A pandemia de Covid19 trouxe profundas modificações na forma com que os consumidores estão se comportando. Assim, o e-commerce tornou-se fundamental na sobrevivência de muitos negócios de varejo. Então, aprenda aqui como construir um e-commerce de sucesso.
De acordo com a reportagem do site e-commerce Brasil, apenas no mês de abri 2020 o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.
As categorias de produtos que mais aumentaram seu volume de compras foram os de Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%), Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).
Embora os números sejam animadores, devendo seguir uma tendência crescente nos próximos meses e anos, você precisa iniciar seu e-commerce da maneira correta. Então confira as dicas a seguir:
Planejamento é a chave do sucesso
Um dos maiores erros que os empreendedores de e-commerce cometem é forçar ou apressar o lançamento da loja. Embora a pandemia obrigue ações rápidas para minimizar possíveis perdas, não há como negligenciar a fase de planejamento, que deve ser bem estruturado e cuidadoso.
Estruture seu e-commerce com SEO
Não deixe de contar com profissionais especializados em SEO. As técnicas de Search Engine Optimization fazem com que seu e-commerce apareça em boas posições na busca do Google, sem a necessidade de pagar por anúncios.
É muito importante permanecer no topo do das páginas do Google para se destacar da concorrência. Contar com um serviço de SEO qualificado ajudará você a se manter competitivo a longo prazo.
Amplie o foco no seu cliente
Uma das maiores dificuldades do e-commerce é a incapacidade de deixar seus clientes tocar, sentir, cheirar e ver produtos antes de tomar uma decisão de compra.
Mas, você pode compensar essa deficiência de diversas formas criativas. Por exemplo, traga imagens e descrições dos produtos bastante detalhadas, ofereça bons preços, frete grátis e facilite o processo de checkout com carrinhos de compras fáceis de entender.
Dê atenção às suas redes sociais
A mídia social é um elemento fundamental de alavancagem do seu e-commerce pois oferece uma visão em tempo real da vida de seus clientes. Interações são extremamente fundamentais, sejam elas críticas, elogios ou sugestões. Esteja sempre disponível a seus clientes através das redes sociais
Também é uma ótima ideia incluir elementos sociais em sua loja virtual. Coloque links contendo análises de produtos e depoimentos de outros consumidores.
Teste tudo
Antes, durante e depois de iniciar qualquer loja virtual, você deve investir constantemente em testes e análises. Pense como o cliente e descubra o que está funcionando, o que não está e o por trás dessas respostas.
Não pare de mudar e evoluir
As tecnologias, as tendências e os gostos dos clientes vão mudar cada vez mais rapidamente. Você também deve evoluir e se transformar sempre que necessário, para ter sucesso em um mercado que está em constante movimento.