Criar um novo produto é um dos primeiros passos de uma estratégia de público que queremos atingir. Da mesma forma, fazer um buzz e viralizar o seu produto na internet não é uma tarefa fácil.
A criação de um produto precisa de muita atenção em todos os detalhes e, dessa forma, se você quer que o seu produto viralize pela internet é necessário planejamento antes que você lance o produto.
Planeje o lançamento do produto
Lançar um novo produto inovador precisa ser pensado antecipadamente, principalmente nas necessidades do consumidor, para que os eles possam ver vantagens de comprar essa determinado marca.
Por esse motivo, pensar em como você vai atingir o público certo precisa de planejamento.
Crie um calendário de divulgações de cada detalhe do seu produto e quais os momentos em que as suas estratégias de marketing vão entrar em ação.
Estude o público do seu produto
Se você quer atingir um grupo de jovens de uma determinada faixa etária, por exemplo, como atingi-los da melhor forma possível?
Para viralizar o seu produto, o seu público-alvo precisa ver que aquele produto foi feito perfeitamente para ele.
Se o seu público conseguir se identificar com o seu produto, ele poderá começar a ser um evangelizador da sua marca na internet e começará a apresentá-la para os seus amigos e familiares.
Crie uma história do seu produto
Todos nós temos uma história de vida desde o nosso nascimento e com a nossa empresa também não é diferente.
Pessoas gostam de histórias e se o seu produto conseguir encantar o seu público, esse será um dos primeiros passos para o seu marketing viral.
Contar como tudo começou e os primeiros passos da empresa traz os seus futuros clientes para mais perto da sua marca, criando um vínculo, como se eles sentissem que conhecem a marca e que ela é deles também.
Use influencers para falar do seu produto e para gerar buzz marketing
Para que o seu produto seja viralizado na internet, nada melhor que os Influencers para te dar uma “mãozinha” nesse processo.
A Chilli Beans faz muito bem isso, quando tem um lançamento de um novo produto.
Os Influencers são produtores de conteúdos, onde têm diversos seguidores que estão ávidos por novidades vinculado à ele.
Basta uma postagem para começar a chuva de interação no post do Influencer dos seguidores querendo saber mais sobre o produto ou até mesmo querendo descobrir onde pode comprá-lo.
Ser Influencer virou uma profissão e está tão forte nos últimos tempos que universidades já estão criando cursos para abordar o assunto, de forma a criar novos profissionais nesse segmento.
Conhecer o Influencer que o seu público se identifica pode ser o ponto chave para que você atinja o buzz marketing de um maior número de pessoas do seu público-alvo.
Crie uma hashtag do seu produto
Se você pensa em atingir públicos no Instagram e no Twitter, a sua #hashtag pode te ajudar a aumentar o interesse das pessoas. A sua criação é transformada em um hiperlink que direciona todas as pessoas que clicarem nessa hashtag para conteúdos relacionados àquelas postagens.
Dessa forma, o Instagram e o Twitter relacionam todos esses conteúdos juntos em um só tópico, para que você tenha mais facilidade de achar tudo o que está sendo falado sobre aquele determinado assunto.
Faça uma lista de espera
Criar um desejo de espera nos seus futuros clientes deixa as coisas muito mais interessantes.
Quando o cliente se sente especial, por ser um dos primeiros a receber alguma novidade em primeira mão sobre o produto, causa entusiasmo e exclusividade para o seu público-alvo.
Capture e-mails desses usuários e, com o tempo, solte sempre uma informação do produto. Mande avisos para o seu público de quanto tempo falta para o lançamento. Divulgue imagens exclusivas e criativas do seu produto, para que possa fomentar cada vez mais desejo nos seus futuros clientes.
Divirta o seu público, seja criativo e mostre o quanto o seu produto é valioso para o usuário.
Promova eventos
Estar presente em algum âmbito de eventos sempre é importante para networking. Agora, imagina você criar vários tipos de eventos falando do seu produto? Faça parte também de podcasts, onde você sabe que o seu público se encontra.
Conte sobre o lançamento do seu produto, dê algo de especial para esses ouvintes terem o contato de alguma forma com o seu produto ou marca.
O primeiro contato é o que você precisa para que ele seja mais um futuro cliente que terá o desejo de esperar pelo lançamento do seu produto.
Para conquistar o seu cliente, você precisa mostrar as vantagens de ter o seu produto e quais são os benefícios que ele irá proporcionar para o seu futuro consumidor.
Para o seu público ver vantagens, você primeiro precisa conhecer o seu gosto e suas necessidades para conseguir viralizar o seu produto na internet.
Aposte nas estratégias do marketing digital, mas não esqueça de criar as estratégias de planejamento antes de começar.
Calcule o quanto você está disposto a investir para viralizar o produto na internet, mas tome cuidado, pois começar a estratégia e não terminá-la por falta de planejamento ou até mesmo por questões financeiras.