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Como Fazer um Plano de Marketing Digital usando a estratégia 7×7

Você sabe como fazer um plano de marketing digital para revolucionar os seus negócios? Ainda não? Então entenda mais sobre o conceito e veja como aplicá-lo com excelência neste artigo!

Entretanto, antes é importante e necessário dizer que o marketing digital é uma ferramenta que tem mudado completamente a forma como as empresas se relacionam com os clientes da marca. 

Ele tem sido um divisor de águas na abordagem ao consumidor. Esta, que costumava ser feita de maneira tradicional, assumiu novos ares com a possibilidade de agir em meios digitais. É claro que isso não poderia dar errado.

E as pessoas que entraram pra valer nesse projeto são provas vivas de que ele dá certo.

Entretanto, todas elas são unânimes em dizer que as coisas só andam bem quando há um plano de marketing estruturado para nortear as ações.

Isso quer dizer que o marketing digital é capaz de provocar mudanças profundas nos seus negócios. Mas isso desde que o planejamento seja o carro chefe de todas as ações.

Por isso decidimos criar esse guia, para lhe explicar como fazer um plano de marketing para revolucionar os seus negócios.

Objetivos, metas e cronogramas para suas ações de marketing

O plano de marketing digital é muito importante para o seu negócio, porque nele estão contidos os passos a serem seguidos nas ações de marketing. Esses passos constituem o espírito do plano e são os seguintes:

  • Objetivos: diz respeito ao fim que se pretende atingir;
  • Metas: é o objetivo quantificado, a forma como você vai alcançar o que objetiva;
  • Cronogramas: é a organização para as ações (tempo de duração, dias e horários).

Em termos gerais, esses itens são indispensáveis para o plano de marketing porque lhe dão consistência. É por meio disso que se criará a metodologia adequada para que os avanços esperados aconteçam.

Ações descoordenadas geralmente não são efetivas

Quando as ações de marketing digital passam por um bom processo de planejamento, elas dificilmente não atingirão os resultados esperados. Contudo, o contrário é esperado se o planejamento não for feito.

Você precisa estar ciente de que cada passo dado deve ser minuciosamente pensado. O que você pretende alcançar e de que maneira vai alcançar é o que deve nortear as suas ideias.

Veja: não basta somente pensar no que você quer. É preciso pensar no que fazer para alcançar o que quer. Pense como um diretor de clínica psiquiátrica, elaborando as informações do seu site para chegar até os pacientes.

Primeiramente, ele pensa nos estímulos que vão chamar a atenção, depois disso, adiciona as demais informações. É por esse motivo que você precisa organizar o seu planejamento de marketing digital e segui-lo corretamente.

Pois dessa maneira toda a sua equipe terá um norte para se guiar na busca dos objetivos propostos.

Dicas para a elaboração do planejamento de marketing digital

Desse ponto em diante nós iremos lhe dar algumas dicas fundamentais sobre como elaborar o seu planejamento de marketing.

E para começar iremos lhe explicar como proceder a escolha dos objetivos e metas e o estabelecimento do cronograma das ações.

A definição dos objetivos do plano de marketing

São exatamente os objetivos que compõem o primeiro passo de um planejamento de marketing digital. Pois, antes de qualquer coisa você precisa saber o que espera alcançar, por exemplo:

  • Seria a captação de clientes?
  • A divulgação de um produto?
  • O aumento do tráfego no seu site institucional?
  • Afinal, o que você espera alcançar?

Nesse momento é importante conversar com os colaboradores, ouvir opiniões. E tendo um catálogo de opções, escolher quais delas são as mais importantes para serem elencadas neste momento.

Escolhendo as suas metas

Tendo definido os objetivos chega então o momento de escolher as metas. Elas são o estabelecimento do passo a passo que deverá ser rigorosamente seguido para que os objetivos sejam alcançados.

Nesse ponto é importante fazer um planejamento factível, que possa de fato ser tirado do papel. Afinal, o que você precisa mesmo é de ações.

Veja o exemplo de um depósito de materiais de construção que semanalmente posta um novo anúncio classificado para conquistar novos visitantes. Dentre outras coisas, o plano servirá para nortear essas ações.

O cronograma

Por fim, você irá se debruçar sobre o cronograma do seu plano de marketing digital. E nele deverá estabelecer a forma como as metas serão finalmente colocadas em prática. Nesse caso você irá definir tempo, dias e horários para que cada ação seja executada.

Um bom exemplo é o estabelecimento da meta de anúncios de um produto em lançamento. A empresa definirá um período de tempo em que fará a divulgação deste lançamento.

Em determinado dia e horário a propaganda começará a ser veiculada e terá um tempo definido para isso. Esse é o cronograma dessa ação.

Defina o seu público-alvo

O próximo passo de extrema relevância é a definição do seu público-alvo. Isso é importante porque é o momento de definir quem são as pessoas que a sua campanha de marketing digital espera atingir.

Com o estabelecimento do público-alvo ficará mais fácil decidir quais as estratégias adequadas a serem adotadas. Ou seja, você verá com maior clareza quais deverão ser os meios de abordagem ao cliente.

Nesse caso, o ideal é que as estratégias sejam postas em prática nos locais onde o seu público-alvo será encontrado.

A persona de marketing

A persona é um potencial consumidor que reúne todas as características do grupo que você deseja atingir (o seu público-alvo). Nesse ponto você definirá especificamente quais as características do grupo que será o alvo da sua campanha.

No planejamento de marketing digital esse processo é muito importante porque representa a chave para o estabelecimento das ações propriamente ditas. Dessa maneira a sua ação será focada e terá os melhores resultados possíveis.

Elabore as suas principais estratégias de marketing digital

Dados os passos anteriormente citados, esse é o momento de estabelecer as estratégias de marketing digital, propriamente ditas. Você já sabe qual é o seu público-alvo e onde poderá encontrá-lo.

Agora é o momento de estabelecer as estratégias a serem utilizadas. Há uma infinidade de opções nesse sentido. Você pode abordar as pessoas nas redes sociais, com banners em sites e blogs, utilizando o email marketing, com vídeos no YouTube, etc.

O importante aqui é nunca perder de vista que a melhor estratégia é aquela que atinge em cheio as pessoas que poderão se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Motive a sua equipe para as ações desenvolvidas

Embora as ações sejam de marketing digital, é importante você saber que é preciso um acompanhamento bastante próximo das ações. E isso deverá ser feito por você e pela sua equipe.

Por isso, motivar os colaboradores para se engajarem no processo é fundamental. Observe que quanto mais intensa é a ação, maior é a necessidade de acompanhar seus efeitos de perto. Porque rapidamente pode acontecer de surgirem dúvidas ou interesses.

Então, nesse caso, quanto mais depressa alguém entrar em contato com os interessados, maior a possibilidade de se fechar o negócio.

Vertentes que podem ser adotadas no planejamento

Há várias opções de marketing digital disponíveis para você utilizar e assim atingir o seu público-alvo. Cada um deles possui uma forma de abordagem ao cliente e pode representar o alcance dos seus objetivos, caso utilizado da maneira certa.

Conheça abaixo algumas dessas opções e descubra qual a que melhor se encaixa no seu perfil.

Marketing de conteúdo

Essa é uma excelente estratégia no seu planejamento de marketing digital porque atinge os mais diversos públicos. Afinal as pessoas gostam de bons conteúdos, ou seja, isso atrai o público e prende a sua atenção, e também o faz voltar, sempre em busca de novidades.

Marketing nas redes sociais

As redes sociais são um campo propício para as ações de marketing porque ali as pessoas estão todos os dias. Se as suas ações forem focadas e bem definidas, os resultados serão surpreendentes.

E-mail marketing

Mais indicado para o público que costuma acessar o e-mail com frequência.

E não são poucas as pessoas que o fazem. Essa é uma excelente forma de abordagem das pessoas. Porém, fique atento à autorização do cliente para lhe enviar essa propaganda.

Marketing de busca

E se a sua marca aparecer para o cliente todas as vezes que ele busca na rede algo relacionado aos seus produtos e serviços? Sim, isso é possível com o marketing de busca.

Essas portas são abertas para você por meio de divulgação paga e orgânica.

Um bom exemplo dessa prática seria ao buscar por comércio de ferros e acessórios para serralherias, ou seja, inevitavelmente, encontrará uma informação sobre alguma boa empresa do ramo.

Vídeo marketing

Muitas pessoas não costumam dar importância aos vídeos no planejamento de marketing digital. Entretanto, eles são muito importantes para a divulgação dos seus produtos e serviços. Para isso você pode utilizar plataformas como conhecidas.

Sites e blogs otimizados para os motores de busca

Os sites e blogs da sua empresa precisam estar otimizados para que sejam encontrados com mais facilidade nas buscas dos clientes.

Para isso uma equipe especializada em SEO  é de grande valia, pois vai lhe ajudar a utilizar as melhores técnicas de configuração das suas páginas.

Publicidade em diversificadas mídias

Para a correta utilização do sistema de marketing digital você também pode apostar na publicidade em diversificadas mídias. Isso lhe ajuda a atingir seu público-alvo, apresentando-lhe os seus produtos e serviços.

Existem plataformas onde você pode anunciar gratuitamente e outras onde pode comprar espaços publicitários. Utilize as opções conforme a sua necessidade e o que melhor lhe atende.

Essas são algumas das estratégias de marketing digital que você pode adotar para chegar até os seus clientes. E além dessas existem muitas outras. Utilizando-as, certamente você alcançará resultados muito bons.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do Convidar, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.