Quando se trata de marketing digital, a melhor estratégia é ir até a fonte, SEO. E quando você considera que 60% a 70% do tráfego de seu site irá vir dos mecanismos de busca, visar esta fonte de potenciais clientes é uma prioridade de marketing.
O marketing dos mecanismos de busca (SEM) se enquadra em duas categorias básicas, orgânica e paga.
O objetivo de cada uma destas estratégias é o mesmo: uma alta classificação dentro dos resultados das buscas por palavras-chave relevantes aos seus produtos ou serviços.
O SEM orgânico, comumente conhecido como otimização de websites (SEO), tem tudo a ver com o ajuste fino do conteúdo de seu website para que ele atenda aos algoritmos dos mecanismos de busca como o Google.
O SEM pago, também chamado pay-per-click (PPC), é onde você paga pelos rankings anunciados conectados às suas palavras-chave ideais, onde cada palavra-chave possui o seu valor de leilão.
Uma campanha sólida de marketing digital é fundada em uma combinação estratégica de SEO e PPC, com base em sua indústria, concorrência e orçamento de marketing.
O que estes acrônimos inestimáveis podem fazer por seu website? Vamos dar uma olhada.
Visibilidade do site e o SEO
A realidade é simples: o uso da Internet é impulsionado por motores de busca. Google, Yahoo, Bing, Ask – dependemos de sites como estes para encontrar o que estamos procurando on-line.
E nós nos tornamos dependentes deles e de seus resultados para os termos de busca, chamados de SERP.
Raramente passamos da primeira página de resultados quando buscamos conteúdo on-line.
Se um site não aparece na primeira página de uma SERP nestes dias, pode muito bem não ser encontrado pelos seus clientes.
SEO e PPC garantem que seu site seja encontrado em uma lista de resultados que valem ouro para as empresas, atraindo tráfego qualificado que está maduro o suficiente para comprar.
Quanto mais robusta for sua campanha, maior será a sua classificação. E quanto mais alto for seu ranking, mais visível será seu website.
Uma presença on-line confiável
Não há melhor maneira de estabelecer legitimidade e autoridade em sua indústria do que estar bem rankeado e entre os primeiros resultados da primeira página.
Ultrapassar a concorrência em resultados de busca orgânica é a melhor maneira de aumentar o tráfego em seu site.
No entanto, ter uma posição sólida em resultados de busca orgânica pode levar algum tempo para se estabelecer.
Para empresas iniciantes e pequenas empresas que acabam de entrar no jogo SEM, o PPC é uma ótima maneira de garantir que seu negócio apareça no topo dos retornos de busca relevantes.
Leads qualificados mediante um marketing direcionado
Entre as maiores vantagens do marketing digital está a eficiência.
As estratégias tradicionais de marketing são o equivalente a enviar sua mensagem para uma multidão e esperar que ele encontre os olhos e ouvidos dos clientes potenciais.
O SEO permite que você se concentre em leads qualificados – aqueles indivíduos que já estão procurando por seus produtos ou serviços exclusivos.
O PPC permite um direcionamento ainda mais preciso, colocando você na frente de usuários que não estão apenas fazendo pesquisa, mas que estão prontos para comprar.
Quanto mais preciso for seu direcionamento de marketing, mais eficiente será seu gasto em marketing. E quanto mais eficiente for seu gasto em marketing, maior será o seu ROI.
SEO: Exposição aos usuários móveis
Os computadores desktops e notebooks estão cada vez mais perdendo usuários que estão migrando para seus smartphones. O futuro da Internet é móvel.
Motores de busca como o Google já perceberam isso, e seus algoritmos agora dão preferência a sites otimizados para dispositivos móveis.
Além da conveniência do acesso sem fio, a busca móvel conecta os usuários com recursos locais como nunca.
Os clientes estão cada vez mais buscando soluções próximas às suas necessidades de compra quando estão em movimento.
E os resultados da busca local resultam em maiores conversões de vendas.
SEO conecta você ao usuário que está em sua vizinhança e procura por seus produtos ou serviços.
E o PPC tem demonstrado ser extremamente mais eficaz em dispositivos móveis.
Neste momento, alguém lá fora está precisando do que sua empresa oferece. Se ainda não o fez, logo estará digitando essa necessidade em um mecanismo de busca.
A pergunta é: seu site acabará na página principal dos resultados?
Se não, você estará perdendo uma fatia enorme de vendas para seus concorrentes.
Multiplique isto pelos milhões de usuários em todo o mundo em busca da mesma coisa, e você pode ver porque SEO e PPC são indispensáveis para sua estratégia de marketing digital.