Como cursos online farão com que seus leads se tornem muito mais qualificados e prontos para a compra

É muito importante gerar leads para o seu negócio digital e todos que estão no meio sabem disso, não é? No entanto, essa pode ser uma tarefa bem complicada se não houver um planejamento adequado.

A ideia desse texto é, além de informar, abrir a sua cabeça para uma das melhores opções para geração de leads.

O que é um “Lead”

Podemos definir “lead” como sendo a pessoa que está entre o visitante e o comprador. Visitante é aquela pessoa que acessa o seu canal de comunicação apenas visando sanar alguma dúvida ou solucionar um problema. Enquanto que comprador é a pessoa que compra algum produto oferecido pela sua empresa. 

Já os leads são pessoas que já passaram do estágio de visitante, mas ainda não se tornaram compradores. São pessoas que acessam os seus canais de comunicação frequentemente e ainda interagem em suas redes sociais, por exemplo.

No meio digital os leads são “descobertos” através de landing pages que, em suma, são páginas de conversão. A empresa em questão disponibiliza algum material valioso e, em troca, o visitante fornece alguns dados para essa empresa, como e-mail e número de celular, por exemplo.

Por que é tão importante gerar leads?

No meio digital, sem leads não há negócio que se mantenha! Em uma loja física, por exemplo, as vendas podem aumentar ou diminuir de acordo com a localidade da loja, preço médio dos produtos, facilidade de acesso, entre outras coisas. Na internet, o termômetro de vendas são os leads. Quanto maior o número de leads, maiores as possibilidades de venda.

A grande maioria das empresas usa webinars, infográficos e ebooks para gerar leads em grande escala. No entanto, esses materiais não garantem que esses leads irão virar compradores. Afinal, qual a garantia que a empresa tem que a pessoa que baixou o ebook o leu até o final?

Por isso, vamos te mostrar como gerar leads com cursos online pode ser o diferencial entre fechar um mês no azul ou, lamentavelmente, no vermelho.

Por que gerar leads com cursos online?

Em primeiro lugar, a procura por cursos online vem crescendo exponencialmente no Brasil. Pessoas procuram por essa modalidade de curso devido a flexibilidade de horários e valores mais acessíveis. Logo, você estará oferecendo algo a que as pessoas já estão ambientadas. 

Além disso, você terá a certeza de estar educando o seu visitante da maneira correta. Conforme questionamos anteriormente, quem garante que a pessoa que baixou um ebook terminará de ler o mesmo? Já com cursos online a empresa consegue acompanhar a jornada do lead, ou seja, saber exatamente quais aulas ele assistiu.

Se o seu curso, por exemplo, é composto por 15 aulas disponibilizadas em vídeo, você pode estabelecer que “alunos que ultrapassaram a aula 10 estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas”. Dessa forma você irá baratear o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e tornar a abordagem da sua equipe muito mais assertiva.

Outro fator que pesa na balança é a autoridade. Ao disponibilizar um curso online você estará mostrando para a sua audiência como você é especialista naquele assunto e como os seus produtos podem solucionar os problemas dela. Isso fará com que o visitante fique muito mais propenso a comprar com a sua empresa.

Cursos online geram leads mais qualificados

Além de acompanhar a jornada do lead e mostrar autoridade, com cursos online a sua empresa irá gerar leads muito mais qualificados. Leads qualificados são os leads que estão prontos para a compra. A partir dessa etapa, basta encaminhá-lo para o time de vendas e “correr para o abraço”. 

O processo de qualificação de leads se torna mais lento quando é feito através de email marketing ou ebooks. Não que ele seja menos eficaz, longe disso, mas os resultados demorarão mais a aparecer.

O material disponibilizado em vídeo e, até mesmo, um espaço para os alunos interagirem com o professor irá capacitar esse lead em um tempo muito menor. Ou seja, esse lead irá avançar muito mais rápido dentro do funil de vendas e, principalmente, avançará de forma orgânica.

Cursos online na prática

Não existe uma receita de bolo de como criar um curso online, até porque cada curso contém suas especificidades. No entanto, esse processo pode ser potencializado se houver planejamento e disciplina.

Primeiramente, é importante que o curso criado seja em uma área que você domina, tendo em vista que você precisa mostrar autoridade para o seu público. É preciso ter muito bem definido os assuntos das aulas e como eles serão ministrados.

Além disso, é preciso utilizar uma plataforma EAD de qualidade que irá agregar valor ao seu curso. Outro fator fundamental para o sucesso do curso é a divulgação que será feita em cima do mesmo. Seja através de redes sociais ou automação de emails, o curso precisa alcançar o maior número possível de pessoas.

O inbound marketing pode desempenhar um papel fundamental nessa divulgação. A produção de blog posts de sucesso e conteúdos de alto valor para redes sociais pode impulsionar a divulgação do seu curso. 

Normalmente os cursos online são disponibilizados de modo “aberto” quando é possível assistí-lo a qualquer momento ou “fechado” quando existe uma data limite para inscrição e participação no mesmo. Tendo em vista que o objetivo é gerar leads para a sua empresa, é aconselhável que o faça de modo “aberto”.

Conclusão

A geração e qualificação de leads é vital para o funcionamento de um e-commerce e não há como escapar disso. A criação de um curso online é um método que irá acelerar esse processo, além de torná-lo mais eficaz.

No entanto, não é aconselhável abrir mão dos métodos tradicionais como ebooks e infográficos, por exemplo. O ideal é que o lead chegue para a sua equipe de vendas pronto para fazer a compra e, sem sombra de dúvidas, cursos disponibilizados em vídeo irão impulsionar esse processo.

Quanto mais assertiva for a abordagem do seu time comercial, maiores serão os números da sua empresa.

Esperamos que esse texto tenha aberto a sua cabeça em relação a criação de cursos online para gerar leads. Caso tenha ficado alguma dúvida nos escreva e responderemos o mais rápido possível. Até a próxima!

 

Texto escrito por Christian Aguilera, redator do time de marketing da EADBOX. Publicação em parceria com a EADBOX