A Black Friday ocorre em breve e será, mais uma vez, uma das grandes datas comerciais do ano.
Com descontos online tentadores, esse é um momento que mobiliza tanto varejistas quanto consumidores, o que torna fundamental entender como o público brasileiro está se comportando ao consumir virtualmente.
Esses dados são relevantes para que as lojas possam pensar suas estratégias de vendas de forma mais eficaz e realista.
Ao mesmo tempo, o consumidor deve estar atento para comprar com segurança, evitando cair em golpes ou ter seus dados vazados. Entenda melhor esse cenário no texto abaixo.
Compras online
A Capterra é uma plataforma de comparação de softwares para empresas que foi fundada em 1999.
Um recente levantamento feito por ela mostrou que 62% da população brasileira já realizou alguma compra pelas redes sociais, e que 60% deles foram influenciados, de alguma forma, pelos anúncios pagos presentes nessas plataformas.
Geralmente as transações acontecem nas redes sociais do grupo Meta, que inclui Facebook, Instagram e WhatsApp.
Ainda segundo o levantamento, os tipos de produtos mais consumidos são, na ordem:
- Roupas e calçados;
- Casa/decoração;
- Supermercado;
- Eletrônico;
- Restaurantes.
Outra informação importante revelada pela pesquisa é que cerca de 39% dos clientes digitais estão dispostos a gastar mais de R$ 250,00 por mês em compras online.
Um dado relevante, já que há várias datas no segundo semestre que devem impulsionar as vendas, como o Dia do Cliente (15 de setembro), a Black Friday (25 de novembro), o Natal e a própria Copa do Mundo, que acontece nos dois últimos meses do ano.
Preocupação com a segurança na black friday
A Capterra também questionou os consumidores sobre qual seria o principal impeditivo para realizar uma compra online.
Segundo pouco mais da metade dos entrevistados (53%), a preocupação em relação aos riscos oferecidos pelas plataformas de mídias sociais é o principal fator que os impede de consumir – ou consumir mais – online.
Para ter mais segurança ao comprar em lojas virtuais, é importante que o consumidor adote alguns hábitos que irão protegê-lo contra tentativas de golpes e fraudes. Conheça alguns deles abaixo
Verificar a autenticidade do site em que faz a compra
Um dos conselhos dados pelo Procon em compras online é checar a autenticidade do site e da loja em que se pretende fazer a compra.
Essa verificação pode ser feita confirmando o endereço físico do empreendimento, checar se o domínio do site é confiável e se a loja disponibiliza telefones de contato para o cliente – e se eles estão funcionando.
Outra dica valiosa é confirmar se o estabelecimento tem um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Também é válido entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para confirmar quais são os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.
Estabelecer uma conexão segura
Uma dica valiosa é se certificar que o site da loja adote medidas de segurança para proteger informações pessoais dos clientes, tais como nome, endereço e formas de pagamento.
Isso é fundamental para garantir que esses dados estejam blindados e não possam ser vazados para possíveis golpistas.
Para fazer essa checagem, o consumidor deve ver se, no canto superior do navegador, o endereço eletrônico da loja começa com “https://”.
Também é importante conferir se há o símbolo do cadeado ao seu lado, comprovando essa proteção dos dados.
Caso esses aspectos estejam ausentes, os dados dos clientes podem não estar seguros, facilitando o trabalho de hackers.
Desse modo, é aconselhável que o cliente faça a compra em outro estabelecimento ou procure o endereço físico da loja para fechar a compra.
Pesquise o histórico da loja
Por fim, o cliente deve ver se a loja tem algum problema com a Justiça em seu histórico, assim como saber a opinião que clientes antigos têm sobre ela.
Além disso, é importante pesquisar sobre ela no Procon ou na Junta Comercial do seu estado, garantindo que não haja pendências relacionadas a ela.
Também vale pesquisar na internet relatos de consumidores antigos sobre como foi a experiência deles ao comprar algo daquela loja.
Esses depoimentos irão não apenas mostrar se a loja é de fato confiável, mas também darão informações sobre como é o seu funcionamento, se ela cumpre os prazos de entrega ou lida com troca ou devolução de produtos.