Influenciadores digitais, youtubers e produtores de conteúdos. Esse tipo de profissão, que tem dominado a internet, exige muita energia e preparação, a fim de reunir um número de seguidores cada vez maior dentro do Youtube.
Pesquisar informações novas e quais são os temas que costumam interessar mais o público que te segue, além de divulgar o conteúdo e produzi-lo em diferentes formatos, são algumas das habilidades necessárias para quem vai seguir esse caminho.
Uma etapa simples, mas que muitas vezes passa despercebida, é a preparação de um cenário que tenha relação com o seu canal e conteúdo.
Dessa forma, uma boa decoração é fundamental para que os seguidores sintam ainda mais confiança no que você está falando. Veja, a seguir, algumas dicas para criar um bom cenário.
Pense em qual será a temática
O primeiro passo para montar o cenário é pensar na temática do seu canal. Quais os temas e questões mais abordados? Quais os elementos visuais relacionados a eles que ajudam a identificar a proposta do conteúdo?
Um exemplo simples é: se o seu canal é voltado para o público infantil, vale investir em um cenário lúdico e colorido, explorando texturas e outros elementos que ajudem a prender a atenção dos pequenos.
Para quem gosta de tecnologia, vale colocar alguns objetos que remetam a essa área de conhecimento, por exemplo:
- Microscópio;
- Lupa;
- Livros;
- Compasso;
- Lousa;
- Entre outros.
Conteúdos de educação exigem um pouco mais de cuidado, pois o cenário não deve concorrer com o que deve ser ensinado. Por isso, nesse caso, é recomendado preferir tons neutros e uma decoração que complementa a temática da videoaula.
Tenha atenção ao cômodo escolhido
A próxima etapa é escolher o cômodo ou espaço onde os seus vídeos serão gravados. Pode parecer um detalhe, mas a disposição do ambiente vai impactar diretamente na preparação do cenário.
Um fator importante a ser lembrado é que você não vai ser a única pessoa no momento da gravação. Quem conta com uma equipe que ajuda no preparativo e na edição do vídeo precisa dividir o espaço com eles e com todos os equipamentos.
Uma dica simples é testar o ambiente antes de gravar, posicionando os equipamentos de forma adequada e ajustando tudo o que precisa ser alterado para produzir o melhor vídeo possível.
Se o espaço for menor do que você sente precisar, vale apostar em papéis de parede para dar uma sensação de profundidade.
Cuidado com a iluminação e acústica
Outro fator relevante para preparar o espaço é tomar cuidado com a iluminação. Melhor é o cenário que possui uma boa incidência de luz — o vídeo fica ainda mais incrível se a luz for natural.
Se esse não é o seu caso, é preciso utilizar equipamentos de iluminação artificial e direcionar pontos que devem ser mais iluminados, de modo que esteja harmonioso com a composição do cenário, as cores e objetos escolhidos.
Ninguém vai acompanhar um vídeo por muito tempo se não conseguir ouvir o que está sendo falado.
Por isso, tome muito cuidado com a acústica: se o espaço tiver janela, procure fechá-la. Se, mesmo fechando a janela, o som não ficar bom, é necessário buscar equipamentos de isolamento acústico (como espumas).
Manter um canal no YouTube requer dois processos complementares: criar uma identidade (visual e de conteúdo) e, ao mesmo tempo, manter-se sempre aberto a inovações, que continuem permitindo aos seguidores identificar o canal e confiar nos conteúdos.
Um jeito simples de fazer isso é criar algumas opções de cenário e distribuí-las de acordo com as categorias de vídeos. Isso também te ajuda a organizar e segmentar os seus conteúdos.