Quando você vai iniciar a sua empresa ou negócio, é bem comum que surjam dúvidas sobre como começar e transparecer tudo o que você idealizou, os logos para negócios e empresas, ajudam a dar voz e vida para uma marca.
Parte deste processo é a criação de logos, também conhecido como logotipo, que nada mais é que uma representação visual, que pode conter palavras ou símbolos, que tem como objetivo identificar uma marca.
O logo é a principal peça de de identidade para a apresentação de uma empresa, transpassada em apenas uma imagem.
Essa identidade dá suporte para a criação de toda a consistência de uma empresa a ser reconhecida no mercado, seja ou não no mundo digital ou não.
Por isso, ao criar um logo, é importante alinhar tudo aos propósitos do negócio e que esteja de acordo com o ramo em que ela trabalha.
Desta forma, todo cuidado é pouco na hora de criar um logo. Afinal, fazer algo genérico pode não passar a sensação desejada sobre o seu negócio para os clientes. É por este motivo que fizemos este artigo.
No decorrer deste texto, vamos explicar tudo o que você precisa para entender o que é um logo e o que você precisa fazer para criar um para seu negócio.
O que é um logotipo?
Se formos procurar em um dicionário, a definição para logotipo será:
- Conjunto de letras e/ou imagens, com design que identifica ou simboliza uma entidade.
- [Tipografia] Conjunto de letras fundidas em uma peça única.
Então, de uma forma mais resumida, é ele que será o responsável, o meio pelo qual o público identificará seus produtos e serviços em meio aos concorrentes.
Da mesma forma, há uma diferenciação entre as definições de logotipo e de logo. Quando há um suporte de texto com imagem, chamamos de logotipo; quando não há, chamamos de logo.
Um exemplo mais fácil de explicar isso é com marca Adidas.
Se colocarmos somente as três listras características ou a folha típica da marca, podemos chamar de logo.
Agora, se há a composição das imagens com a palavra “Adidas”, podemos definir como logotipo.
O que as pessoas não sabem é que todo o trabalho de criação de um logo requer uma grande pesquisa, que vai muito além de apenas desenhar algo e colocar junto com algumas palavras, no caso do logotipo.
Afinal, esse trabalho envolve:
- Estudo teórico de design;
- Estudo de psicologia e como isso pode impactar o público;
- Conhecimento de semiótica;
- Entendimento das cores;
- Composição e conceito dos elementos.
Por esse motivo, um designer pode levar um tempo para chegar ao trabalho ideal, que transmita tudo o que a marca deve passar e que seja ideal para os clientes também.
Além disso, vale lembrar que é sempre importante evitar cópias.
Dicas para criar um logotipo
Exemplificando o processo de criação de um logotipo, as dicas a seguir podem servir para você entender o que é necessário para que tudo ocorra da forma correta em relação ao desenvolvimento da marca.
Isso vale tanto para quem vai começar agora quanto para quem deseja fazer um rebranding.
Pesquise antes de fazer
Dizer que ter uma ideia é o suficiente não é mais um fato. Afinal, para que o processo seja feito da melhor forma, é necessário que uma série de informações sejam coletadas antes executar o projeto de fato.
Para isso, é necessário que você:
- Entenda qual é o seu trabalho e sua dimensão;
- Saiba qual é seu público-alvo;
- Entenda a forma que a marca deseja que o logotipo atinja os clientes;
- Quais são os planos do negócio;
- Perfil da empresa e como isso deve ser representado no logo.
Parte da pesquisa é identificar como a concorrência pensou ao fazer seus logotipos e como eles impactam a clientela.
A partir deste ponto o trabalho pode ser iniciado, anotando sempre todas as ideias que forem surgindo. Isso vai ajudar na defesa do seu conceito.
Simplicidade ajuda
Não podemos esquecer que o logo deve passar todas essas informações de forma bem simples.
Assim, ele deve sintetizar o que sua empresa é e deve ser facilmente identificado pelos demais.
Além disso, logotipos com muitas informações transmitem sensação de uma empresa desorganizada.
Pense na tipografia
É importante aliar a imagem gráfica com a fonte escolhida para a formação do logo.
Isso porque uma boa tipografia no logotipo ajuda a gravar na memória visual do seu cliente o nome da sua marca escrita naquela fonte específica.
Exemplos disso são marcas como: Coca-Cola, McDonalds, Adidas, Disney, dentre outras muito famosas.
Acerte na cor
Cores interferem na sensação das pessoas, para o bem ou mal.
Nesse contexto, utilizar cores gritantes para chamar atenção pode não ser muito eficaz, de acordo com os objetivos desejados.
Assim, reduzir a paleta de cores é importante para que os tons escolhidos tenham uma ligação mais forte com o nome da empresa.
Entenda a psicologia das formas
Ainda em relação à imagem, é preciso entender que algumas formas podem produzir sensações ou alterar a percepção do objeto. Ou seja, ela pode nos influenciar psicologicamente.
Desse modo, é essencial que esse aspecto seja bem trabalhado na criação de um logo, de modo que seja um bom diferencial.
Além disso, assim como a cor, ela pode transcender barreiras culturais ou carregar um significado distinto.
Preste atenção no uso de diagramas e espaços negativos
Esses diagramas podem ajudar a guiar seu próprio trabalho, além de ajudar a manter vivo os princípios abstratos do design, como a proporção áurea.
Também é importante ressaltar que o uso mais sutil do espaço negativo pode ser incrivelmente eficaz.
Isso ocorre porque o uso inteligente do espaço negativo por uma marca pode surpreender o público, mesmo que inconscientemente, fazendo com a fixação da marca na mente do consumidor ocorra de modo facilitado.
Entenda o seu público
Entender o público ajuda a compreender a imagem mais adequada do seu negócio e como transmiti-la.
Saiba que é impossível atingir todos os clientes ao mesmo tempo. Por isso, conhecer quem é a persona do seu cliente, quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja ajuda muito na hora de definir o logo e demais estratégias de comunicação.
Mostre a personalidade do negócio
Qual a imagem que você quer passar e qual é a que o seu negócio tem para as pessoas?
Enxergar estes pontos ajuda o público a se identificar (ou não) com o seu negócio, auxiliando na criação de estratégias mais adequadas para o seu objetivo em relação à marca.
Tendência é bom, mas nem tanto
Observar o que as demais marcas fazem e ver as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com o que está em alta no momento.
Lembre-se que quem adere muitas modas, corre o risco de criar uma identidade mais confusa, pode ficar com uma marca parada no tempo, além do perigo em relação à assimilação do público sobre a referência.
A fase final do projeto
Nesse momento deve-se realizar o teste com todas as possibilidades com o logotipo, como o formato que ele ficará, se pode diminuir cores e elementos, se fica fiel ao original, dentre outros pontos. Teste é a palavra-chave para evitar erros e corrigir tudo o que não funcionou.
Vale lembrar que a criação de um logotipo é um trabalho que requer muita experiência, até mesmo para quem já trabalha com isso. Assim, encontrar profissionais da área é fundamental.
Saiba que o seu logotipo é o que vai colocar sua imagem no mercado e isso é apenas um dos primeiros passos para seu sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Você Digital, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.