Manter a boa convivência dentro do ambiente corporativo nem sempre é fácil. Afinal de contas, é preciso exercitar a paciência, a tolerância e ter inteligência emocional.
Mas e quando a competição no ambiente de trabalho deixa de ser saudável e passa a ser um problema?
Se você está passando por esse tipo de situação, fique ligado em nossas 7 dicas sobre esse assunto e mantenha o clima cada vez mais agradável dentro da sua empresa. Bora lá?
Escutar o outro é fundamental
Em praticamente toda organização, sempre existem aqueles colaboradores que costumam falar demais e que não dão brechas para que os outros colegas expressem suas opiniões a respeito de algo.
Além de ser uma coisa extremamente desagradável, pessoas que se comportam dessa forma são vistas como arrogantes e prepotentes, o que acaba gerando antipatia nos demais.
Por isso, o empreendedor deve mostrar para os seus colaboradores o valor de saber ouvir o próximo em qualquer situação.
Nas reuniões semanais da equipe, por exemplo, dê espaço para todos se expressarem e oriente os colaboradores mais falantes a respeitarem quando os outros integrantes estiverem emitindo suas opiniões.
Um curso de hipnose pode ser uma solução eficaz para se evitar esse tipo de problema.
Mais afinidades e interação
Muitos profissionais ficam procurando defeitos nos outros colegas de equipe e, muitas vezes, até fazem questão de demonstrar isso.
Dessa forma, para evitar que haja uma intensa competição dentro do ambiente de trabalho, o empreendedor deve incentivar que todos busquem por afinidades em comum e interajam positivamente uns com os outros.
Uma boa dica é propiciar algum momento para que isso de fato aconteça. Seja em um animado happy hour na empresa, em um almoço ou até nas festinhas de aniversário de algum membro da equipe.
O que vale aqui é que todos tenham afinidades entre si e uma saudável interação no dia a dia.
A sinergia deve prevalecer
Os integrantes de uma equipe que trabalham em total sinergia não vão ter tempo para pensar em competições sem sentido dentro do ambiente de trabalho.
Esse importante senso de cooperação mútua, que é fundamental em qualquer empresa, sempre deve prevalecer. Quando o ambiente é sinérgico, os resultados são alcançados com mais facilidade.
O gestor sempre deve enfatizar para a sua equipe que todos estão trabalhando para atingir os mesmos objetivos. Dessa forma, a competição se torna desnecessária, certo?
Quando os funcionários deixam a sinergia fazer parte da rotina de trabalho, tudo flui com mais naturalidade, além de deixar a equipe mais produtiva e motivada.
Gratidão: essa palavra é mágica
Em qualquer situação da nossa vida, precisamos demonstrar gratidão. E dentro do ambiente de trabalho não seria diferente. Quando uma pessoa é grata por tudo, ela se torna mais solícita e amigável no dia a dia.
Quem tem gratidão não sabe o que é competição. Por isso, ao invés de ficar semeando discórdia, que tal ser grato pelo seu trabalho?
Quando os integrantes de uma equipe se propõem a ajudar e, quando houver necessidade, serem ajudados, tudo flui como deveria. E tudo isso se traduz em um ambiente de trabalho mais agradável, tranquilo e motivador.
Se você é um líder, oriente os seus subordinados a terem gratidão a todos os momentos. A competição entre eles vai desaparecer por completo. Saiba mais sobre complexo de inferioridade.
Aceite as críticas a aprenda com elas
Uma coisa chata e que ninguém gosta de escutar são as críticas. De fato, elas causam constrangimentos, principalmente se forem feitas em público.
Mas vez ou outra elas acabam fazendo parte da nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. A grande questão é que as críticas, muitas vezes, servem de aprendizado para nós. Por isso, devemos tirar o máximo de proveito delas.
Vale ressaltar que as críticas construtivas são sempre bem-vindas. Dessa forma, o gestor deve orientar a sua equipe a evitar fazer críticas destrutivas uns aos outros, pois elas não levam a nada.
No entanto, as críticas construtivas e sem ironia nas palavras devem ser aceitas, já que somos humanos e passíveis de falhas.
Evite fofocas e comentários maldosos
Não restam dúvidas de que fofocas e comentários maliciosos podem causar uma intensa competição dentro do ambiente de trabalho.
Esse tipo de atitude, além de não ser nada agradável, pode afetar negativamente a produtividade de todo o time. Por isso, tudo aquilo que prejudica o clima organizacional e não agrega nenhum tipo de valor, deve ser evitado.
O gestor deve ter o amadurecimento necessário para mostrar para a sua equipe que, fofocas e comentários maldosos devem ser evitados, ao máximo.
Eles causam brigas e competições sem necessidade, além de constranger as suas vítimas. E isso está bem longe de ser algo saudável.
Não fuja das dificuldades
De nada adianta uma equipe fugir das dificuldades do cotidiano. Se algum membro do time estiver enfrentando problemas na convivência diária com o restante do grupo, é importante procurar saná-los o mais depressa possível. Desafetos no trabalho fazem parte do dia a dia de qualquer organização, mas é preciso encontrar uma solução que seja viável para o bem-estar de todos.
Nada que uma boa e franca conversa não resolva, certo? É fundamental que todos os membros da equipe enfrentem as dificuldades juntos, em prol dos objetivos da empresa.
Somente dessa forma é que a competição dentro do trabalho poderá acabar em definitivo. Como diz o velho ditado: A união faz a força!
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