Como estimular a inovação nas empresas

Sustentando as pequenas mudanças que facilitam o dia a dia e os projetos incríveis que revolucionam mercados, a inovação nas empresas é um pilar central para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização.

Para explorar o seu potencial, criatividade e inspiração devem ser combinadas a processos de gestão bem definidos, que transformem a inovação em parte do cotidiano das empresas.

O que é a inovação nas empresas?

Inovação nas empresas é o uso de tecnologias e métodos para aperfeiçoar o seu desempenho. Ela pode estar presente em várias frentes, como na:

  • Criação;
  • Melhoria dos produtos;
  • Gestão de processos internos;
  • Entre outros.

Seus objetivos também são diversos, gerando valor para a organização ao fortalecer sua marca, aumentar a receita, promover a eficiência, e assim por diante.

Uma empresa inova toda vez que planeja ou implementa mudanças, mesmo que pequenas. 

É fácil ver a inovação nos produtos que revolucionam mercados, mas ela também está presente quando um colaborador descobre como economizar tempo ao preencher relatórios, por exemplo.

Negócios inovadores percebem e incentivam esse movimento, recompensando os profissionais que contribuem para o avanço da organização. 

Eles estimulam um ambiente e uma mentalidade favoráveis à criatividade, coletando dia após dia os benefícios da inovação nas empresas.

Tipos de inovação

Existem várias maneiras de catalogar a inovação e suas muitas possibilidades. Uma das divisões mais bem aceitas e utilizadas é a do Manual de Oslo, que trabalha com quatro segmentos:

1. Inovação de produto

Aqui o foco está na melhoria dos produtos e serviços atuais, ou no lançamento de novidades que atendam aos interesses do mercado. 

A inovação nas empresas tende a passar muito por essa área, já que seus resultados costumam ser muito visíveis: o produto faz sucesso, ou não.

A inovação acontece em muitas escalas – da construção de um modelo inteiramente revolucionário ao acréscimo de funcionalidades discretas em produtos já existentes.

Os gestores podem estimular o ritmo da inovação nas empresas investindo em pesquisas de mercado, processos de brainstorming ou desenvolvimento de protótipos, por exemplo.

2. Inovação de processo

Nessa abordagem, o objetivo é aperfeiçoar o modo como as coisas são feitas, seja na construção de um produto ou nas áreas de gestão do negócio. 

Ela pode criar um novo processo seletivo, aperfeiçoar o sistema de pagamentos, implementar um modelo inovador de atendimento ao público, e assim por diante.

3. Inovação de marketing

Dedicada aos modelos de oferta e atração do consumidor, a inovação de marketing vai muito além das campanhas interessantes geradas pela empresa. 

Ela pode trabalhar com o posicionamento da organização, a entrada em novos mercados, o modelo de vendas, entre outros.

4. Inovação organizacional

Aqui, as mudanças têm como objetivo o aperfeiçoamento da estrutura mantida pela empresa, considerando ferramentas de gestão, modelos de comunicação interna, abordagem de parceiros e fornecedores, entre muitos outros pontos.

Num certo sentido, o estímulo de atividades que promovam a inovação nas empresas pode ser considerado um tipo de inovação organizacional, já que ao fazer isso a organização está mudando sua própria essência e dando espaço a uma nova abordagem.

Além de considerar as múltiplas áreas do negócio, uma gestão da inovação eficiente também vai observar as diferentes escalas nas quais ela acontece:

Inovação Radical

Nesse modelo as transformações são mais evidentes, com alto impacto nos resultados da empresa. É o que acontece quando ela desenvolve um novo produto, leva seu portfólio para um novo mercado, ou adota um modelo diferente de comunicação interna, por exemplo.

Inovação Disruptiva

Aqui temos mudanças de impacto muito amplo, tanto para a empresa quanto para consumidores, parceiros e competidores. 

A inovação disruptiva gera soluções que substituem o modelo anterior, podendo criar novos mercados ou levar a empresa ao domínio de um segmento já existente.

Inovação Incremental

Acontece a partir de pequenas mudanças, espalhadas por todos os setores da empresa. É importante que os colaboradores recebam alguma autonomia para dar velocidade a esse processo. 

Cada inovação incremental tende a ser de baixo impacto, mas no seu conjunto elas permitem que o negócio se mantenha atualizado e competitivo.

Como estimular a inovação

Para estimular a inovação nas empresas é crucial envolver os colaboradores, implementando um processo de gestão que possa acompanhar e apoiar as iniciativas.

Tenha um software de gestão da inovação

Oferecer autonomia e descentralizar os projetos é fundamental para acelerar a inovação nas empresas, mas não significa deixar de acompanhar e interferir nas iniciativas. 

O equilíbrio entre dar espaço e conferir o desenvolvimento das ideias é o que vai garantir um processo consistente de inovação para o seu negócio!

Um software de gestão da inovação é o lugar ideal para organizar, discutir e selecionar as ideias, sem criar burocracias que desanimem os colaboradores. 

Por meio dessa ferramenta, os profissionais podem lançar propostas de onde estiverem, e os colegas ou gestores podem comentar de modo automático, evitando reuniões desnecessárias ou a perda de ideias valiosas, por exemplo.

Crie um programa de intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é a criação de projetos dentro da organização, favorecendo profissionais que desejam empreender sem perder o potencial dessas ideias. 

Ter um programa capaz de selecionar as melhores ideias, usando critérios objetivos, além de investir conforme o potencial de cada uma, é garantir que a inovação se torne uma prática contínua. Antes de mais nada, é importante afirmar o potencial criativo da sua equipe. 

Diversos colaboradores acompanham tendências em suas áreas de atuação, e podem acabar lançando as próprias startups, ou buscando uma organização que dê suporte ao seu espírito empreendedor. Ao invés de tê-los como competidores, por que não aproveitar esse potencial?

Capacite as lideranças

Embora a inovação consistente dependa de todos, os líderes são peças-chave nessa abordagem. 

Eles podem ser os principais obstáculos às ideias dos colaboradores, se não estiverem bem preparados, ou podem até mesmo multiplicar o potencial inovador da empresa, se contarem com as ferramentas e a mentalidade correta.

Habilidade para selecionar boas ideias, apontar defeitos de uma forma que estimule os profissionais e trazer novos recursos para as iniciativas de sua equipe, por exemplo, são diferenciais de líderes que impulsionam a inovação. 

Com essa capacitação, eles irão remover as barreiras no caminho do time, ao invés de criá-las.

Conclusão

Estimular a inovação nas empresas tem um valor fundamental para qualquer negócio que busca ser competitivo, mas como vimos, isso não depende apenas das grandes ideias que revolucionam mercados. 

É possível inovar de várias formas, e apontar toda a empresa nessa direção é o caminho mais rápido para ter ótimos resultados. Esse movimento se torna mais simples com o apoio de outras organizações inovadoras, e das soluções criadas por elas. 

As ferramentas certas trazem eficiência e permitem automatizar diversas tarefas, liberando tempo para você se concentrar nas pessoas e nas ideias que elas trouxerem. 

Artigo elaborado pela equipe da AEVO, empresa especialista em gestão da inovação e estratégia.