A presença online já é prioridade na maioria das áreas do ambiente corporativo, mas não é suficiente para garantir o sucesso. Em meio à concorrência, uma estratégia digital é essencial para nutrir, capacitar e atrair novos clientes.
A visibilidade das mídias digitais e as táticas direcionadas a elas são particularmente relevantes para o impacto da transformação digital na jornada de compra das pessoas.
Dessa forma, táticas envolvendo mídias como redes sociais, mecanismos de busca, blogs e sites estão sendo cada vez mais estudadas.
As principais diferenças da mídia tradicional incluem alternativas relativamente menos invasivas e um maior número de recursos para definir e analisar indicadores. Quais são as estratégias mais proeminentes?
Existem muitas táticas diferentes que as empresas podem usar para atingir seus objetivos de marketing.
Empresas do setor de construção que vendem uma ampla gama de produtos, desde consultoria blockchain até estruturas de telhado, são usadas como exemplos ao longo do texto.
Entre as estratégias que você pode empregar, você pode ver:
1) Marketing de conteúdo
Materiais valiosos não apenas atraem clientes em potencial, mas também podem convertê-los e retê-los de uma forma que contribui para a fidelização. Conteúdos sobre curiosidades, dicas de instalação, cuidados e outros pontos sobre tubos corrugados podem ser um diferencial para empresas especializadas na administração de construção civil.
2) Redes sociais
Por meio das redes sociais, as marcas podem aprofundar ainda mais o relacionamento com seus clientes por meio da possibilidade de interação. Como em qualquer plataforma, é importante lembrar que o desempenho pode ser complicado.
Sua abordagem deve ser apropriada para o tipo de rede social que você escolher. Por exemplo, no Facebook, uma empresa pode postar uma imagem cativante inspirada em um de seus produtos, como pisos estruturados de madeira, ou um vídeo sobre os benefícios que esse tipo de produto traz para a estética ambiental.
3) E-mail marketing
O e-mail marketing é considerado uma das táticas mais tradicionais e é usado para criar e direcionar mensagens para diversos fins, incluindo, a integração da marca, comunicação com consumidores existentes ou potenciais e realização de transações comerciais.
A grande vantagem desse tipo de comunicação, além de sua versatilidade, é o relacionamento mais próximo com o cliente.
4) SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são uma opção barata para empresas que desejam melhorar seu posicionamento nos buscadores e aumentar sua visibilidade entre potenciais clientes.
Essas são táticas específicas para otimizar a plataforma da empresa para mecanismos que contam com bots responsáveis por indexar conteúdo e interpretar apenas texto e código.
Como escolher uma estratégia digital?
Identificar quais estratégias são mais promissoras para o seu negócio pode ser uma grande dúvida no início, mas a principal vantagem do marketing digital é que você pode combinar diferentes técnicas para atingir diferentes objetivos. Portanto, uma das partes mais importantes de identificar as táticas mais viáveis é determinar exatamente quais são os objetivos da sua empresa.
Ainda mais interessante é que existem representações digitais internas e externas da marca. Quanto aos fatores internos:
- Estrutura organizacional;
- Orientações;
- Serviços e produtos;
- Pessoas;
- Atribuições.
Os externos dizem respeito a tendências, concorrência, dados de mercado e públicos. Caso a empresa já tenha presença digital, os processos operacionais e a experiência do público-alvo também devem ser levados em consideração.
Importância das Métricas de Acompanhamento
Quando as métricas da estratégia digital são usadas corretamente, há uma grande oportunidade de adaptar todas as táticas empregadas e usar os resultados para alcançar as principais oportunidades.
Existem várias métricas que podem ser rastreadas e devem ser escolhidas com cuidado. As métricas relacionadas ao marketing de conteúdo incluem taxas de conversão e tempo gasto no site.
A taxa de conversão é uma métrica versátil, por isso é calculada de forma diferente dependendo do tipo de meta que você definiu.
Uma transformação pode representar uma forma de cadastro para download de materiais como:
Dicas e notícias da comunidade sobre um serviço de manutenção de piscinas. Essa queda nas taxas pode estar relacionada a uma série de fatores, incluindo a falta de produção de material relevante, falta de conteúdo de call to action e sites mal estruturados.
No que diz respeito ao tempo de permanência do site, será interessante determinar se os fatores que impedem os usuários de passar mais tempo navegando na plataforma da empresa precisam ser ajustados.
Quando se trata de recursos relacionados à receita da marca, o ROI (retorno do investimento) é uma métrica de alto impacto que pode ser medida em qualquer estratégia.
Ao identificar o retorno que você terá em relação ao valor do seu investimento, você saberá seu ROI positivo ou negativo e quais ações específicas você pode modificar para otimizar a receita gerada.
Devo apontar um erro muito comum relacionado a métricas. As métricas são principalmente fatores de avaliação relacionados a números e curtidas.
Essas são as chamadas “métricas de vaidade”, e focar apenas em monitorá-las deixa dados insuficientes para análise detalhada e identificação de oportunidades ricas.
Conforme será apontado a seguir, há outros erros comuns ao se tratar das estratégias digitais e é importante que os profissionais estejam atentos para evitar grandes prejuízos.
As principais falhas na aplicação de estratégias
Certamente, com a implantação de técnicas digitais, a empresa pode alcançar os mais variados objetivos, como o aumento de vendas de seus produtos, como por exemplo, o de cursos e outros itens da área de odontologia.
Em determinado momento, os profissionais observam que as aplicações não estão alcançando o que era esperado e, naturalmente, as falhas podem variar de acordo com cada empresa, mas há alguns pontos em comum, tais como:
- Não investir em um site de qualidade;
- Desvalorização da jornada do consumidor;
- Falta de precisão ao definir a persona;
- Negligenciar a concorrência.
É imprescindível que os empreendedores tenham consciência de que o site da empresa muitas vezes é responsável pela impressão de maior impacto nos clientes.
Conforme abordado, uma das métricas relevantes é justamente o tempo gasto no site, o que reforça a importância de evitar esse tipo de erro. Assim como outras plataformas se concentram na implementação de estratégias, ignorar um site bem configurado pode causar muitos danos.
Os clientes que procuram por impressão 3D e outros serviços similares podem facilmente utilizar o site para obter mais informações sobre a empresa e os serviços que oferecem.
Portanto, seu site também é um aspecto de sua estratégia, por isso é importante garantir que ele funcione bem em vários dispositivos e contenha todas as informações de que você precisa.
A jornada do consumidor é relevante para muitos aspectos de sua estratégia digital, pois você precisa entender em que estágio seus clientes em potencial estão para direcioná-los adequadamente.
Existem três fases: descoberta, contemplação e decisão. No primeiro caso, o cliente descobriu um problema e está investigando. Por exemplo, melhorias em um projeto de estrutura metálica para telhado.
É interessante notar que na retrospectiva o problema é mais claramente compreendido e a empresa fornece documentação que aponta para uma solução. Afinal, é um momento decisivo para capturar.
Na fase final representada pela decisão de compra, o consumidor está pronto para agir.
Por esse motivo, as marcas costumam apresentar ofertas mais atraentes nessa fase para converter clientes em potencial.
Personas, também conhecidas como buyer personas, correspondem a perfis semi fictícios de seus clientes ideais. Isso permite que as marcas desenvolvam táticas para atingir o que os consumidores em potencial que estão procurando, como por exemplo, camisas de silicone amarelas. Este tipo de definição é mais preciso do que para grupos-alvo. Isso inclui ambições, hábitos, desafios e preocupações sobre a natureza do produto.
Além desses aspectos, o foco consciente no próprio negócio é muito importante, mas o conhecimento do mercado é fundamental para melhorar a negociação, incluindo a análise competitiva.
A ideia é descobrir quais são os principais pontos que podem ser evitados ou melhorados. Mais especificamente, é um método de analisar o próprio trabalho e encontrar oportunidades.
Com a estratégia certa, a empresa pode atingir um nível de desenvolvimento cada vez mais satisfatório.
Por isso, é interessante garantir que profissionais qualificados estejam à frente de todas as táticas.