Quer obter resultados melhores a longo prazo e ver sua equipe cada vez mais motivada e unida? Através da aplicação de técnicas de endomarketing, isso se tornará uma realidade!
A sua empresa possui canais de comunicação claros e todos os funcionários parecem estar em sintonia? Se a resposta for não, talvez seja hora de repensar a estratégia de comunicação interna. Quais são os pontos que precisam ser melhorados? Você tem noção de como fazer isso?
Existe um conceito dentro da comunicação chamado de Endomarketing, que agrega um conjunto de estratégias específicas de marketing institucional para que a comunicação interna da empresa evolua.
Quer saber como aplicar estes conceitos e como o endomarketing pode beneficiar a sua empresa? Continue a leitura!
- O que é Endomarketing?
- Benefícios do endomarketing
- Como aplicar o endomarketing?
O que é endomarketing?
O marketing não trabalha somente com a abordagem externa, com clientes finais ou em vendas através do marketing B2B, mas também com a possibilidade de evoluir a comunicação interna das empresas.
É daí que nasceu o conceito de endomarketing, ou também chamado de marketing interno.
É necessário que seus colaboradores entendam profundamente a cultura organizacional da empresa para que se sintam integrados e possam desenvolver um melhor trabalho a longo prazo.
Essa mudança de atitude nas comunicações internas é percebida rapidamente pelos colaboradores e também pelos clientes da sua empresa.
Um trabalho de endomarketing forte irá resultar em uma maior percepção do valor da sua empresa por parte de todos os públicos.
Benefícios do endomarketing
Quer saber como o endomarketing pode dar uma vida nova para a sua empresa? Confira as vantagens que estão ligadas a um processo forte de endomarketing.
Sua equipe terá um objetivo definido
Qual é o maior combustível da sua empresa? Qual é o valor que faz com que ela seja o que é? Será que esse mesmo valor está claro para todos os colaboradores e todos se sentem da mesma forma?
Com um bom trabalho de endomarketing, sua equipe estará bem mais motivada e conectada com o coração da empresa, evidenciando esses valores cada vez mais na rotina de trabalho.
Perpetuação da cultura organizacional
Já ouviu falar neste termo? Se trata dos valores e dos hábitos que são esperados dentro da sua empresa e que estão intrinsecamente ligados ao que a empresa deseja ser para o público.
A importância de se ter colaboradores motivados e ligados de verdade com a cultura organizacional reflete em outros setores.
Quando um trabalhador está conectado e o ambiente ao redor faz sentido para ele, seu trabalho apenas evoluirá e ajudará a evoluir a empresa.
Diminuição do Turnover
O turnover é um dos índices que mais afetam a saúde de uma empresa, e ele pode ser diminuído através de um bom trabalho de comunicação interna também.
Se os novos colaboradores não se sentirem engajados ou não tiverem o senso de pertencimento alimentado, a qualidade do trabalho prestado diminuirá ao longo do tempo, resultando em baixas na equipe e em novos processos seletivos com uma maior frequência do que o habitual.
Como aplicar o Endomarketing
Quer saber quais são as melhores técnicas para que você aplique o conceito de endomarketing na sua empresa? Separamos algumas táticas que consideramos que já irão fazer diferença no dia a dia do seu negócio, confira:
Faça pesquisas internas
Antes de começar é necessário se planejar, correto? Então é preciso que você faça uma pesquisa de como está o clima organizacional e o que pode ser melhorado.
Caso você não saiba como começar a desenvolver as suas ações de comunicação interna, vale a pena fazer uma consulta com uma agência de endomarketing para que ela aponte quais são os gargalos na comunicação da sua empresa.
Mapeie as necessidades organizacionais e quais são os pontos mais frágeis da comunicação para que novos planos para esses pontos possam ser traçados.
Faça eventos internos
Como quebrar a rotina de seus colaboradores de forma positiva e ainda agregar na formação deles? Palestras e workshops são uma ótima saída para resolver esta demanda.
Saiba identificar o que pode ser novo para seus colaboradores e entre em contato com pessoas que podem oferecer este conteúdo para eles.
Seus colaboradores irão adquirir mais conhecimento e poderão aplicar o que foi aprendido nas suas atividades.
Estruture as informações que são repassadas para os funcionários
Sua empresa possui algum tipo de newsletter? Um jornal interno ou mural onde os colaboradores podem ficar sabendo das novidades a respeito da empresa?
Se não, é importante que você forneça esse tipo de contato e possa manter o fluxo de informações alimentado com frequência, da maneira mais transparente possível com a equipe.
Favoreça um ambiente descontraído
Já parou para pensar se a sua equipe possui algum vínculo que vai além do coleguismo profissional?
Em muitos casos, esse tipo de relacionamento pode ajudar a construir um ambiente muito mais saudável de se trabalhar e impacta positivamente nos resultados da empresa.
Planeje ações de integração como comemorações de aniversário dos funcionários, dinâmicas recorrentes como almoços em equipe e até mesmo benefícios que os incentivem a participar de atividades juntos, como uma sessão de cinema, por exemplo.
Atenção ao espaço de trabalho
Como são os espaços da sua empresa? Possuem algum diferencial que pode contribuir para o engajamento das equipes ou até mesmo para o bem-estar?
Ofereça algum ambiente onde seus colaboradores podem interagir e possam interagir com os gestores e faça com que os ambientes onde o trabalho será realizado sejam os melhores possíveis.
E aí, gostou dessas dicas sobre Endomarketing? Acha que você pode aplicá-las na rotina da sua empresa? Se sim, então a melhor hora para começar é agora!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da agência de inbound marketing Tupiniquim, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.