renda extra internet

Como fazer renda extra na internet? As melhores opções.

Segundo a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, os brasileiros passam cerca de 9 horas diárias on-line. E se você usasse esse tempo para fazer uma renda extra na internet?

Para te ajudar, separamos algumas dicas  para ganhar dinheiro e complementar os seus ganhos.

Boa leitura! 

Preste serviços como freelancer

Uma das maneiras de conseguir uma renda extra na internet é prestando serviços como freelancer. Se você arrasa na escrita , desenha bem  ou sabe programar, por exemplo, pode receber uma remuneração por fazer serviços pontuais.

O mais interessante é que, diferentemente de um trabalho formal, você pode trabalhar quando quiser, precisando apenas respeitar o prazo de entrega combinado com os clientes, bem como outros direcionamentos previamente informados.

A depender da sua expertise e da demanda do mercado, você poderá ganhar uma graninha razoável  pelos serviços prestados. Afinal, não é à toa que muitas pessoas trabalham como freelancers em período integral.

Como se dar bem sendo freelancer?

Uma dica para se dar bem no mundo freelancer é investir em qualificação. Por exemplo: mesmo que você seja ótimo em desenhar ou em bolar artes para as redes sociais, ter um curso de design no currículo poderá lhe abrir muitas portas.

Além disso, é interessante trabalhar em seu networking, fazendo contatos com outros profissionais do ramo ou com pessoas que atuam em organizações que necessitam dos serviços que você oferece.

Se você quer conhecer alguns exemplos de como ganhar dinheiro sendo freelancer, assista ao vídeo abaixo e confira algumas profissões interessantes para investir:

https://youtu.be/ZWCsgKKKSXI?si=pU6-pTlrRTBf9ESW

Use sites de cashback

Outra maneira de conseguir um pouco de dinheiro no fim do mês é utilizando sites de cashback. Essa funcionalidade atua da seguinte maneira: ao fazer uma compra por meio do app ou do site da plataforma, você recebe de volta uma porcentagem do valor pago na compra do produto ou serviço.

Esse serviço é possível porque existe uma parceria entre a plataforma de cashback e as empresas, o que dá aos consumidores a chance de economizar ao comprar on-line.

Além do dinheiro a ser devolvido, muitas plataformas que oferecem essa funcionalidade contam com cupons de desconto, que podem ser aplicados às compras e resultam em uma economia ainda maior.

Como escolher o melhor site de cashback?

Para escolher uma plataforma de cashback confiável, verifique nas redes sociais, sites de reclamações ou visite a página da empresa no Google Maps buscando feedbacks de pessoas que já utilizaram esse serviço. Dessa forma, você descobrirá se o site cumpre realmente o que promete.

Outro ponto a se analisar é a variedade de lojas parceiras. Dessa maneira, você poderá  comprar em lojas que também oferecem bons preços, sem a necessidade de ficar “refém” das plataformas de cashback.

E, claro, a porcentagem de cashback oferecida é um fator a se considerar. Verifique quais plataformas oferecem as melhores devoluções para cada loja ou segmento. (dica: você pode criar contas em mais um site e  aproveitar os melhores descontos!)

Participe de um programa de afiliados

Uma estratégia que pode ser muito eficiente para conseguir um ganho extra on-line é participando de programas de afiliados. A ideia é que você divulgue produtos ou serviços de empresas parceiras, ganhando uma comissão por venda feita.

Muitos usuários que contam com blogs, canais no YouTube ou perfis nas redes sociais divulgam links de afiliados para seus seguidores que, por sua vez, podem ganhar cupons de desconto em suas compras.

Uma das vantagens de atuar como afiliado é que o usuário pode escolher os produtos e serviços que quer divulgar, selecionando aqueles que façam  sentido para  o seu público ou que sejam confiáveis.  

O que eu preciso saber para me tornar um afiliado?

O primeiro passo é escolher o nicho que pretende atuar. Escolha um que faça sentido com o conteúdo que você publica na internet, bem como os gostos dos seus seguidores. Dessa forma, você terá mais chances de vender.


A escolha da plataforma de afiliados ou marketplaces com a qual você deseja trabalhar também é importante. Opte por aquela que ofereça segurança, tenha boas avaliações e que conte com uma grande diversidade de produtos e serviços a serem ofertados.

Vale a pena estudar as taxas que serão cobradas, bem como o modelo de receita utilizado pelo site. Dessa maneira, você poderá avaliar se vale a pena trabalhar com esta organização ou se existem opções com uma melhor remuneração.

Crie e venda cursos on-line

Uma ótima forma de conseguir uma renda extra on-line passivamente é criando e vendendo cursos on-line. Essa é uma excelente maneira de divulgar os seus conhecimentos em um tema específico para muitas pessoas, e ainda ganhar dinheiro com isso.

Uma grande vantagem de ofertar aulas é a sua escalabilidade: você pode gravar as suas aulas apenas uma vez, porém você poderá revender muitas “cópias”, podendo ser acessado por um número infinito de pessoas de qualquer lugar do mundo.

Além disso, você ainda pode contar com o trabalho dos afiliados, que poderão divulgar o seu curso para pessoas que tenham interesse no nicho que você está lecionando, o que aumentará a sua quantidade de alunos.

Onde eu posso criar o meu curso?

Existem plataformas nas quais você pode criar e publicar as suas aulas on-line. Vale a pena apostar em plataformas que ofereçam recursos para deixar as aulas mais dinâmicas, além de uma variedade de  formas de pagamento.

Outra funcionalidade interessante que vale a pena buscar em uma plataforma de cursos é a possibilidade de fazer aulas ao vivo, de preferência com chat para que os alunos possam tirar as suas dúvidas em tempo real.

Ah, e não se esqueça dos certificados! Essa é uma forma de dar mais qualidade e profissionalismo para as suas aulas, além de ser uma maneira de motivar os estudantes a assistirem todas as aulas.

Portanto, agora você já sabe algumas maneiras de conseguir um ganho extra na internet! Escolha aquela que melhor se adapte às suas necessidades e possibilidades e mãos à obra!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.