Vivemos um momento de intensa e rápida transformação digital. A cada dia que passa, mais processos que antes eram exclusivamente analógicos passam a acontecer no mundo digital.
E não basta simplesmente estar presente nesses ambientes, é necessário sempre se atentar às tendências e novidades que acontecem a todo momento.
Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode ser uma excelente opção para muitas empresas. Veja como escolher a melhor agência e alavancar seus resultados.
O que uma agência de marketing digital pode fazer pela sua empresa?
São diversos os serviços de marketing que uma agência pode oferecer para sua empresa. Desde a criação das personas a planejamentos e serviços como Inbound Marketing, Gestão de Redes Sociais ou Performance, por exemplo.
Inbound marketing é uma abordagem que se concentra em atrair clientes potenciais para a empresa, em vez de abordá-los diretamente com mensagens de vendas.
Em vez de interrupções como anúncios invasivos, busca criar conteúdo relevante e útil que atraia a atenção das pessoas, tornando-se uma fonte de informação confiável e de interesse para o público-alvo.
As táticas de inbound marketing incluem SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing, automação de marketing, entre outros.
O serviço de gestão de redes sociais é um conjunto de estratégias e atividades que têm como objetivo gerenciar a presença da marca nas redes sociais.
Essa gestão envolve a criação de conteúdo, interação com os seguidores, monitoramento e análise de métricas e resultados, bem como a otimização da estratégia de mídia social para atingir os objetivos de negócios.
Os profissionais criam conteúdo relevante e atraente que chama a atenção dos seguidores da marca, ajudando a construir uma comunidade online em torno dela.
Os gestores de redes sociais também analisam as métricas de desempenho para avaliar o sucesso das campanhas e ajustar a estratégia, conforme necessário.
O serviço de performance oferecido por uma agência de marketing digital acontece quando especialistas conduzem os investimentos em publicidade nos buscadores, como Google e Bing, por meio de campanhas focadas nos objetivos do cliente.
Esses profissionais operam os recursos investidos otimizando as campanhas e fazendo com que a marca seja vista por mais pessoas nas redes sociais, através de uma divulgação mais eficiente.
O resultado, quando a equipe que guia as campanhas é qualificada, é o aumento nas vendas e receita, como retorno do dinheiro investido.
Além disso, os profissionais de marketing saberão avaliar a efetividade de suas estratégias, através da análise das métricas mais importantes para cada uma delas, alinhadas com as metas da sua empresa.
Dentre as vantagens de contar com o suporte de uma agência está o fato de que ela dispõe de profissionais especializados, que saberão indicar a melhor estratégia para seu empreendimento.
Uma agência experiente, que atende clientes de nichos variados e trabalha com diversos tipos de demandas e problemas levados por eles, consegue lidar melhor com os desafios que sua empresa possa estar passando.
Mas, é preciso ter sabedoria na hora de escolher uma agência. Alguns pontos importantes antes de fechar negócio:
- Defina objetivos;
- Comece a pesquisar agências;
- Peça para ver os últimos resultados das agências;
- Avalie tempo de mercado;
- Verifique a equipe da agência;
- Evite agências “faz tudo”.
Defina objetivos
Antes de ir em busca da agência ideal para o seu negócio, é preciso ter bem definidas as necessidades da sua marca. É necessário ter bem claro quais são as metas que sua empresa deve alcançar em curto, médio e longo prazo.
Isso ajudará a filtrar adequadamente quando você for iniciar a sua busca por uma agência. Decida seu orçamento, mas o mais importante, entenda por que você deseja contratá-la é o primeiro passo.
Você pode querer introduzir um novo produto ou serviço ou talvez seu objetivo seja essencialmente construir sua presença online. Para cada objetivo há caminhos possíveis a serem traçados, por isso é importante tê-los bem definidos.
Comece a pesquisar agências
Quando começar a procurar, você poderá se perder na quantidade de agências que irá encontrar. A oferta é grande, mas é preciso procurar por aquelas que forneçam o(s) serviço(s) desejado(s).
É importante que os seus objetivos em termos de volume também estejam alinhados com a agência que você escolher. Quando entrar em contato, deixe claro esses objetivos.
Peça para ver seus últimos projetos e resultados
Solicite um portfólio ou cases de sucesso com trabalhos e projetos recentes e seus respectivos resultados. Isso mostrará se a agência tem mesmo capacidade de atender sua empresa.
É importante escolher uma agência que ofereça uma estratégia adequada, um plano específico e um resultado direcionado dentro do que você almeja.
Os cases de sucesso ajudam a mostrar como uma agência de marketing digital levou um projeto ou empresa do ponto A ao ponto B e, além dos resultados, é possível avaliar em quanto tempo isso ocorreu.
Conhecer casos reais dá mais informações sobre como a empresa atua e se ela está ou não preparada para o desafio específico do seu projeto.
Avalie o tempo de mercado
Em 2022 a pesquisa Censo da Agências, produzida pela Operand revelou que cerca de 35% das agências têm até 5 anos de vida.
Avaliar o tempo de mercado da agência irá ajudar a determinar seu nível de experiência, e permite avaliar se ela estará preparada para possíveis desafios que possam vir a surgir.
As empresas mais antigas, via de regra, passaram por mais momentos difíceis e precisaram enfrentar problemas diversos e sobreviveram.
O fato de estarem há muito tempo no mercado demonstra também que elas estão aptas a acompanhar as mudanças frequentes que acontecem o tempo todo no mundo digital.
Verifique a equipe da agência
É importante conhecer a equipe e verificar se eles têm as habilidades necessárias para gerenciar suas campanhas de marketing digital.
Isso pode incluir especialistas em SEO, publicidade em mídia social, conteúdo e design, por exemplo.
Evite agências “faz tudo”
Se a agência promete sucesso absoluto em todas as áreas de atuação, ela provavelmente não está sendo realista. Uma agência que diz executar todos os tipos possíveis de serviço, em geral oferece um atendimento mediano.
É melhor optar por agências totalmente especializadas em áreas específicas. Quando se trata de marketing digital, será eficaz trabalhar com agências especializadas em suas necessidades, em vez de escolher agências que prometem cobrir todos os problemas que surgirem.
Embora o marketing digital possa parecer fácil para quem não está no setor, a criação de conteúdo, a análise da concorrência e a capacidade de atingir seu público-alvo com a abordagem certa são práticas muito mais complicadas do que parecem.
Além disso, as estratégias sempre mudam à medida que novas tendências de marketing digital surgem.
Outra escolha que pode vir a se tornar um problema é contratar o que é popularmente conhecido como “eugências”, agências formadas por uma pessoa só.
Isso pode afetar a qualidade final das entregas, já que é difícil apenas uma pessoa ser especializada em todas as áreas do marketing, portanto, algum ponto poderá ficar a desejar.
Além disso, se sua empresa tem planos de expansão, uma “eugência” pode não conseguir oferecer o suporte necessário e pode ser preciso trocar de agência em um curto período de tempo.
Quando trocar de agência?
Contratar uma agência de marketing digital é um passo importante para qualquer empresa que busca crescer e expandir sua presença online. No entanto, em determinado momento, pode ser necessário avaliar se a agência atual está atendendo às expectativas e se é hora de buscar uma nova parceria. Veja alguns sinais que indicam que é hora de trocar de agência de marketing digital:
Falta de resultados
Se a sua agência atual não está entregando os resultados esperados, é hora de avaliar se ela está utilizando as estratégias corretas e se está investindo tempo e esforço suficientes para atingir as metas definidas.
Falhas de comunicação
Uma agência de marketing digital eficaz deve manter uma comunicação clara e frequente com seus clientes. Se a comunicação é irregular ou inexistente, pode ser um sinal de que a agência não está dando a atenção necessária para a sua empresa.
Problemas com a transparência
É importante que a agência de marketing digital seja transparente em relação às ações executadas, aos resultados obtidos e aos investimentos realizados. Se há falta de transparência em algum desses aspectos, é necessário avaliar se a agência está sendo honesta e se está tomando as decisões corretas.
Valores não alinhados aos da sua empresa
Se a agência não compartilha dos mesmos valores e princípios que a sua empresa, pode ser difícil manter uma parceria saudável e produtiva.
Falta de atualização
O mundo do marketing digital está em constante evolução e mudança. Se a agência contratada não está se atualizando e utilizando as melhores práticas e ferramentas disponíveis, pode ser o momento de buscar uma agência mais atualizada com relação ao mercado.
Um mundo de possibilidades
O marketing digital oferece muitas possibilidades e uma agência certamente poderá fazer com que sua empresa alcance os melhores resultados que as ferramentas disponíveis têm a oferecer.
Através dele, é possível manter um relacionamento próximo e a conexão com seus clientes por meio de estratégias de inbound marketing, por exemplo.
Pelas campanhas pagas, profissionais capacitados saberão a maneira mais adequada de conduzir seus investimentos gerando lucros e evitando possíveis perdas.
Já a gestão de mídias sociais é um serviço praticamente obrigatório em um mundo cada vez mais conectado. Seja qual for o serviço de marketing necessário, considere contar com o apoio de uma agência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Cryah Agência Digital, empresa premiada que há mais de 12 anos trabalha com marketing digital.