Marketing

Como usar o Marketing B2B e desenvolver a estratégia do seu negócio?

Todo mundo que tem um negócio procura algo que atraia mais clientes e, consequentemente, gere mais vendas. Trabalhar com Marketing de Conteúdo B2B (business to business) pode se tornar uma saída para você desenvolver a estratégia do seu negócio. 

Quem utiliza do Marketing Digital voltado com conteúdo para empresas B2B sabe que construir valor e ganhar a confiança da audiência é um dos principais desafios. Por isso, produzir conteúdo como estratégia é fundamental e um trabalhoso.

Mesmo com esse desafio, a produção de conteúdo na estratégia de marketing aumenta e muito a atuação no B2B. 

Com isso, você consegue a atrair mais clientes com conteúdo de qualidade e se torna uma referência no segmento em que atua.

Mas engana-se quem trabalha a mesma produção de conteúdo para públicos diferentes como B2C (business to consumer – voltado ao consumidor final) como para o B2B. 

Fizemos este artigo para ajudar você a entender a diferença de ambos e como desenvolver a estratégia do seu negócio pensando no Marketing. Confira. 

Marketing Digital B2B e B2C – as diferenças entre eles

Antes de entrarmos na parte de estratégia de marketing, vamos diferenciar o que é B2C e B2B. O marketing B2C é voltado para as ações feitas entre a empresa e o consumidor final. Já o B2B se é pensado em ações entre empresas, ou seja, em que uma empresa comercializa produtos para outra empresa.

Além da diferença do público-alvo, empresas B2B e B2C usam diferentes estratégias de marketing para chegar a eles, visto que precisam de linguagem e abordagem diferentes para tratar do consumidor final e de uma empresa.

O B2C é dirigido para as massas e tem por definição entender e ir atrás das necessidades básicas e desejos desse público. Grande parte das campanhas são focadas em relacionamento e conversão de vendas.

Já o B2B é focado na redução de custos, crescimento do lucro e geração de leads com boa qualificação. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo.

Como a demanda concreta e um mercado consolidado muitas vezes nem existe, cabe às empresas vendedoras atuar como divulgadoras da solução.

Desenvolvendo estratégias no Marketing B2B: foco no conteúdo

Trabalhar com Marketing de Conteúdo ajuda a empresa a conseguir clientes e prospectar outros por meio da produção de conteúdo.

Isso deve ser feito pensando em algo que tenha relevância para seu público-alvo e, acima de tudo, tenha qualidade. 

Quando este conteúdo é feito com estes dois requisitos, consegue atrair e envolver o potencial cliente, gerando valor e criando uma percepção bastante positiva da marca ou produto.

Os conteúdos que trazem soluções às dúvidas das pessoas têm mais chances de gerar um lead qualificado, que posteriormente pode se tornar um cliente.

Assim, você pode criar como estratégia, por exemplo, um guia ou dicas de como solucionar determinado problema.

Você já deve ter esbarrado com pessoas ofertando um Ebook grátis com a solução do seu problema. Sim, isso é uma estratégia de marketing B2B. 

Outro ponto é se sua empresa está inserida em um ambiente onde o setor passa por grandes mudanças. Levar conteúdo qualificado faz parte do processo de obtenção de novos clientes. 

Além disso, mostrar cases de sucesso para seus possíveis clientes é uma excelente opção para nutrir leads que estão no fundo de funil.

As vantagens em investir em Marketing B2B na estratégia do seu negócio

O Marketing B2B busca estratégias planejadas, com foco em educar o potencial cliente até que veja que seu produto é ideal para a necessidade dele. Isso faz parte do processo de compra de um cliente.

Por isso, quem trabalha com Marketing de Conteúdo para empresas B2B sabe que a geração de leads é essencial. 

Isso acontece quando um potencial cliente da sua empresa manifestou interesse, em algum momento, em sua solução ou nos conteúdos que você ofereceu.

Isso faz parte do que já falamos aqui sobre Inbound Marketing, quando um lead preencheu um formulário para receber um material ou assinou a newsletter do blog. A partir deste momento ele entra em seu funil de vendas.

Isso ajuda a encurtar a jornada de compra e faz com ele passe mais rápido por outras etapas do funil. Da mesma forma, o ideal é ser o mais assertivo possível na captação de possíveis clientes e qual o melhor caminho para alcançá-lo. 

O recomendado é que se trabalhe com personas, traçando um perfil fictício do seu cliente ideal, entendendo suas angústias e o que procura.

Desenvolva a estratégia de negócio pensando nisso, pois aumenta as chances desse usuário interagir ou adquirir qualquer produto ou serviço da sua marca é muito maior.

Tornando-se uma marca ou empresa uma referência no segmento, você conquista clientes fiéis a você, com pessoas pessoas se identificando com suas ações, divulgando e defendendo sua empresa.

Como alcançar os possíveis clientes no marketing B2B?

Agora chegou o momento em que todos se perguntam: “ok, como eu vou fazer tudo isso?”. Voltemos ao início do texto, quando falamos das diferenças entre o marketing B2B e B2C, onde ressaltamos que o processo de compra mais complexo é o da primeira opção. 

Para atingirmos o nosso público ideal, devemos sim partir para estratégias além do orgânico, buscando soluções pagas, como os anúncios. 

Por isso, listamos algumas estratégias para alcançar melhores resultados com mídia paga em negócios B2B:

  • Trabalhe com Públicos Personalizados no Facebook;
  • Anuncie isso em lista do LinkedIn;
  • Trabalhe com Google Ads e crie um público-alvo personalizados;
  • Faça anúncios dinâmicos na Rede de Pesquisa do Google Ads;
  • Trabalhe com remarketing no Youtube ou outras redes sociais;

Conclusão

Como sempre abordamos, este trabalho árduo de construção de estratégia de negócio e, principalmente, de marketing de conteúdo deve ser feito por profissionais. A Você Digital Propaganda, autora deste artigo, é especialista neste caso. Clique aqui e saiba mais.