As social commerce são vendas feitas por redes sociais, que podem ser o local ideal para vender o seu produto porque há uma grande interação de usuários, o que pode ser muito útil para o seu negócio.
É só imaginar que, a cada venda bem sucedida, o seu cliente pode te indicar em um comentário ou publicação. Essas indicações podem ser usadas como prova social: um demonstrativo de como o seu produto ajuda pessoas e funciona.
A prova social é um gatilho mental que faz com que as pessoas comprem o seu produto por dependerem de feedbacks. A cada feedback positivo, uma chance de comprar. Entenda como usar o social commerce a seu favor.
Interação
Usar a interação a seu favor é aproveitar as oportunidades que ela te proporciona. Ao definir o seu público no início de sua jornada, você saberá como ele se comporta, e isso também serve para as interações nas redes sociais.
Usar uma interação a seu favor é aproveitar um feedback para conseguir novos clientes e novos feedbacks.
De início, essa ação deverá ser solicitada, então envie juntamente com suas vendas um cartão indicando o usuário de sua loja e pedindo um feedback do produto e do atendimento.
Esses feedbacks, assim como uma dobra de chapa, são facilmente moldados se houver uma máquina específica para isso, que nesse caso, é o atendimento.
De acordo com o atendimento, o seu cliente faz um bom ou mau feedback. Por isso, levando em consideração que o seu produto tem chegado no seu cliente ideal, priorize o seu atendimento.
Proximidade
Estar no mesmo ambiente dos seus clientes, gerando possibilidade de contato, aumenta os seus pontos positivos.
Não hesite em responder dúvidas, comentários e participar de debates (pertinentes ao seu produto) dentro das redes sociais.
Mostrar que está próximo do seu público gera maior confiança, e venda nada mais é do que confiança.
É saber que você pode confiar naquele anúncio, naquela loja e naquele produto para resolver o que você precisa, seja por desejo, sonho ou necessidade.
A proximidade é o que mantém na sua empresa aspectos antigos aliados aos novos. É através disso que novos clientes chegam, indicam e te ajudam a alcançar outros.
O processo é o mesmo de uma manutenção predial: existe a melhoria de antigas engrenagens e a substituição do que ficou velho por novidades.
Humanização
Você já percebeu como grandes marcas se comportam em redes sociais? A Netflix, por exemplo, passa uma ideia super jovial e se mantém em contato com os seus seguidores.
Isso vai além da proximidade, é um estágio mais avançado: a humanização do perfil serve para que o seu cliente, que se identifica com a sua empresa, se fidelize.
Quando uma pessoa acredita no que você acredita, ela quer estar próxima desta realidade. Não existem motivos para procurar em outro negócio o que você oferece se ela te conhece e sabe como você é. Por isso você deve:
- Manter o seu perfil atualizado;
- Responder muitos comentários;
- Se mostrar interessado pelo seu público;
- Engajar em discussões sobre seu conteúdo.
Seguir essas quatro dicas pode te ajudar a mapear o caminho para novas vendas, assim como um projeto de instalações elétricas possibilita saber por onde passam os fios de uma construção.
Este conteúdo te ajudou? Te esperamos no próximo post para conversar mais sobre vendas e tecnologia.