O Inbound Marketing é uma estratégia aplicada em empresas de diversos segmentos, atingindo potenciais clientes de maneira prática e eficiente de forma a oferecer diversas vantagens para os proprietários da empresa.
Para isso, é essencial que os profissionais de marketing possuam conhecimento sobre o público-alvo, suas necessidades e como a estratégia será aplicada. Agora, saiba mais sobre a Inbound Marketing, suas características e como aplicá-lo.
Afinal, como o Inbound Marketing funciona?
O objetivo do Inbound Marketing é atrair os clientes certos para o seu produto ou serviço. Desta forma, oferece uma vantagem competitiva em relação à empresas que utilizam o Outbound Marketing.
Para isso, o Inbound Marketing busca atrair possíveis clientes, por meio da divulgação de conteúdos relevantes, veículos adequados e que atendam as necessidades dos leitores.
Uma grande diferença entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing é que, ao contrário do Outbound, o Inbound não “empurra” determinado conteúdo para um possível cliente, mas o atrai a partir de conteúdos de interesse e que prendam sua atenção.
Essa segmentação permite que a empresa possa obter resultados mais precisos e detalhados por meio da estrategias de marketing aplicada.
Com a divulgação de conteúdos relevantes, é possível estabelecer uma relação de confiança com os clientes, permitindo que a apresentação de produtos e serviços possam solucionar suas dores, ou seja, suas necessidades, de forma mais efetiva.
Para isso, é possível criar uma persona, que possua características que possam facilitar a compreensão sobre do público-alvo.
A persona criada pode obter a idade média das pessoas que pertencem ao público, além do sexo e outras definições, que podem auxiliar no momento da produção.
Em razão disso, as estratégias de Inbound Marketing são semelhantes às do marketing digital, permitindo que os usuários tenham interação com a empresa por meio das redes sociais e outros meios.
Para seu sucesso, é importante que a empresa possa investir em profissionais que produzam conteúdos relevantes, que possam ser posicionados de forma segura, de acordo com as diretrizes de cada veículo utilizado.
Quais os benefícios do Inbound?
Por meio da elaboração e divulgação de conteúdos relevantes, é possível obter o maior alcance do público-alvo, além de fidelizá-lo de forma eficiente, rápida e segura.
Para isso, os conteúdos apresentados influenciam no comportamento do consumidor. Além disso, a criação dos conteúdos pode oferecer:
Mais visitas e leads para a empresa;
Segmentação do público certo;
Resultados obtidos de forma precisa;
Aproximação com os clientes.
Por essa e outras razões, o Inbound Marketing é chamado também de Marketing de Atração. Além disso, ele pode ser aplicado com outras estratégias, como a publicidade e utilização de peças, por exemplo.
A atração obtida pelo Inbound também é uma vantagem, pois permite a interação rápida dos usuários, sendo uma forma simples e eficiente de obter o feedback de possíveis clientes.
Essa interação contribui com o poder de persuasão, promovendo mais segurança e praticidade para o fechamento de vendas e a divulgação de novos serviços e produtos fornecidos pela empresa em questão.
Para isso, é importante que, após conseguir as visitas da persona, o profissional de marketing responsável pela aplicação do Inbound Marketing deve alimentar a persona com conteúdos de forma interativa e periódica.
No entanto, é preciso tomar cuidado sobre a frequência que os usuários são atingidos com os conteúdos, sendo realizado o controle dos conteúdos e qualidade e quantidade deles.
Para regular a quantidade e quais conteúdos apresentar para a persona, é possível seguir uma espécie de funil, que irá definir o estágio de interação e contato que determinado usuário possui com a empresa.
Isso oferece mais conhecimento sobre cada possível cliente, permitindo que os profissionais saibam lidar com diferentes comportamentos e necessidades, contribuindo com o sucesso da estratégia.
Para isso, é importante que os profissionais tenham conhecimento sobre todo o processo que envolve o Inbound Marketing, se mantendo sempre atualizados sobre todos os métodos aplicados.
Portanto, para obter sucesso através da aplicação das estratégias de Inbound Marketing, é importante que os profissionais possuam conhecimento sobre a persona, as diretrizes das redes sociais e veículos utilizados, as dores da persona e os objetivos que se deseja obter.
Além disso, contar com profissionais que estejam aptos a realizar pesquisas e aplicar as estratégias de forma cuidadosa e eficiente, é essencial para obter clientes fiéis, poder de persuasão, o aumento de vendas, entre outras vantagens.