A pandemia do novo coronavírus obrigou que a sociedade acolhesse uma série de práticas para impedir que a doença se espalhe ainda mais, umas dessas práticas foi o distanciamento social.
Quarentena, redução da circulação de transporte público, uso de itens de proteção pessoal, fechamento de shoppings e jogos de futebol sem torcida foram alguns dos procedimentos adotados.
O comércio também precisou passar por mudanças. Por um período, com exceção dos serviços essenciais, todo o restante precisou ficar fechado. Agora, com a abertura gradual das lojas, muitos estabelecimentos e empresários estão precisando encontrar formas de garantir que as pessoas mantenham uma certa distância umas das outras.
Veja quais medidas podem ser adotadas em seu ambiente de trabalho para garantir o distanciamento social, evitando que a saúde dos funcionários fique em risco.
Escala de funcionários
Uma das estratégias possíveis para evitar a aglomeração de pessoas é adotar um esquema de escala de funcionários. Com este regime, menos indivíduos precisam ir para o trabalho e, consequentemente, são expostos ao vírus. Menos gente no ambiente também significa menor risco de transmissão da doença.
Deve-se optar por um sistema com a separação do horário dos funcionários, com apenas parte da equipe indo até o local de trabalho durante o turno. Se possível, é desejável conciliar essa estratégia com um regime de serviço híbrido, com outros empregados trabalhando em casa.
Trabalho remoto
Popularmente conhecida como home office, esta opção foi uma das mais adotadas pelos empresários desde o início da pandemia. Com ela, a pessoa passa a trabalhar remotamente, em casa, utilizando computador e celular para cumprir as tarefas diárias. Dessa forma, não há necessidade do funcionário sair de sua residência.
Essa medida faz com que a circulação de pessoas nas ruas seja bem menor, diminuindo, gradativamente, a transmissão do vírus. O trabalho remoto também traz algumas economias para o empresário, já que ele paga valores menores em contas, como água, luz e telefone, por exemplo.
Diminuição do fluxo de clientes
Com a reabertura gradual do comércio, muitos comerciantes adotaram medidas para diminuir a circulação de clientes em seus estabelecimentos. Em alguns locais, como salões de beleza, a pessoa só é atendida com agendamento de horário e atendimento individual, evitando mais contato entre os visitantes.
Em outros comércios, como lojas de rua, muitos optaram por colocar uma bancada na porta de entrada. Assim, o cliente conversa com o vendedor no balcão e descreve suas necessidades, sem precisar entrar no local para adquirir os produtos.
Há, ainda, quem permitiu a entrada de clientes na loja, mas em número reduzido. Vários supermercados, por exemplo, adotaram um esquema de senha, controlando quem poderia entrar. Já onde há muitas filas, como as lotéricas, a recomendação é de que as pessoas mantivessem dois metros de distância umas das outras.
Adoção de procedimentos higiênicos
Além do distanciamento, outras medidas foram adotadas para reduzir os riscos de transmissão e contágio do coronavírus. Muitos locais disponibilizaram álcool em gel para as pessoas passarem nas mãos, sendo que alguns até obrigavam os visitantes a utilizarem o produto antes de entrarem no estabelecimento.
Outra medida adotada é o uso obrigatório de máscaras dentro das lojas, por parte de clientes e funcionários. Muitas empresas até distribuíram kits com máscaras para os seus empregados, de maneira que todos estivessem com a proteção necessária para trabalhar.
As empresas também reforçaram os protocolos de higienização em seus ambientes de trabalho. Locais comuns, como cozinha, banheiros e escritórios, passaram a ser desinfetados e limpos com maior frequência. Os lavabos também foram equipados com álcool em gel para que a higienização das mãos fosse reforçada.
Texto: Gear Seo