Trabalhar com marketing é desafiador e, para alguns, complexo. Parece que existem tantos canais e tantas ferramentas que nós nunca conseguimos ter 100% de certeza de qual usar e qual é momento de cada campanha.
Na realidade, tudo pode ser muito mais simples com a criação de um bom plano de Marketing Digital.
Quer entender exatamente como fazer isso? Preparamos um passo a passo completo que te ajudará a obter sucesso nessa tarefa.
Continue esse artigo e aprenda todos os passos!
Passo a passo para criar um plano de Marketing Digital do zero
Quando falamos em um plano de Marketing Digital muita gente imagina algo complexo e cheio de etapas.
Na realidade, criar um plano pode ser algo bem mais simples e direto, mas que ajuda a conseguir resultados.
O que importa é prepará-lo para começar a aplicar estratégias de Inbound Marketing no seu negócio. Para te ajudar separamos seis passos básicos para a preparação do seu plano de Marketing Digital.
Continue lendo para conferir cada um deles.
1. Crie suas buyer personas
Qualquer tipo de plano de Marketing começa sabendo exatamente para quem vender.
Basicamente, uma persona representa seu consumidor ideal. Ela deve ser criada por meio de informações precisas sobre seus clientes.
Você pode utilizar entrevistas e pesquisas aplicadas para seu público-alvo.
Temos outra dica importante para a criação de personas: converse com quem lida com seus clientes diariamente.
Vendedores e o pessoal de atendimento são fontes valiosas de informação.
Inclua na persona os seguintes dados:
- Informações demográficas: localização, idade, renda e área de atuação;
- Informações qualitativas: objetivos, necessidades, desafios, interesses e prioridades.
Por último, crie um texto contando a história dessa persona.
Um aviso: a persona deve ser o perfil de uma pessoa real! Ou seja, deve contar uma história completa e detalhada sobre esse cliente ideal.
Vemos muita gente criando personas que são uma média dos seus consumidores.
No entanto, informações médias não são o suficiente para traçar um plano de Marketing Digital eficiente.
2. Identifique suas metas e ferramentas
Depois de conhecer muito bem sua buyer persona está na hora de identificar as metas utilizadas para o plano de Marketing Digital.
Lembre-se que, todas metas do Marketing devem estar ligadas aos objetivos empresariais.
Um negócio que quer aumentar as vendas no e-commerce em 50% no trimestre, por exemplo, precisa de metas que contribuam para isso no Marketing Digital.
Talvez seu objetivo com esse plano possa ser aumentar a geração de leads no blog em 20% ou algo similar.
No entanto, não pare depois de definir as metas.
É preciso estabelecer quais serão as ferramentas de medição utilizadas. Sem elas será impossível entender se as metas estão sendo atingidas ou o que pode ser feito no seu plano de Marketing Digital para melhorar os resultados.
3. Avalie seus canais atuais de Marketing
Outro passo essencial na elaboração do plano de Marketing Digital é fazer um levantamento dos canais de Marketing. Separe-os nas seguintes categorias:
- Mídias próprias: todos os canais que são propriedade do seu negócio (site, página e perfis das redes sociais, canais no Youtube e outros);
- Mídia de terceiros: páginas, sites e canais de terceiros nos quais você pode anunciar (guest posts, podcasts, outros sites);
- Mídia paga: veículos de anúncios que você pode utilizar (Google Ads ou Facebook Ads).
Em um plano de Marketing é possível que você precise utilizar todos esses canais para conseguir os resultados esperados ou somente um ou dois deles.
De qualquer forma você precisa conhecê-los e levantar sua eficiência para a meta proposta. Depois, basta decidir em quais trabalhar e implantar seu plano de Marketing Digital.
4. Planeje suas campanhas orgânicas
Lembra dos canais de mídias próprias que identificamos no passo anterior?
São neles que você realizará todas as suas campanhas orgânicas. Esse é o coração de qualquer bom plano de Marketing.
Crie um calendário de conteúdo orgânico para utilizar no seu negócio. Podem ser blog posts, postagens nas redes sociais ou até funis de e-mail marketing.
Tudo precisa estar dentro do seu calendário para conseguir realizar da melhor maneira!
No plano de Marketing, foque em conteúdos que têm a possibilidade de trazer retorno. Posts no blog são um bom exemplo.
Uma dica vital para esse planejamento: inclua no calendário o tema utilizado para o post e também o CTA (Chamada para Ação). Assim você conseguirá visualizar em qual etapa do funil esse conteúdo se encaixa.
5. Planeje suas campanhas pagas
Conteúdo orgânico é maravilhoso, mas ele não é o suficiente para gerar alta conversão e atingir suas metas.
Um plano de Marketing Digital precisa de campanhas pagas para funcionar. Antes de começar a planejar o que aplicar em cada canal, avalie dados passados.
É importante descobrir qual canal contribui mais para seu atual objetivo, assim você consegue focar seus investimentos.
Isso não significa que você utilizará somente um tipo de mídia paga, mas sim que poderá gastar mais dinheiro com o canal que gera mais conversões e trabalhar outros tipos de campanhas nos restantes.
6. Defina métricas e acompanhe
Conseguiu preparar todo o seu plano de Marketing Digital?
Ainda falta um último passo: definir as métricas que deverá acompanhar durante toda sua execução.
Só porque o plano está completo não significa que ele é imutável, pelo contrário. Como administrador deste plano, você deverá acompanhar cada passo e avaliar se existe necessidade de alguma mudança.
Caso perceba que o plano não está trazendo resultados ou que eles poderiam ser melhores não tenha medo. Mude, inove e trace um novo plano de Marketing Digital.
O que importa é conseguir alcançar suas metas ao fim!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Site Bem Feito, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital e outros.