As vendas online já são uma realidade em muitas empresas e, em alguns casos, superam as vendas “tradicionais” e físicas.
Isso porque nunca estivemos tão conectados como atualmente. A Geração Z, dos nascidos entre 1997 e 2012, está altamente conectada e vem se destacando no poder de compra, tornando-se “clientes desejo” de muitas empresas.
Mas, para capturar esses clientes não basta apenas ter um e-commerce, afinal, ele não se vende sozinho. É preciso investir tempo e dinheiro em ações que promovam seu canal online e chame a atenção dos consumidores.
Comece pelo começo
Básico, assim! Comece garantindo que sua empresa tenha um bom site e execute muito bem as vendas ali.
Ou seja, pesquisar por uma plataforma de e-commerce adequada e que supra as necessidades do seu negócio é de extrema importância para garantir que seus clientes comprem com segurança. Para ajudar, vamos elencar aqui algumas dicas:
Cheque se a plataforma conta com um sistema de segurança antifraude
Infelizmente, o número de golpes e fraudes cibernéticas tem aumentado cada vez mais e esses crimes são muito complexos de serem apurados. Por isso, é muito importante contar com o máximo de segurança possível em seu site;
Garanta que seu site seja responsivo
O número de compras realizadas via mobile tem crescido exponencialmente. Dessa forma, o ideal é que seu site tenha responsividade e funcione muito bem em qualquer tamanho de tela;
Teste a usabilidade do site
Verifique se a disposição das informações e botões estão adequados para que o seu cliente consiga navegar pelo seu site de forma tranquila. Isso pode determinar a compra!
Ofereça diferentes formas de pagamento
O PIX revolucionou o mercado por ser uma forma de pagamento imediata e sem custo para o cliente. Ainda assim, verifique a possibilidade de oferecer outras formas de pagamento como, por exemplo, cartão de crédito.
Há muitas outras formas de garantir que sua plataforma de vendas esteja 100% e estar atento a todas elas garante que seus clientes se sintam seguros e confortáveis para realizar a compra.
Divulgue seu e-commerce
Como comentamos no início deste artigo, um e-commerce não se vende sozinho! Para que o seu site comece a ter tráfego, é preciso investir tempo e dinheiro na divulgação da sua marca.
Algumas estratégias de marketing podem ajudar a fortalecer seu posicionamento online, contribuindo para que suas vendas aumentem dia após dia.
Faça um planejamento
Montar um plano de marketing pode ser uma boa ideia para que você e toda a sua equipe tenha a real noção de onde a empresa quer chegar.
Por isso, detalhe ao máximo as ideias e o que é necessário para elas se tornarem realidade. Anote tudo o que você precisa fazer ou gostaria de fazer para o plano dar certo.
Estabeleça metas
Um plano sem metas é apenas uma ideia. Para que esse plano tenha mais chances de sair do papel, estabeleça metas de curto, médio e longo prazos. Isso pode instigar ainda mais você e sua equipe a atingir os desafios estabelecidos.
Determine as ações de marketing
É possível divulgar seu e-commerce de diversas maneiras, por isso é importante determinar as ações de marketing que deseja desenvolver de acordo com as condições e orçamento que sua empresa tem.
Não se preocupe em realizar diversas ações ao mesmo tempo, foque nas que achar que tem mais relação com seu público, teste e, caso alguma delas não esteja trazendo os resultados esperados, ajuste a rota.
Dessa forma, fica mais fácil metrificar e analisar os resultados. E, mais do que isso, focando apenas em algumas estratégias por vez, as chances delas darem certo é maior.
Divulgação do seu E-commerce para vendas
Como dissemos há pouco, é possível divulgar seu e-commerce de diversas maneiras como por:
- Redes Sociais;
- Mídias Pagas;
- Parcerias.
Redes Sociais
Ter um perfil nas principais redes sociais é primordial para que sua empresa divulgue seus produtos e serviços. Mas, nem pense que só montar o perfil é suficiente, afinal, as redes sociais são atualmente a vitrine online das empresas.
Por isso, é preciso ser ativo, realizar publicações frequentes e responder aos comentários e mensagens que seus seguidores enviam.
Mídias pagas
Investir em anúncios pagos no Google e nas redes sociais é uma ótima forma de atingir o público para o qual deseja vender. Isso porque, através de uma triagem, você determina para que tipo de público seu anúncio vai aparecer, garantindo maior assertividade nas vendas.
Parcerias
Fechar parcerias também é uma boa pedida. Busque por outras empresas que tenham interesses que vão de acordo com os valores do seu negócio e proponha uma parceria que possa beneficiar ambos.
Atualmente, os influenciadores também são ótimos parceiros para levar potenciais clientes ao seu negócio.
Acredite! Além destes, há inúmeras outras possibilidades para divulgar seu e-commerce e, assim, gerar mais vendas para o seu negócio.
“Este texto foi produzido pela Planne. E você pode conferir outros conteúdos acessando nosso blog”