Temos visto que as mudanças no mundo são muito rápidas, em todos os setores. Na maneira de gerir pessoas também não é diferente. A relação de “chefe e empregado” não cabe mais no mundo corporativo, mas a de liderança e liderado.
Muito menos aquele tipo de gestão “eu mando e você obedece”. Hoje há diversos tipos de modelos de gestão e ter uma liderança positiva para sua equipe de trabalho é essencial.
Liderar não é uma tarefa fácil e as atitudes que são tomadas têm consequências imediatas. Veremos ao longo deste artigo o que é ser um líder, diferença entre chefe e líder, tipos de lideranças, os benefícios de uma liderança positiva e a liderança positiva para as empresas.
O que é ser um líder
O ex presidente americano Abraham Lincoln disse: “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Faz muito sentido quando vemos que a liderança tem como uma de suas premissas, extrair o máximo e o melhor de cada liderado.
Ser um líder pode ser um dom com o qual algumas poucas pessoas nascem, mas também pode ser desenvolvido exercitando e trabalhando algumas habilidades e qualidades, como persuasão, visão estratégica, percepção de riscos, perseverança e criatividade entre outras.
Extrair o máximo dos seus liderados: como falamos acima, é uma das atribuições de um líder e é uma tarefa complicada, pois o liderado tem que confiar em seu líder e entender, acima de tudo, que mesmo que não goste de realizar determinada função ou tarefa, tem potencial para realizá-la com eficiência.
Potencializar qualidades e minimizar pontos fracos: é um outro desafio de um líder para com seus liderados. O líder que consegue transformar seu liderado em um profissional melhor, pode ser considerado um profissional de referência.
Delegar tarefas: confiar em seus liderados é primordial neste tipo de processo porque enquanto você se compromete com outros tipos de atividades, você confia a seus liderados tarefas do dia a dia e atribuições mais complicadas que eles podem exercer sem problema.
Buscar a evolução constante: a evolução constante é algo que todo grande líder deve buscar, até para engrandecimento pessoal, profissional e para melhora da sua equipe de trabalho. O líder mostrar aos liderados que está buscando melhorar em prol da equipe, os incentiva a buscar o crescimento profissional.
Comunicação: a comunicação é essencial em todos os setores. O líder saber se comunicar diretamente, com desenvoltura, passando suas ideias e tarefas de maneira clara é muito importante para que o grupo de liderados assimile suas diretrizes e realize o trabalho com eficiência.
Estar sempre presente: ser um líder presente para o seu grupo de liderados é mostrar, não só que se importa com seu grupo de trabalho, mas uma maneira de passar confiança para os liderados. “Estou aqui, contem comigo”. Além disso, aumenta a moral e confiança do grupo.
Assumir riscos e falhas: um líder arrojado, que tome decisões arriscadas precisa entender que há consequências em suas decisões e diante dessas consequências, deve aceitá-las. Aceitar e aprender para melhorar a performance é habilidade única de resiliência.
Estimular o debate e entender seu poder de decisão: o debate entre os liderados, a fim de solucionar problemas ou de criar novidades para a empresa, ou até para o próprio grupo, deve ser estimulado pelo líder. Mais que isso, saber que o poder de decisão dele tem um peso nesses debates e reuniões com a sua equipe de trabalho.
Confiar nos liderados e ter a confiança dos mesmos: confiança é a base de qualquer relação e quando se tem, o trabalho flui melhor e a produtividade é maior.
Outro ponto a ser discutido que vem em consequência da confiança é a liberdade. É natural um líder dar liberdade para seus liderados desempenharem seus papéis dentro da empresa e quando isso acontece, a equipe como um todo adquire uma sintonia de trabalho muito grande.
Feedback é sempre bem-vindo: para os liderados, nada melhor que um feedback do trabalho feito, desde que seja um feedback construtivo, que o incentive sempre a melhorar e buscar o aperfeiçoamento. O liderado se sente mais valorizado e o líder mostra que pode contar com o comprometimento e dedicação do liderado.
Diferença chefe x líder
A diferença entre chefe e líder é sempre um debate complicado. Muitas vezes, chefes se acham líderes e na verdade não o são, devido a diversas atitudes e certos comportamentos que não os credenciam para tal.
Frank Roosevelt disse algo sobre a diferença entre líder e chefe: “As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.”. Com base neste pensamento, veremos as diferenças entre líderes e chefes.
Ser autoritário e centralizador: são características de um chefe e, infelizmente, é mais comum do que gostaríamos. Quando o chefe só manda, sem ao menos pensar por que aquele funcionário não desempenha bem aquela tarefa, ou não pensa no coletivo, é um indicativo que não é um líder.
Ele acha que seus funcionários devem acatar suas ordens independente se é a função do subordinado ou não. O chefe restringe as ações e tomadas de decisões que poderiam ser exercidas pelos funcionários, deixando-as com o próprio chefe ou poucas pessoas que sejam de hierarquia superior aos funcionários.
O chefe não lidera, ele impõe suas ordens e tende a comandar seus subordinados, é uma diferença bastante considerável.
Eu acerto, vocês erram: assumir a responsabilidade pelos erros da equipe é uma característica muito evidente em um líder, mas o chefe só assume os louros dos bons resultados e impõe a equipe a responsabilidade pelos maus resultados.
Alheio ao clima de trabalho: para um chefe tanto faz como está o ambiente de trabalho, não possui empatia junto aos seus subordinados. Para o chefe só importa o resultado. O chefe é temido pelos seus subordinados, não dá abertura para o diálogo. Sempre está ocupado.
Ainda possuímos diversos chefes no mercado de trabalho. São pessoas ultrapassadas, alheias a evolução dos processos de gestão de pessoas e pouco se importam com mudanças. É muito fácil perceber a diferença de um líder para um chefe e é bom estar atento em seu ambiente corporativo para saber lidar com ambos.
Tipos de lideranças
Há alguns tipos de lideranças que são praticadas no mundo corporativo e todas elas têm diferenças e resultados diferentes perante as equipes de trabalho. Em todo caso, é necessário que o líder seja positivo em todas elas. Veremos sobre ser um líder positivo mais a frente.
Líder pelo exemplo: quando um líder é seguido pelo o que representa, dedicação, conhecimento ou maneira de trabalhar, dizemos no mundo dos negócios que ele é um “líder pelo exemplo”. E pode-se dizer que todos os tipos de liderança abaixo também são por exemplo.
Democrático: esse tipo de líder é aberto ao diálogo, gosta de envolver toda a equipe para que tenham voz ativa em todo processo de decisão. Estimula o bom relacionamento entre a equipe, priorizando o ambiente corporativo ideal para que as ideias criativas “floresçam”, bem como para que a moral e motivação da equipe sejam as melhores possíveis.
Liberal: é o líder que dá toda a liberdade para a equipe. Não quer dizer que ele não esteja presente, ou algo do tipo, mas sim que este tipo de líder assume que a equipe é madura o suficiente para assumir as tarefas e portanto não precisa de acompanhamento constante. O líder atua em ocasiões que realmente é necessário e de acordo com suas responsabilidades.
É necessário um bom nível de conhecimento da equipe para identificar que este tipo de liderança é a mais eficaz. Conhecer todos os integrantes da equipe a fundo, suas personalidades, métodos de trabalho e etc, é essencial para que o líder liberal tenha sucesso.
Situacional: como o nome diz, a liderança situacional é aquela que é adaptada de acordo com as situações. De acordo com a situação, o líder toma decisões baseadas na personalidade, maturidade e motivação dos liderados. Saber em qual estágio de maturidade e motivação seus liderados estão é essencial neste tipo de liderança.
Grupo 1: os liderados são inexperientes e não possuem competência;
Grupo 2: os liderados possuem pouca experiência, mas são motivados;
Grupo 3: os liderados possuem bastante experiência, porém desmotivados
Grupo 4: os liderados possuem bastante experiência e estão motivados
Portanto, para cada tipo de liderado, há uma maneira diferente de lidar.
Grupo 1: o líder trabalhará como um guia ou tutor para este tipo de grupo, já que a prioridade é capacitá-los e treiná-los de acordo com as tarefas do dia a dia até que se sintam confortáveis com as mesmas.
Grupo 2: para este grupo, o líder precisará orientar seus liderados, pois os mesmos precisam ganhar mais experiência e se ambientar com as tarefas diárias.
Grupo 3: no terceiro grupo, o líder será mais uma espécie de incentivador. Lembrando que neste grupo os liderados já possuem experiência, mas estão desmotivados, e uma maneira de lidar com estes liderados é incentivando-os e passando segurança.
Grupo 4: o líder terá que estimular novos desafios para os liderados. Novas responsabilidades e tarefas são necessárias para este grupo. É o momento de desenvolver novas habilidades e adquirir novas responsabilidades.
Psicologia positiva da liderança
Antes de entrar no assunto principal, precisamos entender o que é psicologia positiva, pois é nela que a liderança positiva é baseada.
Basicamente, a psicologia positiva é o estudo científico do que faz a nossa vida feliz e claro, o que não faz a nossa vida feliz. Um dos preceitos é esse: estudar forças e fraquezas. Segundo o criador Martin Seligman, que passou anos estudando e desenvolvendo uma teoria que ele chamou de modelo PERMA, este modelo possui cinco elementos que são a base para uma vida mais feliz:
- Positive emotion (emoções positivas);
- Engagement (engajamento);
- Relationship (relacionamentos);
- Meaning (significado);
- Accomplishment (realizações).
Para melhor entendimento, os focos da psicologia positiva são:
- Experiências positivas (felicidade, alegria, inspiração e amor);
- Estados e traços positivos (gratidão, resiliência e compaixão);
- Instituições positivas (aplicação dos princípios positivos dentro das organizações e instituições)
Estes preceitos básicos deram forma a liderança positiva, que vem sendo bastante utilizada por líderes do mundo inteiro.
A liderança positiva
Como vimos anteriormente, a liderança positiva é baseada na psicologia positiva, portanto, a liderança positiva foi uma solução encontrada para otimizar o bem-estar e o modelo PERMA – criado por Martin Seligman – no meio corporativo.
A pessoa que exerce a liderança positiva pensa sempre no coletivo, em como potencializar as competências da sua equipe profissional, em busca dos melhores resultados.
Para ser um líder positivo é necessário ter a mente aberta e um bom nível de entendimento do seu grupo de trabalho para que consiga extrair deles, não só os melhores sentimentos, mas como aplicar esses mesmos sentimentos no dia a dia com uma mentalidade positiva que seja duradoura.
O líder positivo prioriza, também, que o ambiente de trabalho seja próspero, agradável e propício à criatividade, deixando o profissional a vontade para desempenhar suas funções.
A liderança positiva utiliza as emoções positivas como base para felicidade dos liderados, de modo que o indivíduo possua um padrão de pensamento positivo. Logo, este tipo de liderança busca potencializar os bons aspectos em cada liderado.
Porém, isto não significa que ela ignora os pontos negativos nas empresas. Pelo contrário, a liderança positiva busca trabalhar com os liderados a melhor maneira de encarar estes problemas. Como vimos acima, a base da liderança positiva – a psicologia positiva – trata das forças e fraquezas, logo, levar em consideração os pontos negativos das empresas faz muito sentido.
No início deste artigo, vimos o que é ser um líder e os princípios básicos da liderança, como: a confiança que é a base de todo relacionamento, seja pessoal ou profissional; as diferenças entre chefe e líder; os tipos de liderança que hoje são exercidas; a base da liderança positiva – a psicologia positiva, e claro, falamos sobre a liderança positiva, nosso assunto principal.
Portanto, a liderança positiva é um novo método que veio auxiliar os líderes para que mantenham seus times trabalhando em harmonia e que esses líderes possam extrair o máximo de seus liderados. Pode ser combinada a todos os tipos de liderança que hoje são exercidas no mundo corporativo e é o que os líderes têm buscado.
Aliar um método que potencialize os pontos positivos dos liderados e que priorize o ambiente de trabalho a um tipo de liderança é uma boa combinação. Todos se beneficiam: empresas, líder, liderados e os resultados certamente serão mais satisfatórios no geral.