Existem certos fatores que são considerados essenciais dentro de um negócio, como uma gestão de excelência, uma boa organização e obviamente, ações estratégicas envolvendo campanhas publicitárias.
Para exemplificar: uma fábrica de engrenagens que conta com um estoque elevado e com produtos que possuem um peso considerado grande precisará usar a paleteira manual dentro da sua rotina
Por outro lado, quem trabalha com a área de edição de vídeos, precisará de um bom computador e um aplicativo de edição..
Por mais que cada segmento tenha sua especialidade, existe um fator crucial para qualquer área independente do seu tamanho ou de onde ela atua: o uso das redes sociais.
O marketing digital tem se tornado uma verdadeira febre no Brasil, e muito disso é por conta dessas mídias sociais, no Brasil, pelo menos sete a cada dez empresas atuam dentro das redes sociais.
Cerca de 171,5 milhões de brasileiros são usuários de alguma rede social e fazem o seu acesso diariamente, o que corresponde a 79,9% da população nacional, a média de acessos diários é de 3 horas e 49 minutos, o equivalente a 53% acima da média global.
Só pelos números acima já é possível entender a importância e o impacto que as redes sociais têm na rotina das pessoas, certo?
E é claro que o alto número de acessos também representa as empresas de bebedouro de água industrial, por exemplo, cada vez mais presentes nessa mídia.
Afinal, através delas é possível alcançar seu público de forma efetiva e explorar mais seus produtos e serviços expandindo seu portfólio e sendo totalmente eficiente durante sua divulgação.
Neste texto, separamos dicas de como criar campanhas publicitárias que sejam impactantes dentro das redes sociais.
Claro que esses canais de comunicação potencializam a interação com o público, mas para que eles sejam de fato eficientes, é preciso chegar da maneira certa até eles.
Comece pelo planejamento: defina métricas e objetivos
O primeiro passo para dar início a campanhas publicitárias dentro das redes sociais é justamente o planejamento, ele vai servir como base de toda a sua ação e vai guiar suas escolhas e cada passo dado durante seu desenvolvimento.
Para isso, é preciso definir quais são seus objetivos com aquela campanha, através das redes sociais, é possível fazer uma publicidade com inúmeras finalidades, como:
- Vender um produto ou serviço;
- Divulgar um novo item;
- Popularizar sua marca;
- Engajar seu público.
Saiba exatamente o que você quer fazer com aquela campanha e defina seu objetivo central.
Além disso, é necessário entender suas métricas e a definição de pequenas metas, quais serão as avaliações feitas?
Em uma campanha de vendas, por exemplo, talvez o mais importante seja medir o número de compras ou até mesmo o percentual de quantos usuários viram a campanha e quantos de fato compraram.
Estipule um número, tenha métricas e metas bem definidas, e deixe tudo muito bem alinhado no seu plano inicial, assim como carregar um grande peso precisa de um carrinho de carga com antecedência, na campanha o planejamento é a chave para o sucesso.
Conheça seu público-alvo e saiba o que os usuários querem
O segundo passo é fazer uma análise interna vinculada a atuação da sua empresa de detector de metais industrial, por melhor que seja a sua campanha publicitária e por mais que tudo esteja alinhado, ela precisa pensar em um fator principal: no seu público-alvo.
De nada adianta montar uma super campanha se você não tiver o seu público bem definido e entender para que tipo de pessoa está realizando aquela publicidade, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada e definir sua persona e seu público-alvo, o perfil desses usuários e o que eles esperam do seu negócio.
Seja detalhista, entenda o que os usuários querem ver dentro das redes sociais, o que eles gostam, suas preferências e todos os detalhes que englobam a sua atuação dentro dessas mídias, quanto mais conhecer seu público, melhor e mais direcionada será a sua campanha.
Separe os canais de comunicação e a linguagem utilizada
Ao realizar campanhas publicitárias nas redes sociais é preciso se atentar a um ponto importante: qual a melhor mídia para ser usada dentro das suas circunstâncias?
Afinal, existem diversas redes que podem ser usadas de forma completamente diferente, então é preciso ter essa definição antes de colocar a mão na massa.
Procure estudar e conhecer sobre seu público e qual rede social ele mais utiliza, também busque compreender como usar os canais e quais os benefícios de cada uma das redes, quais formatos são usados em cada uma delas e qual a melhor de acordo com a campanha que você deseja.
Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, Pinterest, Linkedin e TikTok são as mais populares no Brasil e podem ser usadas de forma diferente.
Sendo assim, defina quais serão as suas e entenda o formato e o público de cada uma delas.
Além disso, procure definir a linguagem utilizada nas redes sociais, é comum ter um diálogo mais descontraído e informal com o público, então quando for vender sua mini escavadeira, procure ter essa propaganda mais leve e que se adapte às redes.
Capriche na sua identidade visual e seja marcante nas redes
Se tem uma coisa que se destaca dentro da web é a identidade visual das marcas que atuam dentro das redes sociais, um bom logotipo, um @ cativante e as cores certas fazem total diferença dentro dessas redes.
Procure criar algo forte para a sua marca, que combine com a mensagem que quer passar e que seja de fácil identificação por parte do público.
Caso já tenha algo pronto, replique sua identidade dentro das redes, se não, aplique isso com frequência mostrando mais sobre a sua marca e fazendo com que seja marcante e de fácil visualização para os usuários.
Diferencie seus conteúdos e veja o formato certo
Com todos os passos seguidos até agora, é o momento de começar a colocar a mão na massa, então para ter uma campanha publicitária eficiente é preciso se atentar a duas coisas:
Ela será orgânica ou paga? E qual o formato de conteúdo será adotado?
Por mais que a publicidade em sua maioria seja baseada em anúncios pagos, também é possível aplicar o marketing de conteúdo ou até mesmo fechar parceria com influenciadores dentro das redes, o que acaba trazendo uma boa diversidade dentro do seu objetivo.
Além disso, é necessário entender qual o formato dos seus conteúdos, procure diversificar de acordo com as redes sociais que sua campanha está sendo veiculada.
No Instagram por exemplo, crie conteúdos para stories, reels e feed, quanto mais diversificado for, mais abrangente será e como consequência, melhor são os resultados.
Teste, monitore e otimize
Agora que tudo está pronto só resta a parte final, assim como na produção de um produto onde só resta passar pela máquina de embalar, aqui só falta realizar os testes, monitorar e otimizar toda a sua campanha.
Realize testes antes de colocá-la no ar, faça um monitoramento de cada tentativa de acordo com as métricas estabelecidas acima, e por fim, otimize suas escolhas baseada nos seus objetivos e sempre busque evoluir e procurar o melhor.
Quanto mais você testar, monitorar e otimizar campanhas publicitárias com antecedência, mais é possível ter bons resultados na hora que a campanha for para o ar, então fique de olho e mude todo o necessário de forma prévia.
O que achou do texto de hoje? Preparado para criar sua campanha publicitária nas redes? Comente abaixo o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!