Com o fenômeno da Uber e grandes cases como a 99, aprender como fazer um aplicativo de mobilidade se tornou o desejo de muitos empreendedores que querem lucrar no mercado de mobilidade urbana.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar um sistema como esse pode ser uma tarefa menos complexa do que parece.
Neste artigo, vamos falar sobre como você pode criar aplicativo de mobilidade e empreender no mercado de mobilidade urbana da sua cidade.
O que é um aplicativo de mobilidade?
Um aplicativo de mobilidade é basicamente um sistema que conecta motoristas a passageiros em poucos cliques. Se trata do serviço do táxi, de forma automatizada e com vários recursos úteis tanto para profissionais como para clientes.
Com um sistema como esse, o empreendedor pode explorar vários nichos de mercado, como um aplicativo de transporte femnino ou até mesmo um sistema exclusivo para empresas.
Nesse sentido, existe um oceano de possibilidades, e o mercado de tecnologia para mobilidade urbana só cresce no Brasil.
Como criar um app de mobilidade?
Agora que já entendemos o que é um aplicativo de mobilidade e como seus donos conseguem lucratividade nesse modelo, vamos aprender como criar um.
Para criar um aplicativo de mobilidade, você tem duas opções: começar o desenvolvimento do zero ou adquirir uma plataforma pronta.
Um aplicativo pronto pode ser a solução mais fácil e barata para empreender nesse mercado. Isso porque o aplicativo já foi validado por programadores especialistas no assunto e não demanda tanto tempo de trabalho.
Além disso, confira algumas dicas para lucrar muito com seu aplicativo de mobilidade urbana.
Escolha um nicho de mercado
A não ser que o seu aplicativo seja para o público geral, você deve escolher um nicho específico para atender a demanda deles, que pode ser:
- Empresarial;
- Foco no público feminino;
- Viagens longas;
- Compartilhado.
Com isso você vai poder investir em marketing digital direcionado para esse público, acertando ele em cheio e conseguindo mais clientes todos os dias.
O público deve ser engajado e se sentir representado por sua empresa. Somente assim ele vai se tornar um cliente fiel do seu aplicativo.
Invista no branding e na divulgação
O branding é fundamental para passar mais credibilidade para seus futuros passageiros. O seu aplicativo precisa atrair esses clientes e manter eles por perto.
Com isso, você precisa investir na sua marca e na sua identidade visual para garantir que um passageiro vai sempre lembrar do seu aplicativo quando precisar do seu serviço.
O marketing também é fundamental. Investir em peças publicitárias, ações, conteúdos, vídeos demonstrativos e apresentações de novas funcionalidades é fundamental para garantir a divulgação efetiva do seu aplicativo.
Conclusão
Como você pôde perceber, criar um aplicativo de mobilidade não é tão complicado como parece, e você pode ter ótimos resultados empreendendo nessa área, mesmo não conhecendo muito sobre o que é desenvolvimento de software.
Você deve avaliar suas necessidades e entender se o negócio serve para você no momento. Após isso, começar a sua jornada empreendendo na área de mobilidade urbana.