Há uma parcela enorme de brasileiros que fazem compras com o cartão de crédito, todos os dias. Muitas vezes, ao fazer essas compras, o brasileiro recebe milhas, mas acaba esquecendo ou não sabendo como utilizá-las bem.
Você sabe o que são milhas?
A criação das milhas foi uma estratégias das companhias aéreas para conseguir fidelização dos clientes.
Os programas de milhagem surgiram, inicialmente, nos EUA, ainda no ano de 1981. American Airlines foi a primeira companhia aérea a criar um programa, sendo que nesse, as pontuações eram trocadas por passagens gratuitas – o AAdvantage.
No mesmo ano, outras três companhias aéreas – United Airlines, Delta e TWA-, também dos EUA, criaram seus programas de pontos.
Os programas de milhagens, a princípio, incluiam trocas de milhagens por passagens, upgrades para classe executiva, prioridade para fazer o check-in e para o embarque, bem como acesso à salas Vips e alguns outros benefícios.
E hoje, como funcionam os programas de milhagens ?
No início dos programas de milhas, o acúmulo de pontos era devido somente à compra de passagens e as milhagens acumuladas só podiam ser utilizadas em serviços relacionados.
Atualmente, tanto o acúmulo de milhagens quanto a possibilidade de utilizá-las sofreram mudanças significativas. O que antes era apenas através de compra de passagens, hoje, até gastos nos cartões de créditos podem gerar pontos; da mesma forma, a utilização mudou, hoje, as milhagens podem ser utilizadas em hospedagens, locação de automóveis e, até, compras online.
Importante ressaltar que, geralmente, as milhas possuem data limite para sua utilização – ou seja, um vencimento. Então, é importante se atentar à data limite para que seus pontos não expirem.
De maneira a incentivar a utilização, os programas de milhagens possibilitam a compra de pontos- para complementar àquela utilização que o usuário deseja fazer-, ou, ainda, permite uma utilização combinada de pontos e pagamento do saldo restante de outra maneira (como cartões de crédito e débito, por exemplo).
Não vamos esquecer que é preciso estar atento à Educação Financeira. No intuito de não perder as milhas acumuladas, o usuário pode acabar se endividando ou gastando mais do que deveria.
Portanto seja vigilante quanto ao seu planejamento financeiro para que possa desfrutar do benefício sem comprometer o orçamento.
Marketplace de milhas
A geração de milhas ocorre de diversas formas e o usuário pode tanto comprar milhagens para usar quanto vender as que possui e não pretende utilizar. Existem diversas plataformas de compra e venda de milhas.
Conheça algumas das Fintechs e as condições.
MAX MILHAS
A Max Milhas faz a venda de milhas. Compra de passagens e pacotes.
Destaque: a plataforma tem um simulador através do qual é possível inserir o Programa de Fidelidade do usuário e a quantidade de milhagens para saber por quanto é possível vender os pontos.
Programas de milhagem: Smiles, Tudo Azul, Latam Pass, Aeroplan, Flying Blue, Miles&Go, Avios, Connectsmiles, SkyAwards, SkyMiles, Lifemiles, Privilege Club, KrisFryier, MileagePlus.
123 MILHAS e HOTMILHAS
HotMilhas: venda de milhas
Destaque: a plataforma possui simulador onde o usuário indica qual o Programa de milhagens e a quantidade de pontos que possui; há a possibilidade de escolha para receber de 1 à 60 dias úteis – o valor aumenta quanto maior for o prazo para o recebimento.
123 Milhas: compra de pacotes, passagens, seguro-viagem e locação de automóveis
Programas de milhagem: Smiles, Tudo Azul, Latam Pass.
BITMILHAS
O Bitmilhas Troca de milhas por BitCoin.
Programas de milhagem: Smiles, Tudo Azul, Latam Pass.
Bônus informativo
Aplicativo OKTOPLUS
O Aplicativo Oktoplus é possível organizar suas milhas e controlar os seus programas de fidelidade em um só lugar.
Este artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Fincatch. Lá você encontra diversos conteúdos sobre o universo das fintechs.