Você com certeza conhece ou ao menos já deve ter ouvido falar sobre o famoso SEO, certo?
Esse é um conceito extremamente popular dentro do mundo do marketing e até mesmo para aqueles que não fazem parte desse universo, porém possuem o seu próprio site e desejam ganhar autoridade e visibilidade através da internet.
O Search Engine Optimization, para quem não sabe, se trata de um conjunto de estratégias que reunidas têm como principal objetivo otimizar uma página e seus conteúdos, fazendo com que ela seja bem avaliada pelos algoritmos das plataformas de busca.
Não só isso, ele trabalha também para que o site consiga, dessa forma, alcançar o topo das pesquisas, ou seja, sabe quando você pesquisar algum produto que está necessitando, como um martelete demolidor ou quer saber sobre os melhores destinos internacionais para viajar?
Ao fazer essa pesquisa no Google ou em outra plataforma, você provavelmente irá acessar os primeiros links encontrados, certo?
Cerca de 30% das pessoas clicam nesses primeiros links, mas já parou para pensar o que faz uma página ter prioridade perante a outra?
É justamente nesse ponto que entra o SEO, os primeiros e mais bem avaliados links são aqueles que são mais otimizados, e como consequência são mais indicados pela plataforma.
Dessa maneira, o SEO nada mais é do que um conjunto de ações que faz com que seu site se mantenha no topo das plataformas de busca.
Ele se baseia em um grupo de várias ações, o problema é que grande parte das pessoas foca apenas nas palavras-chave ou até mesmo na criação do link building e acabam esquecendo de dois pontos principais: a qualidade do conteúdo e a estruturação do site.
No texto de hoje, nós iremos mostrar um pouco mais sobre o SEO, seus fatores de importância e principalmente o impacto gerado tanto por um conteúdo produzido de alta qualidade quanto uma boa estruturação do site, confira!
Quais são os principais critérios do SEO?
Como citamos acima, o SEO é um conceito que possui diversas nuances diferentes dentro da sua colocação. São inúmeros critérios que são avaliados e que determinam a qualidade ou não de um site e o seu rankeamento dentro das principais plataformas de busca, como:
- As palavras-chave;
- A URL;
- O link building;
- O cabeçalho;
- Os títulos;
- A meta description.
O problema é que grande parte das pessoas se preocupa demais em adicionar as palavras-chave corretas ou fazer uma URL reduzida e simples de ser compreendida.
Ou de adicionar links internos e externos dentro do site e acabam se esquecendo de alguns fatores tão importantes quanto, como a qualidade do conteúdo e a estrutura do site.
Ao se preocupar com os detalhes e a adição correta dessas ferramentas, que sim, são cruciais para o SEO, é comum esquecer de algo tão importante quanto, acredite.
Por mais que o seu conteúdo tenha ótimas palavras-chave e você consiga transmitir tudo sobre sua empresa de demolição, você não vai ter tudo completo caso não aplique um termo mais amplo, como a estrutura do site e a qualidade dentro do conteúdo.
Conteúdo, quanto mais qualidade melhor!
É claro que você quer rechear seu site com conteúdos, apresentando um ótimo volume de postagens, é óbvio também que você procura adicionar as palavras-chave corretas, com um título atrativo e um bom subtítulo, tudo isso está incluso dentro do pacote.
Porém muitas vezes apenas esses detalhes não bastam, e acima da quantidade é preciso ficar de olho na qualidade.
O texto não deve ser produzido apenas para gerar volume ou buscar fazer tráfego, ele deve ser feito com uma alta qualidade.
Muitas pessoas não sabem, mas a qualidade do conteúdo está diretamente relacionada ao seu desempenho dentro do SEO, já que os algoritmos avaliam cada detalhe presente, como:
- Escalabilidade;
- Descrição do tema selecionada nas palavras-chave;
- Número de palavras;
- Coesão do texto;
- Aprovação dos usuários.
Sendo assim, não basta apenas criar um conteúdo, mas ele também precisa ser qualitativo, pois quanto mais qualidade ele tiver, maior for sua atenção aos detalhes e melhor ele for entregue ao usuário, melhor será a sua avaliação perante ao algoritmo.
E mais do que isso, mais as pessoas irão acessá-lo, gerando tráfego e melhorando seu desempenho de forma geral.
Dessa forma, não se preocupe apenas em fazer algo rápido visando a quantidade, busque também agregar algo de qualidade, que responda dúvidas, sane necessidades e tenha um ótimo meio-termo, assim como um regulador de pressão de gás, que consegue dosar as necessidades.
A estrutura importa tanto quanto o que está dentro
Outro ponto de impacto é a estrutura do site, já que por melhor que seja o seu conteúdo ou por mais que todas as suas estratégias de SEO estejam alinhadas, o seu resultado não vai ser bom se a qualidade da sua página, em termos técnicos, for ruim.
Isso porque a sua estruturação está diretamente relacionada à experiência do usuário e ela também é avaliada pelos algoritmos do Google.
A plataforma de busca sempre vai preterir sites que sejam responsivos, que apresentem um design bem organizado, com uma boa velocidade de carregamento do conteúdo e que consigam fornecer uma navegação tranquila ao usuário.
Dessa forma, quanto melhor for a sua estruturação de site, mais bem-visto ele é tanto pelo algoritmo quanto pelos próprios usuários.
Vale destacar que uma experiência ruim de acesso com carregamentos lentos, conteúdo mal distribuído e um design esquisito pode acarretar em inúmeras desistências do público.
Sendo assim, os acessos massivos podem perder um bom espaço, diminuindo o volume de tráfego e sendo visto sob uma ótica muito pior pelas pessoas, que param de acessar o site e prejudicam sua visibilidade.
Experiência do usuário acima de tudo
Em suma, tanto a qualidade do conteúdo quanto a estrutura do site tem um impacto direto em um fator: a experiência do usuário.
Vale destacar que essa é a prioridade máxima dos algoritmos das plataformas de busca, que ao avaliar o SEO, sempre analisam o site que pode trazer melhor experiência para o usuário.
Sendo assim, tanto a qualidade do conteúdo quanto a estruturação impactam diretamente nos seus resultados, sendo peças-chave para o seu SEO tanto quanto as palavras-chave ou o uso de link building.
A experiência do usuário é prioritária, e é justamente isso que ambas as estratégias fornecem.
Assim como uma porta corta fogo tem um papel crucial em um edifício e muitas vezes passa despercebido, é preciso se atentar e se esforçar nesses “detalhes” que podem ser diferenciais dentro do seu site.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.