes no desfile da semana da moda, decorrendo de um engajamento com o público, vendendo NFT de roupas e demais acessórios das marcas que protagonizaram no desfile, proporcionando uma maior interação.

Conheça os privilégios do NFTs

Um certo nicho de empresas tem usufruído deste dispositivo, tendo uma experiência singular com o seu público. A Robert Mondavi, por exemplo, vinícola da Califórnia, tornou-se pioneira, produzindo o rótulo de vinho vendido para o mundo através disso.

Foram fabricadas somente 1996 garrafas para colecionáveis e rastreáveis. O preço de um vinho está por volta de USD$ de 3.500, possuindo uma chave que tem a capacidade de um resgate de garrafa o que seria a cerca de USD $619 milhões de dólares com certeza seria uma boa pedida.

Como arrecadador de fundo

Certas marcas se sobrepõem por terem um viés de encargo social com a versatilidade dos NFts, que gerou um leque de chances e maneiras de como conseguir levantamento de fundos para o auxílio destes movimentos sociais.

Um grande exemplo foi Mac Cosmetic, que inovou vendendo NFTs colecionáveis para arrecadar fundos, dando um suporte às organizações que têm o combate contra HIV/AIDS.

Com a chegada do NFTs estão sendo relevantes tanto para as marcas quanto para organizações filantrópicas. 

Por exemplo, a Unicef, a Ong de Fundos Das Nações Unidas para a infância, promoveu uma vendagem 1.000 de artigos colecionáveis em NTFs para arrecadação de fundos com o intuito de dar acessibilidade à internet para todas as escolas ao redor do mundo.

Outra companhia que foi abraçada com o mesmo vigor foi a parceria da Hope for Haiti, juntamente com FXG para arrecadar um alento às vítimas do terremoto do Haiti.

Conclusão 

Pode ser que seja algo momentâneo ou não, o fato é que os NFTs para branding  atingiram uma elevação em questão de valores desde sua criação, chegando a 25 bilhões. Este foi o start para as marcas. 

Como foi o caso da Adidas, obtendo em torno de 43 milhões de dólares em NFTs. Criou uma parceria com Gnomey, Punk Comics, Bored apê e Yacht Club. Por ser vantajoso na esfera financeira, as marcas estão ganhando espaço gradativamente e seu público.

Além disso, cria uma conversão e relação de proximidade e atinge as novas gerações ligadas às novas formas de entretenimento. O alcance da inserção de misto digital e físico fura a bolha do mercado englobando outros nichos, seja entretenimento games ou social. 

Enfim, gostou da novidade dessa tendência de branding para sua empresa? Informe-se mais no Green Digital. Temos especialistas que podem te indicar o caminho certo!