As escolas são instituições que historicamente foram sendo construídas, porém, apenas no século XIX para o XX começou a tomar a forma como conhecemos.
Isso aconteceu, principalmente, por conta do desenvolvimento de teorias da educação, suas ênfases e o papel que as escolas passaram a desempenhar, em um mundo onde a necessidade da alfabetização, leitura e ciência eram imensos.
Desta maneira, nos dias de hoje, as escolas são instituições tradicionais da sociedade e que podem ser tanto privadas como públicas, e atende uma infinidade de crianças e adolescentes, indo do berçario creche até o ensino médio.
A escolha de uma escola, e neste texto abordaremos as escolas particulares, é um processo importante e necessário, que deve ser feito com cautela, para levantar os pontos fortes da instituição e se está alinhada com a ênfase que a família quer dar aos filhos.
Neste texto, falaremos sobre alguns fatores que são muito relevantes para ajudar na tomada dessa decisão, como a oferta das atividades extracurriculares como aula de canto para iniciantes, ensino bilíngue e outros pontos mais práticos como mensalidade e localidade.
As atividades extracurriculares e o ensino
Uma escola segue um currículo onde há tanto as disciplinas conhecidas como obrigatórias como aquelas que podem ser feitas fora deste currículo.
São exatamente essas atividades que chamamos de extracurriculares, afinal, elas transpassam o currículo que é obrigatório.
As únicas instituições de ensino que não seguem um rígido currículo são o berçário particular, já que cuidam de bebês, porém, em alguns berçários já são trabalhados alguns sons e usam-se muito o que se chama de musicalização infantil.
As atividades extracurriculares são muito importantes para as crianças e os adolescentes, principalmente, porque ajudam no desenvolvimento de habilidades e competências do indivíduo, atuando na maturidade cognitiva, socioemocional e também afetiva dos alunos.
Essas atividades se dão em um contexto amplo, onde são feitos as chamadas situações de aprendizagem e que podem ser tanto cursos como oficinas.
Por conta disso, podem atuar em um amplo aspecto de variedades, que vão da aula de violão para crianças até aulas de empreendedorismo e gestão financeira.
Muitas são as vantagens de escolher um colégio que oferece aos alunos as atividades extracurriculares, como:
- Desenvolve a criatividade;
- Melhora o desempenho na sala de aula;
- Descobre talentos;
- Melhora as habilidades sociais e afetivas.
Assim, são muitas as atividades e que ajudam também as crianças e adolescentes lidarem com frustrações, fracassos, derrotas e também a lidar com a vitória da melhor maneira possível.
Assim, essas atividades contribuem e muito para a construção do caráter dos alunos. Abaixo falaremos sobre alguns outros fatores que devem ser considerados para os pais para a escolha do colégio para o seu filho.
Fatores de decisão para a escolha da escola
O processo de escolha de um colégio é longo, porém, muito gratificante. A visita nas escolas é fundamental para conhecer o que a escola pode oferecer, de uma sala reunião pequena até quadras poliesportivos e salas de informática.
Também é importante verificar se a escola é segura e atende todos os requisitos para tal, ou seja, verificar se possuem protocolos de emergência, sinal, inspetores de corredores e pátios, câmeras e sensores. Isso é fundamental para que a família fique tranquila enquanto o filho aprende.
Esse ambiente deve ser o mais saudável possível, afinal, grande parte de nossa vida é passada na escola e nas suas incontáveis situações que ela apresenta.
Nosso tempo nesse ambiente e em salas para alugar por hora existentes são apesar de tudo marcantes em nossa jornada.
Desse modo, é preciso prestar atenção em alguns outros fatores além das atividades extracurriculares. São elas: o plano de ensino, o valor da mensalidade e localidade, e principalmente, os valores do colégio.
Os valores são os parâmetros que são tomados pelas escola para resolver conflitos e cuidar do ensino. Esses valores se pautam pela tolerância, respeito, moral, ética, e muitos outros.
Existem escolas com valores mais religiosos e outros com enfoque em valores mais artísticos e científicos.
Saber identificar os valores é fundamental para a escola. O plano de ensino é como as aulas são organizadas ou se há oficinas e aulas extracurriculares, além de garantir o preparo para o vestibular, e por fim, é preciso saber se a mensalidade condiz com tudo o que a escola oferece e se está próximo a sua casa.
Todos os fatores aqui tratados são de extrema relevância para a construção de uma conclusão e tomada de decisão para qual colégio o seu filho se matriculará.