Como fazer café no método de infusão? Há diferença entre ele e o preparo tradicional?

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, e o que não faltam são técnicas para prepará-lo. Cada um desses modos de preparo tem suas peculiaridades e influencia no sabor final da sua bebida.

Um desses métodos é a infusão, que é a mesma técnica utilizada, por exemplo, para preparar chás. Ou seja, o pó fica algum tempo em suspensão na água, que extrai dele suas propriedades. Essa é uma das melhores maneiras de ressaltar as propriedades de um café de qualidade.

Quem gosta desse método garante que ele deixa o café mais aromático e encorpado. Isso tem a ver com o tempo de extração da bebida, que costuma ser um pouco mais lento que o convencional, no coador, por exemplo. 

Na infusão, o pó costuma ficar por mais minutos em contato com a água. Existem várias maneiras de se preparar o café por infusão, variando o equipamento utilizado e o tempo de processo. A seguir, você vai conhecer algumas das opções mais populares.

Prensa Francesa

Para esse método você vai precisar de um equipamento específico, que consiste em um cilindro de vidro com um êmbolo e um filtro de malha metálica. Por ser fino, esse tipo de filtro permite que os óleos essenciais do grão passem para a bebida, por isso o sabor e o aroma são ressaltados.

Nesse método você coloca o pó no fundo da prensa e em seguida acrescenta a água quente (pouco antes de levantar fervura, a cerca de 90ºC). Então, é recomendado mexer com uma colher para misturar o pó e a água e deixar descansar por cerca de quatro minutos.

Após o tempo de infusão, é só pressionar lentamente o êmbolo, que separa os resíduos de pó da bebida. O ideal é utilizar uma moagem um pouco mais grossa.

Cold Brew

Esse é um método de infusão bastante diferente do convencional, porque nele o café é passado a frio. Por não ter contato com a água quente, esse é um método que precisa de tempo, ou seja, o pó fica em contato com a água por longas horas, pelo menos 12.

O ideal é escolher um grão de moagem mais grossa e mistura-lo à água numa proporção de 1 para 4. Depois, você deve mexer, tampar o recipiente e deixá-lo descansando pelo período desejado. Ao final do processo, a mistura precisa ser passada em um coador, de papel ou pano.

Durante esse período, a bebida costuma perder alguns óleos essenciais e também boa quantidade de cafeína, o que a torna ideal para quem quer maneirar no estimulante. O café preparado no cold brew é perfeito para o preparo de drinks, pois tem sabor bem acentuado.

Pressca

A pressca se parece um pouco com a prensa francesa: você coloca o pó no fundo da cafeteira, acrescenta a água quente, mexe, deixa descansar e pressiona o êmbolo, que separa os resíduos de pó da bebida final.

O equipamento portátil foi inventado por um brasileiro e também garante um café encorpado e com características sensoriais ressaltadas.

Clever

O clever é um porta-filtro bem parecido com os convencionais, com o diferencial de uma válvula que bloqueia a passagem da água e, consequentemente, faz com que ela fique mais tempo em infusão com o pó. 

O método ainda é uma novidade, mas seus resultados têm feito sucesso. Com ele é possível fazer desde um café mais leve (com menor tempo de infusão) até um mais encorpado (com mais tempo), garantindo:

  • Sabor;
  • Facilidade;
  • Aroma;
  • Textura;
  • Entre outros pontos.

Para preparar o seu café com esse método, o ideal é escaldar o filtro antes. Em seguida, adicione o pó e a água, com a válvula fechada. Depois do tempo desejado, acione a válvula e deixe o café coar normalmente.