Não é surpresa para ninguém que o desenvolvimento acelerado da computação, aliado a tecnologias e processos como Inteligência Artificial e automação, possibilita que os negócios floresçam com acesso a diferentes inovações, como as ferramentas de big data.
Ademais, é certo dizer que existem também outros recursos que, juntos, aumentam e muito as chances de sucesso. E, quando o assunto são os negócios que já nascem 100% digitais, o leque de opções pode ser ainda maior.
São tantas opções, na realidade, que pode ser difícil escolher o que experimentar primeiro para garantir chances de êxito do empreendimento. Para tomar as melhores decisões, você precisa de informações de qualidade. E é nesse cenário que entra o big data.
A todo momento, na internet, informações são geradas e trocadas. A esse montante de informações que não para de crescer é dado o nome de big data.
Pode ser difícil compreender o tamanho desse volume de dados que não para de crescer, mas vamos tentar. De acordo com a firma de inteligência de mercado IDC, o volume de dados de todo o mundo deve alcançar 175 zettabytes até 2025, ou seja, daqui a menos de três anos.
Se fosse possível fazer o download desses 175 zettabytes de dados, você levaria cerca de 1,8 bilhão de anos para concluí-lo.
Mas se há tanta informação assim disponível, você pode estar se perguntando como fazer para aproveitar da melhor forma possível as soluções proporcionadas pelo big data quando se trata de potencializar negócios digitais.
Selecionamos, neste artigo, 3 maneiras de fazer a sua empresa digital subir de nível ao colocar as soluções de big data ao seu favor. Acompanhe!
1 – Descubra e conquiste seu público-alvo
Você sabia que, hoje em dia, cerca de 4,95 bilhões de pessoas utilizam a internet? Este número é maior do que o dobro da quantidade registrada em 2014 – oito anos atrás – quando 2,48 bilhões de pessoas possuíam presença na rede.
Na prática, o que isso significa? Com essas informações em mente, fica claro que qualquer negócio criado no digital tem um potencial de alcance gigantesco. O que se faz necessário, é descobrir para quem vender o seu produto ou serviço e direcionar os seus esforços.
Para fazer isso, você pode contar com robôs digitais chamados de web crawlers para coletar informações de qualidade e que vão guiar o seu processo de tomada de decisão com altos níveis de confiança.
2 – Saiba como se destacar da concorrência
Ninguém quer ser só mais um na multidão, certo? Por isso, é importante saber o que a sua concorrência está fazendo para que o seu negócio consiga se diferenciar, podendo ser de qualquer ramo, por exemplo:
- Contabilidade;
- Construção Civil;
- Tecnologia;
- Meio Ambiente;
- Entre outros.
Vale lembrar que hoje em dia, na internet, é muito fácil fechar uma janela e encontrar diversas alternativas a determinado produto ou serviço. Por isso, quando um potencial cliente se deparar com o seu negócio, destacar-se positivamente e com rapidez é essencial.
Um exemplo disso na prática acontece no mercado de ecommerce, cada vez mais concorrido. Analisar cada um dos milhares de produtos à venda em cada site de ecommerce ou marketplace é uma tarefa inviável.
Pensando nisso, os web crawlers entram em ação para coletar essas informações e disponibilizá-las de maneira que torne fácil a compreensão e a leitura dos dados coletados.
3 – De olho nas métricas, mas sem deixar de lado a ação
Com as soluções certas e o know-how necessário para encontrar os dados que o seu negócio precisa, pode ser tentador ficar somente analisando os dados e revisando as informações coletadas.
Mas vale o aviso: de pouco adianta ter dados atualizados em mãos se eles não são utilizados para elaborar estratégias e levar a sua organização em direção ao sucesso. É preciso prezar pela prática, pois é através dela que você gerará novos dados e insights.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Crawly, startup especializada em coleta de dados, automação de processos complexos e processamento de informações robustas.